Mais informações sobre o “novo” Master System 3

A Tec Toy disponibilizou em seu site a ficha técnica e manual do “novo” Master Sytem 3, com isso é possível especular um pouco mais sobre os joysticks: tudo indica que são mesmo joysticks de Mega Drive, com botões A, B, C, X, Y, Z e Start, além do direcional. Segundo o manual, apenas os botões A, B e C são usados nos jogos, o que é um tanto estranho, visto que o Master System original e todos os jogos da Sega usam apenas 2 botões. Talvez aqueles jogos precários da Tec Toy utilizem um terceiro botão, mas acho muito pouco provável. O manual também informa que o RESET é obtido pressionando X, Y e Z simultaneamente (a única função desses 3 botões), o que é um tanto esquisito, mas pelo menos compensa a falta do botão RESET, eliminado no lançamento do Master System III. O manual também informa que a versão atual do Master System não aceita os joyticks das versões anteriores, o que é um tanto estranho, qual seria a explicação pra isso? Pela minha experiência com o Master System II (com design original) da Tec Toy, ao ligar um controle de Mega Drive os botões B e C corresponderão aos botões 1 e 2 do Master System, respectivamente, enquanto que A e Start ficam sem função. Além disso o controle de Mega Drive não permite pressionar o direcional no meio (ativando todas as direções ao mesmo tempo) como o de Master System, e assim impede alguns truques, como aquele do Jogso de Verão (Califónia Games), na modalidade half-pipe (skate) onde é possível pegar impulso simplesmente pressionando o botão do meio sempre, em vez de pressionar para baixo na descida e para cima na subida.

Os joyticks felizmente ainda são removíveis, a Tec Toy ainda não fez a mesma besteira que a Polyvox fez quando quis cortar os custos do Atari 2600 e lançou uma versão porca com em que os joysticks não tinham plug, e não podiam ser desconectados do console, a cada torre quebrada (o que era bem comum) era preciso levar o console inteiro pra assistência técnica, ou comprar a torre e trocar em casa. O plug do joystick do novo Master System 3 também é ainda o herdado do console original, que por sua vez foi herdado do Atari, uma curiosidade: o joystick original do Master System pode ser usado no Atari, o botão 1 faz a função do único botão do Atari, e o botão 2 fica sem função. Com o Joytick do Master no Atari dá para acessar um bug no jogo Frontline, ao pressionar o direcional simultaneamente para cima e para baixo (algo que não é possível no joystick do Atari a menos que você o desmonte) o soldado se transforma em algo esquisito parecido com um tanque (um sprite bugado), aí é só aguardar chegar um soldado inimigo, levar um tiro e usar o comando para saltar de dentro do tanque quando ele é atingido (não me lembro exatamente qual o comando), assim o soldado salta do tanque e passa de fase automaticamente. Da mesma forma é possível usar o joystick do Atari no Master System, nesse caso o único botão corresponderá ao botão 1 do Master System, e você fica sem o botão 2, ou seja, só dá pra jogar os jogos que só usem o botão 1 ou que ambos tenham a mesma função, eu usava para jogar Paper Boy, já que esse a agilidade extra no direcional que o joytick de Atari oferece melhorava o meu desempenho. Só pra citar mais um clássico: também dava pra jogar Sonic, que também tem os dois botões com a mesma função. Ah, e também dava pra colocar o joystick do Mega Drive no Atari (botão B correspondendo ao único botão) e o do Atari no Mega Drive (único botão correspondendo ao botão B), mas vou deixar esse assunto para outro post e voltar ao foco deste artigo que é o novo Master System 3. (Será que eu faço parênteses demais? :))

No lançamento do Master System II japonês/americano (III no Brasil) foram eliminados alguns ítens para baratear o custo de produção, dentre eles a entrada de óculos 3D e o botão RESET, o que era bastante lamentável. Agora no novo Master System 3 a Tec Toy resolveu sumir também com o botão PAUSE, será que o botão START do joystick servirá de PAUSE? O manual não diz nada e isso não é um bom sinal, porém não dá pra jogar Alex Kidd in Miracle World, já que o botão de pausa permite a seleção de ítens. Se confirmado que o START fará a função do PAUSE essa poderá ser a explicação de porque os joyticks de modelos anteriores não poderão ser usados, já que não haveria nenhuma forma de acessar o PAUSE, ou talvez seja realmente uma modificação na funções de cada pinos.

O consumo de energia do novo console parece ter diminuído de 3W no modelo antigo para 1,7W. Fonte mais eficiente? Mudanças internas no circuito? Não mudou nada e só corrigiram a ficha técnica? Não sei responder.

Na parte traseira do console existe a saída de áudio e vídeo utilizando cabos RCA, o vídeo é composto e audio é mono (apenas um canal), o que também é esperado já que o gerador de som do Master System original também é mono. Não existe saída de RF, o que não deve ser um problema já que todas as TVs dos (pelo menos) últimos 15 anos tem entrada de vídeo composto. Não há saída S-Video, Video Componente ou HDMI :), mas estranho seria se houvesse.

As dúvidas que ficaram sem resposta aqui eu encaminhei para a Tec Toy e espero que eles respondam, essas foram as dúvidas que encaminhei:

  1. O console não tem botão PAUSE, o START do joytick faz essa função? Se não fizer, como jogar Alex Kidd in Miracle World que precisa do botão de pausa para selecionar ítens?
  2. O manual diz que os joyticks de modelos anteriores não funcionam no console novo, por que? Mudaram a função de cada pino ou é apenas pela falta do botão START? (caso ele seja usado para pausar)
  3. O manual diz que os botões A, B e C são usados durante os jogos, mas o Master System original tem apenas dois botões e todos os jogos da Sega também usam apenas dois botões, para que serviria o terceiro botão?
  4. O consumo do modelo anterior era 3W e o atual é 1,7W. O que mudou? Fonte mais eficiente? Modificação no circuito interno? Apenas uma correção na especificação técnica?
  5. Por que a Tec Toy não relança o Master System clássico, em seu modelo original, em uma edição para colecionadores? Poderia incluir o slot de cartuchos, óculos 3D e pistola light phaser no pacote. Ou quem sabe até um slot para cartões SD onde poderiam ser colocados facilmente todos os jogos do console, já que a Tec Toy aparentemente não tem mais interesse em comercializar cartuchos.”

Vamos ver se irão responder, qualquer novidade colocarei aqui.

Update: A Tec Toy demorou (2 semanas) mas respondeu:

“Prezado Sr. [Removido],

1) Sim, o botão START do joystick funciona também com a função PAUSE. Você pode usá-lo tranquilamente para selecionar itens durante o seu jogo.
2) Sobre os joysticks mais antigos, a incompatibilidade se dá apenas pelo botão START.
3) Ainda nos joysticks, as funções dos botões A e B são as mesmas, e o jogador pode optar por aquele que for mais cômodo.
4) Quanto ao consumo de energia: o novo Master System possui uma nova CPU, mais econômica, que garante esse menor consumo.
5) Sobre a sua sugestão para lançar uma versão para colecionadores, trata-se de uma boa idéia, que será encaminhada para o departamento responsável.”

Atenciosamente,
SAC
Serviço de Atendimento ao Consumidor
3018-8080
www.tectoy.com.br”

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/08/14/mais-informacoes-sobre-o-novo-master-system-3/

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Vitor Caires Recent comment authors
  Inscrever  
mais novos mais velhos mais votados
Notificar sobre
Vitor Caires
Visitante

olá eu queria dizer sobre o assunto do novo master system 3. Que o botão start no controle não funciona mas dá para jogar o Alex Kidd in Miracle World, no consorle existe um botão e forma de círculo que abaixo dele está escrito pause . e cartuchos das versões anteriores o joystick não funciona, um exemplo era um jogo q eu tinha de cartucho que era do master system 1 eu colocava o cartucho e ligava o consorle e aparecia uma tela preta escrito sega como de costume pois aparecia o jogo e falava q tinha q apertar o start para começar no master system 3 quando aparece para começar o jogo apertace o B q corresponde ao start para começar o jogo pois no cartucho o eu apertava o B não acontecia nada e apertava o pause que está localizado no consorle não acontecia nada tentei apertar todos os botões do joystick mas não funcionou alguém sabe me dizer porque isso acontece?