Recarga do HP 02


Para fechar a série sobre recarga de cartuchos estarei falando hoje sobre os novos cartuchos HP 02, utilizados na HP C6180, C7180, dentre outras.

Nessa série a HP resolveu utilizar cartuchos que são apenas reservatórios de tinta (como nas Epson), portanto a cabeça de impressão está na impressora. As vantagens são claras: a recarga é bem mais fácil, e se a HP resolver mesmo adotar de vez esse tipo de cartucho os recicladores picaretas vão acabar desaparecendo, mas para sorte deles apenas os modelos mais caros utilizam esses cartuchos, enquanto os modelos mais baratos ainda continuam com o modelo tradicional (preto/tricolor c/ cabeça de impressão). Outra vantagem é ter 6 cores disponíveis o tempo todo, nada de ficar tirando cartucho preto e colocando o de foto, além da facilidade recarregar apenas a cor que acabou.

As desvantagens também são claras: a cabeça de impressão está na impressora, então muito cuidado com ela, pois se ela entupir ou começar a falhar não bastará apenas jogar o cartucho fora e comprar um novo, então nem pensar em usar tinta vagabunda, aqui tinta de qualidade é algo essencial.

Uma outra vantagem dessas impressoras é que não há desperdício na limpeza, como acontece nas Epson ou mesmo nas demais HPs que jogam um montão de tinta fora nesse processo de limpeza. No sistema dos HP 02 a tinta usada na limpeza volta para o cartucho, e a impressora é esperta o suficiente para fazer essa limpeza com certa freqüência, quando imprime uma certa quantidade de folhas ou quando fica algum tempo sem imprimir. É curioso ver como uma grande quantidade de tinta é sugada do cartucho (há uma bomba de sucção interna aparentemente) e depois devolvida para o mesmo.

Bom, agora vamos falar da recarga. Os cartuchos originais custam cerca de R$ 60,00 (preto) e R$ 30,00 (colorido), apesar do valor relativamente baixo a quantidade de tinta é pequena e desanimadora, então vale a pena recarregar. Já vi alguns modelos de bulk-ink mas parece que eles não se adaptam bem a esse esquema de tinta ser puxada para dentro e para fora do cartucho o tempo todo, então resolvi não arriscar.

Carregar um cartucho original é relativamente simples, espetar uma agulha num dos orifícios do cartucho (que encaixam nos bicos da impressora) e injetar a tinta, mas assim que o cartucho volta pra impressora a mesma irá reclamar que ele foi recarregado, que a tinta não original foi detectada, que isso invalidada a garantia e todo aquele blá blá blá, mas mesmo assim aceitará imprimir numa boa, porém sem marcar o nível de tinta. Não gostei muito disso porque não gosto de correr o risco de cartucho acabar e a impressora puxar ar (não sei se isso aconteceria, mas não quero arriscar) e é ruim de verificar quanta tinta ainda tem nos cartuchos originais de casco preto fosco. Também não sei se essa complacência com a tinta não original dura muito tempo, é possível que ela para de imprimir após algum tempo, então resolvi buscar outra solução.

A solução encontrada foram cartuchos recarregáveis com chip full e translúcidos. Esses cartuchos são reconhecidos como originais, tem um chip que se reinicia automaticamente e portanto nunca indicarão que estão vazios. O casco translúcido possibilita ver quanta tinta ainda tem e assim não correr o risco de deixar a tinta acabar. Também há um orifício no casco próprio para a recarga, tampado com uma borracha, que facilita bastante o processo de recarga. Basta retirar a tampa, injetar tinta com uma seringa (agulhas grossas para agilizar o processo, já que não há espuma nem nada para se preocupar), tampar o oríficio novamente e recolocar na impressora.

Não costumo indicar marcas de tintas, mas dessa vez abro uma exceção e recomendo tanto a tinta quanto os cartuchos recarregáveis da Royal, que tem características muito parecidas com as originais da HP, tenho imprimido fotos em papel especial e as diferenças de tonalidade são bem pouco perceptíveis e requerem um observador bem atento.

Para não dizer que tudo são flores, meu cartucho recarregável amarelo tem o estranho hábito de não ser reconhecido pela impressora de vez em quando (toda vez que é removido para ser mais preciso), sendo identificado como defeituoso, dando algumas mexidas nele o problema desaparece e não reaparece mais enquanto ele não for removido. Isso acontece apenas com o amarelo, e não é o chip pois já troquei o mesmo com o de outras cores (são todos iguais e a parte onde eles são colados são intercambiáveis) e continuou sendo o amarelo a dar problema. Talvez algo relacionado com o fato de que o cartucho amarelo original foi o único que eu cheguei a encher, mas não posso afirmar nada. Como o problema só aparece na recarga e elas são pouco frequentes (cada cartucho colorido suporta uns 30ml e o preto o dobro disso) estou convivendo com ele até encontrar solução.

E aqui encerro a série sobre recargas, eventualmente posso postar alguma novidade que venha a descobrir. Sei que faltaram as instruções para muitos outros modelos de cartuchos, mas falei apenas dos que eu conheço e já recarreguei, pois como disse no primeiro post sobre recargas, só faço recargas para uso próprio, nada comercial. Se alguém  quiser escrever e postar instruções para algum outro cartucho que eu não falei será muito bem vindo, podendo postar como colaborador (detalhes aqui).

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/03/27/recarga-do-hp-02/

Inscrever
Notificar sobre
guest

24 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando

Estou analisando a compra da HP C7280 mas como o custo de impressão é alto, procurei na internet soluções de recarga em cartuchos para este modelo. Acabei encontrando este artigo do Fabricio no Skooter Blog. O texto é claro e as dicas também. Acontece que após pesquisa na internet não encontrei onde adquirir o kit royal mencionado (cartuchos translúcidos chip “resetável” e tintas). Alguma dica?

Luiz

Voce já ouviu falar que apos 4000 ou 5000 paginas a 6180/3110 trava e precisa ser resetada?

Luiz

Eu ja tive uma 3110 e ela vazou com o bulkink (minha culpa), na garantia recebi a 6180. Nao testei com os cartuchos full que tinha da 3110 com medo da qualidade dos cartuchos, vou comprar essa da ocean. Estava olhando outro post seu sobre a compra na china, como vc fez o pagamento? via Paypal?

Rodolpho Jose

Opa, tudo bem?! Estou com duas 6180 paradas aqui em casa com um problema no sistema de tinta. “Falha do sistema de tinta” ou “ink system failure”, onda a impressora fica impossibilitada de imprimir, scanear, fax etc. Foi tentado o uso de Bulk ink nas duas e elas estao travadas. Ja tentei todos os resets possiveis e nada, ate ja comprei um jogo novo de cartuchos hp originais mas nao deu resultado. Ja ouvi falar que pode ser AR no sistema de tinta. Estou a procura de um destrave eficiente ou um modo de desligar ou tapear o sensor de ar. Existia um cara no Mercado Livre que vendia uma apostila sobre destrave das hp cartucho 02 mas ele nao faz mais parte do ML. Estou desesperado pois as maquinas ja sairam da garantia. Se voce ou alguem poder me ajudar com alguma informaçao agradeço infinitamente.

[email protected]
Rodolpho José

Aguardo.

Marco Aurélio

Amigo,

Essa empresa Royal que você indicou os cartuchos recarregáveis ’02’ da HP é uma empresa em Ribeirão Preto/SP?

Gi

Olá!
Tenho vários cartuchos vazios originais, disponível para venda, entre eles hp21/22/92/ cb435/ce505a/Xerox 3420.
Interessa?

Gi

Magina! Eu que agradeço sua atenção e o breve retorno.
Olá!

Arnaldo

Ola Boa Tarde Amigo

Por gentileza tentei entrar neste site que vc indicou para comprar os cartuchos e esta fora do ar , vc teria algum outro linck deles ?

outra pergunta vc poderia me diser vc usando estes cartuchos com os chips full eles não acusam nivel de tinta ?
obrigado desde já

Arnaldo Eder Barauna

Muito Obrigado desde ja pela sua resposta .

Então outra coisa vc conseguiu encontrar em algum lugar eles com mais ml para comprar ? Aonde poderia indicar ? ou até mesmo fora do pais se tiver alguma dica de algum site fico super grato .

Viktor

Bom dia Amigo,
Seria esse cartucho recarregável para cartuchos HP02 que você utilizava
http://www.dealextreme.com/p/universal-ink-jet-cartridges-for-hp-3108-3308-8238-c5188-c6188-c7188-d7168-d7368-printers-41930

To pensando em comprar… o q acha?

Viktor

Oi Skooter, eu estava olhando alguns sites aqui no brasil e achei somente um, eles ainda custam 200 dilmas, sem tinta, e são iguais ao do Dealextreme.
Bom obrigado pela dica! Ahh, deixa eu te incomodar mais um pouco, eu estou lendo seu site vi que você recomenda umas marcas de tintas, mas qual que você recomenda para essa impressora (a minha é uma D7360).

Viktor

Oi Skooter,
Muito obrigado pelas dicas. To comprando agora os cartuchos e vou procurar essas tintas que você recomendou.
Abraços

Wellington

Olá ainda em discussão o assunto?

Leonardo Sales

Ola! Gostei do tutorial… Estou com uma impressora desas(ganhei). E gostaria de saber, em qual dos orificios eu posso injetar a tinta? E qual a quantidade de tinta que vai em cada um deles? Eu posso usar tinta corante ou só pigmentada? A tinta tem alguma especiicação? Obrigado des de ja!

24
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox