out 22 2015

Recarga de Cartuchos HP 950, 950XL, 951, 951XL

Nesta semana fiz minha primeira recarga de um cartucho HP 950XL. É provavelmente o cartucho mais tranquilo de carregar que já utilizei. Ainda não foi testado, pois ainda estou usando o segundo original na minha Multifuncional HP Officejet Pro 8600 Plus. Diz a lenda que é preciso ter pelo menos 3 conjuntos de cartuchos e ir fazendo o rodízio, pois a impressora lembra dos dois últimos números de série de cartuchos que foram utilizados em cada cor, de modo que ela recusa um cartucho recarregado, a menos que ela tenha visto outros dois cartuchos e, portanto, “esquecido” que já usou o cartucho que agora estará recarregado.

Pelo menos era essa a versão que contavam quando adquiri a Multifuncional HP Officejet Pro 8600 Plus. Desde então já vi instruções em que bastam dois conjuntos e até instruções em que são necessários quatro conjuntos (a impressora lembraria os três últimos). Por enquanto tenho apenas o conjunto de setup e mais dois conjuntos XL. Espero que dê certo, senão terei de adquirir um terceiro conjunto. Há outras soluções, que envolvem desabilitar indicadores de nível de tinta, fazer modificações na cabeça de impressão, usar chips alternativos, manter a impressora com firmware desatualizado, etc., mas tais soluções não me agradam muito.

As instruções para a recarga também variam, eu adotei o esquema indicado pela Octupus, site alemão que vende tintas e suprimentos para recarga, porém trocando o QU-Fill que eles vendem e custa 14,95 Euros cada(!) por uma solução em plástico mais barata que encontrei no Brasil mesmo. Este são os itens que utilizei:

  1. Tintas Inktec para cartuchos HP 940, 940XL, 942XL, 950 e 950XL
  2. Kit 4 Bicos Conectores Para Pressurizar Cartuchos Hp Pro
  3. Seringas de 20ml + Agulhas 16G com 10 cm de comprimento
  4. Fita adesiva
  5. Papel toalha
  6. Jornal ou outro papel (para forrar a mesa e não fazer estrago)

Primeiramente injeta-se ar no cartucho pela válvula de saída com ajuda da seringa e do bico conector de pressurização, forçando o ar a sair das bolsas que ficam conectadas aos furos de ventilação. Então, com a fita adesiva cobre-se as 5 entradas de ar do cartucho HP 950XL. Depois insere-se apenas o bico conector, sem seringa, para soltar o ar de dentro do cartucho.

Em seguida, enche-se a seringa com a Tinta Inktec preta específica com ajuda da agulha de 10cm. A agulha é então removida cuidadosamente, e no lugar dela coloca-se o bico conector de pressurização. Insere-se levemente o bico na saída de tinta do cartucho, pressionando levemente a válvula. Aí foi só ir pressionando e puxando lentamente o êmbolo repetidamente, inserindo poucos mililitros de tinta em cada repetição. Dessa forma, a tinta vai entrando e o ar vai saindo. Repeti o processo duas vezes, colocando 53 ml de tinta no total. A quantidade de tinta a ser colocada varia dependendo do modelo do cartucho:

Versão Padrão

  • HP 950 Preto: 23 ml
  • HP 951 Ciano: 9 ml
  • HP 951 Magenta: 9 ml
  • HP 951 Amarelo: 9 ml

Versão XL

  • HP 950 Preto XL: 53 ml
  • HP 951 Ciano XL: 17 ml
  • HP 951 Magenta XL: 17 ml
  • HP 951 Amarelo XL: 17 ml

Terminada a recarga é só limpar os eventuais excessos com o papel toalha e está pronto. Luvas para não sujar as mãos e produtos de limpeza para deixar o cartucho bonitinho sem marca de tinta por fora, etc. também são recomendados. Façam como eu digo, não como eu faço. 😛

Também recomendo fortemente marcar bem e separar seringa, agulha e bico utilizados, deixando-os exclusivamente para uma determinada cor, evitando causar eventuais contaminações.

Algumas fotos do processo:

Preparando a recarga do cartucho HP 950XL

Preparando a recarga do cartucho HP 950XL

Cartucho HP 950XL com as saídas de ar tampadas com fita adesiva

Cartucho HP 950XL com as saídas de ar tampadas com fita adesiva

Colocando tinta e tirando o ar do cartucho HP 950XL

Colocando tinta e tirando o ar do cartucho HP 950XL

Recarga concluída com sucesso no cartucho HP 950XL

Recarga concluída com sucesso no cartucho HP 950XL

Como de costume, recarga de cartuchos com essas instruções é por sua conta e risco. O cartucho pode vazar e estragar. A impressora pode reclamar, queimar, explodir. E o “reciclador” que cobra para botar tinta de carimbo no seu cartucho pode ficar bravo. Se não quer se arriscar, compre e use apenas cartuchos originais. A HP agradece. 🙂

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/10/22/recarga-de-cartuchos-hp-950-950xl-951-951xl/

Deixe um comentário

4 Comentários em "Recarga de Cartuchos HP 950, 950XL, 951, 951XL"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Angelo
Visitante
Angelo

Olá amigo. Obrigado por compartilhar a informação. Estou pensando em utilizar cartuchos recarregáveis HP 950 na minha HP 8620. Você recomenda? E outra: quando você efetua a recarga e não troca o chip, a impressora não reconhece como se o cartucho estivesse vazio? Abraço.

wpDiscuz