maio 26 2010

Revisitando a Recarga do HP 45 e do HP 78

Já fazem dois anos que escrevi a série de artigos sobre recarga de cartuchos, que fez relativo sucesso aqui no Skooter Blog, mas acabou deixada de lado com os artigos da seção de compras. Ainda tenho a velha impressora HP 930C, então ainda faço a recarga dos cartuchos HP 45 e HP 78 de maneira semelhante a que fazia em 2008. Recomendo a leitura dos artigos originais para depois ler o que mudei no processo:

  • Em vez de tampar o cartucho HP 45 com cola quente como antigamente, comprei alguns parafusos Allen que são bem mais práticos e podem ser usados muitas vezes. Na primeira recarga removo a esfera original, coloco 40ml de tinta e coloco o parafuso Allen no lugar da esfera. Removo uma pequena quantidade de ar/tinta pela cabeça de impressão para pressurizar.
  • Passei a utilizar tintas da marca Sensient tanto no HP 45 quanto no HP 78. A Sensient é considerada a melhor tinta do mercado, e é erroneamente chamada ainda de Formulabs por alguns vendedores. A Sensient comprou a Formulabs e não usa mais o nome antigo. Comprei tinta Sensient original na FVInk e na Elaser. Cuidado para não comprar tintas falsificadas nem tintas universais, o ideal é comprar a tinta certa para cada tipo de cartucho.
  • No HP 45 estou usando a tinta pigmentada PDJ-9800, último lançamento da Sensient, que pode ser usada em bulk-inks dos novos modelos, mas que também serve em todos os cartuchos da HP que usam tintas pigmentadas, incluindo o HP 45. Essa é uma tinta excelente, dá para notar na embalagem transparente que ela escorre totalmente das paredes, bastante fina e bastante escura.
  • No HP 78 estou usando as tintas corantes Sensient específicas para estes modelos, que são a IJD-5726 (magenta), IJD-5744 (amarelo) e IJD-5766 (ciano). Removo as tampas do reservatório e coloco 6ml de tinta de cada cor, com uma seringa com agulha mais grossa, mas sem furar a esponja.

Com estas tintas e estes procedimentos estou tendo excelentes resultados, impressão com qualidade tanto em texto quanto em figuras e fotos.

Agora estou em busca de uma tinta boa para a série HP 8000/8500, visto que a Sensient ainda não lançou tintas para este modelo, e as tintas que se encontram por aí costumam entupir a cabeça de impressão. Se alguém tiver dicas de tintas que funcionem bem, são bem-vindas. 🙂

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/05/26/revisitando-a-recarga-do-hp-45-e-do-hp-78/

Deixe um comentário

6 Comentários em "Revisitando a Recarga do HP 45 e do HP 78"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz