jan 20 2009

DealExtreme: Controle de XBox 360 da Microsoft, Genuíno, Com Fio (Pacote OEM) (Genuine Microsoft Wired Game Controller for Xbox 360 (OEM Pack))

Hoje farei o review do Controle de XBox 360 da Microsoft, Genuíno, Com Fio (Pacote OEM) (Genuine Microsoft Wired Game Controller for Xbox 360 (OEM Pack)), que veio na última remessa da DealExtreme. O controle é a versão OEM, fora da embalagem original, e veio em um saquinho plástico verde contendo um selinho com o mesmo número de série do controle. A versão que comprei é a com fio,  a DealExtreme também vende uma versão sem fio retail, em que o controle é acompanhado do receptor na embalagem original, além de uma versão sem fio OEM que contém apenas o controle. Eu queria mesmo era a versão sem fio, mas como o custo era quase o dobro acabei optando pela versão com fio para economizar. A versão sem fio OEM (sem o receptor) só é útil para quem já tem um receptor no PC (é possível ligar 4 controles com o mesmo receptor, então quem está comprando o segundo, terceiro ou quarto controle não precisa comprar o receptor novamente) e para quem tem um XBox 360 que não precisa do receptor, o que não é o meu caso.

A versão com fio tem o inconveniente de que vários controles precisarão de várias portas USB, e a vantagem de ser bem mais barato (em relação à versão sem fio acompanhada de receptor), não precisar de pilhas, e não causar interferências em outros dispositivos que usem a freqüência de 2.4GHz. Para quem usa no PC (que em geral está perto), o fio não chega a atrapalhar tanto, até porque ele deve ter quase 3 metros, o que dá bastante liberdade. Para quem joga no XBox 360 o ideal é adquirir a versão OEM sem fio, que é pouco mais cara que essa que comprei.

O controle é realmente genuíno, por ser OEM não acompanha drivers, mas eles podem ser baixados facilmente no site da Microsoft, o Windows Vista até mesmo baixa o driver automaticamente do Windows Update quando o controle é plugado pela primeira vez. O primeiro quadrante do anel de luz acende para indicar que esse é o primeiro controle, os quadrantes 2, 3 e 4 devem acender quando são utilizados mais controles, indicando qual é o segundo, terceiro e quarto controles respectivamente. O fio contém um encaixe próximo ao plug USB, que desconecta caso o fio seja puxado, evitando que jogadores mais afoitos derrubem seus computadores ou videogames no chão em um puxão mais radical.

Decidi comprar o controle do XBox 360 após tomar conhecimento do XInput, o que aconteceu depois que joguei o Fifa 09, conforme comentei em outro post, um jogo que tem um suporte a joysticks DirectInput extremamente limitado, não permitindo o uso de todos os botões, a menos que alguma gambiarra seja feita. O Fifa 09 não é razão suficiente para comprar esse controle, mas a tendência é que cada vez mais jogos suportem e prefiram o XInput. Além disso, é bastante conveniente usar o mesmo controle do XBox 360, da mesma forma que tem sido bastante vantajoso utilizar os controles de Playstation, pois ambos são o que existe de melhor em anatomia, conforto, etc. e não é preciso acostumar com outro controle ao jogar nos videogames. Para os desenvolvedores também é bastante vantajoso contar com interfaces de entrada iguais em plataformas diferentes.

Para quem não sabe, o controle do XBox 360 conta com dois joysticks analógicos (4 eixos), um D-Pad digital, dois gatilhos analógicos (LT e RT, mais 2 eixos), 4 botões digitais principais (X, Y, A e B), 2 botões digitais nos “ombros” (LB e RB), 2 botões digitais pressionando os joyticks analógicos no centro, mais os botões Start e Back, além do botão do Painel XBox. O controle de XBox 360 também incorpora vibração, recurso que ficou famoso com os Dual Shock. Também é possível conectar headsets nele, recurso que não testei por não ter nenhum headset compatível. O layout é semelhante ao do controle de Playstation, invertendo apenas a posição do D-Pad com a do joystick esquerdo, e substituindo os botões L2 e R2 pelos gatilhos.

Para os jogos que usam apenas DirectInput não é uma grande vantagem usar o controle do XBox 360, pois o driver da Microsoft dá a ele um suporte apenas razoável, com os botões de gatilho funcionando como um único eixo, impedindo que sejam pressionados simultaneamente, além de não ter suporte a vibração nem aos headsets.  Existe um driver não oficial chamado XBCD, que contorna esses problemas, mas não o testei porque prefiro continuar usando os controles de Playstation com o adaptador USB em emuladores e jogos mais antigos sem suporte ao Xinput.

Para jogos com XInput é que o controle de XBox 360 brilha. Meu primeiro teste foi com o Pro Evolution Soccer 2009. Ao selecionar o XInput não é mais preciso configurar nenhum botão, todos já têm suas funções pré-definidas e funcionou perfeitamente. Meu segundo teste foi com o Fifa 09, que também identifica o controle e já o configura corretamente com opção de reconfigurar da maneira que desejarmos, mas nesse caso a EA fez um serviço meio porco, pois os botões são indicados por números em vez de letras, de forma que não sabemos o que corresponde a o que. E para testar a vibração utilizei o Rainbow Six: Vegas 2, nele o serviço foi mais bem feito e uma vez selecionado o controle de XBox 360 os botões passam a ser chamados pelos seus verdadeiros nomes, e até mesmo durante o jogo aparece corretamente frases como “Press A to open the door” com um desenho do botão A verde. Como estou acostumado a jogar jogos FPS com teclado e mouse apanhei vergonhosamente do controle nesse jogo, mas creio que seja apenas questão de acostumar. A vibração funciona corretamente, dando um retorno (feedback) útil quando o personagem está na linha de fogo.

Seguem algumas fotos:

O controle de XBox 360, OEM, e o saquinho que o acompanha

O controle de XBox 360, OEM, e o saquinho que o acompanha

Parte de baixo do controle, incluindo o selo holográfico de autenticidade

Parte de baixo do controle, incluindo o selo holográfico de autenticidade

Visão da parte traseira do controle de XBox 360, com os gatilhos

Visão da parte traseira do controle de XBox 360, com os gatilhos

O controle do XBox 360

O controle do XBox 360

E encerro aqui meu review. Aguarde pelos próximos: um Repelente Digital de Mosquito com Braçadeira (Digital Mosquito Repeller with Armband), uma Lanterna de Dínamo com 3 LEDs (3-LED Dynamo Battery-free Flashlight), uma Cola de Acrilato de Dois-Componentes 302 (5 minutos, Cola A+B) (302 Two-Component Acrylate Adhesive (5-Minute A+B Glue)), um Adaptador Super Mini Bluetooth 2.0 (Compatível com Vista) (Super Mini Bluetooth 2.0 Adapter Dongle (Vista Compatible)) e um Leitor de Cartões de Memória USB 2.0, 13 em 1, SDHC/SD/MicroSD (SDHC/SD/MMC/MicroSD TF 13-in-1 USB 2.0 Memory Card Reader). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/01/20/dealextreme-controle-de-xbox-360-da-microsoft-genuino/

Deixe um comentário

16 Comentários em "DealExtreme: Controle de XBox 360 da Microsoft, Genuíno, Com Fio (Pacote OEM) (Genuine Microsoft Wired Game Controller for Xbox 360 (OEM Pack))"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz