ago 11 2008

DealExtreme: algumas dúvidas comuns

Compilei aqui algumas dúvidas comuns que foram feitas na comunidade da DealExtreme no Orkut.

1) Como é feito o cadastro no site?
R) Cadastro no site é feito aqui: http://www.dealextreme.com/accounts/register.dx. O cadastro no site não é obrigatório, mas facilita o acompanhamento dos pedidos, pois digitando apenas login/senha você tem uma tela com todos os pedidos e seus respectivos status para acompanhamento. Sem cadastro você só pode rastrear cada pedido a partir do número, individualmente.

2) Como é o procedimento de compra?
R) O procedimento é trivial, tal qual qualquer outro site de e-commerce, você coloca os produtos no carrinho, e a única diferença é no final, onde você faz o checkout com o PayPal, mas uma vez que você tenha cadastro no PayPal isso também é bem trivial.

3) Demora em media quanto tempo para o pedido chegar?
R) Demora em média 20 a 30 dias, mas eventualmente pode demorar mais.

4) Tem garatia e nota fiscal?
R) Garantia tem, um produto meu já chegou com defeito e mandaram outro. Inclusive o procedimento da garantia dá de 10 a 0 em qualquer loja brasileira. Nota fiscal só existe no Brasil, para cobrar o caríssimo ICMS, afinal o que mais existe no Brasil é bandido e imposto. No resto do mundo usa-se o Invoice. No caso da DealExtreme o Invoice aparece no site apenas, e permite impressão. Junto com meus pedidos nunca veio Invoice, mas talvez seja porque sempre pedi para enviar como presente (gift). Caso a Receita Federal cobre um valor de imposto acima de 60% você pode recorrer enviando cópia do invoice e da fatura do cartão de crédito.

5) Qual o câmbio do dólar usado?
R) Agora você escolhe se quer que o PayPal te cobre em reais (coversão pelo dólar comercial do momento da compra) ou te cobre em dolar (conversão por conta da operadora do seu cartão de crédito, em geral cobram o dólar comercial do dia de pagamento da fatura). No meu cartão por exemplo, vinha o dólar do dia de emissão da fatura, e aí no mês seguinte vem o crédito ou débito referente a variação do câmbio do dia que a fatura foi emitida até o dia em que ela efetivamente foi paga. Agora com a nova opção de ser cobrado em reais eu prefiro essa opção, apesar do dólar estar em queda livre eu prefiro evitar surpresas.

6) Tenho que pagar imposto?
R) Por lei só são isentos de imposto produtos com valor de até 50 dólares, enviados como presente de pessoa física para pessoa física. Isso exclui a DealExtreme, pois é uma empresa enviando para uma pessoa física. Usar a opção de envio como gift coloca no pacote o nome de uma pessoa física, mas os fiscais da receita não são tontos e já devem saber que aquele cara tem amigos demais e envia presentes demais para o Brasil 🙂 Mas como a receita trabalha por amostragem, a grande maioria dos pacotes que vem por correio normal ou registrado acabam passando sem verificação e sem imposto. Já no caso do EMS a fiscalização costuma ser mais rígida e a maioria dos pacotes são taxados, afinal o pessoal da receita também sabe que se a encomenda é expressa, cujo custo é alto, deve ser porque o produto é caro. No meu caso foram 6 pacotes até agora e nenhum taxado.

7) Caso seja taxado, de quanto é o imposto?
R) O imposto é de 60% sobre o valor da mercadoria mais o frete. As vezes o valor cobrado é arbitrário, 60% do valor de algum produto igual ou similar que consta em uma tabela que eles possuem. Caso esse valor seja maior do que o que você pagou, você pode recorrer enviando cópia do invoice e da fatura do seu cartão de crédito, provando o valor que efetivamente foi pago. Normalmente após esse procedimento eles modificam o valor do imposto para o valor correto, porém lembre-se que nesse tempo o produto ficará parado no correio e sujeito a cobrança pelo armazenamento.

8) Além do imposto de importação tem algum outro imposto?
R) Sim, tem o IOF, que é cobrado na fatura do cartão de crédito e cuja alíquota é de 2,38% atualmente, graças ao presidente Lula que a aumentou em 0,38% para compensar o fim da CPMF, só que ele esquece disso na hora que defende a volta da CPMF.

9) O produto é entregue em minha casa?
R) Se não for taxado sim, são tratados pelos Correios da mesma forma que uma carta normal ou registrada (dependendo se foi enviado com registro ou não), os EMS são tratados como Sedex. Caso seja taxado você precisa retirar na agência pagando o valor do imposto.

Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras. Até a próxima.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/08/11/dealextreme-algumas-duvidas-comuns/

Deixe um comentário

15 Comentários em "DealExtreme: algumas dúvidas comuns"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados