maio 28 2009

Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack))

O review de hoje é do Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (embalagem para venda) (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack)), adquirido na DealExtreme.

Se você ainda não viu o review da versão com fio, recomendo fazê-lo antes de prossseguir. Essa versão sem fio é Retail (não-OEM) e portanto vem na embagem original da Microsoft, incluindo o controlador sem fio do XBox 360 e um receptor USB que pode ser utilizado para que o controle funcione no PC. No XBox 360 o receptor não é necessário pois o videogame já contém o receptor embutido, então essa versão é mais específica para quem não tem X-Box 360 mas quer jogar no PC (meu caso) com um controle de qualidade, por um bom preço e estar preparado para disputar partidas no XBox 360 de algum amigo sem levar desvantagem por não estar acostumado com o controle. Quem tem X-Box 360 e PC pode comprar essa versão e usar o mesmo controle nos dois. Quem quer jogar apenas no X-Box 360 pode optar pela versão OEM sem o receptor. E para jogadores tanto do PC quanto do X-Box 360 também  há a opção de controle com fio cujo review já foi feito aqui.

Controle do XBox 360 e o receptor USB, ambos na embalagem original

Controle do XBox 360 e o receptor USB, na embalagem original

Parte traseira da embalagem retail do controle de XBox 360 com receptor USB

Parte traseira da embalagem retail do controle de XBox 360 com receptor USB

Um único receptor desses suporta até 4 controles de X-Box 360, portanto quem quiser ter dois, três ou quatro controles pode adquirir apenas um na versão retail completa e os demais podem na versão OEM sem o receptor. O receptor é alimentado por uma porta USB e segundo o gerenciador de dispositivos ele consome 260mA do barramento USB. O receptor tem um botão que serve para sincronizar o controle quando necessário, pressionando essa tecla e em seguida a tecla de sincronização do controle. Quem alterna entre o PC e o XBox 360 deve refazer a sincronização ao mudar de um aparelho para outro, quem só usa em um dos dispositivos não precisa fazer isso a menos que tenha algum problema. O receptor é pequeno (cerca de 8cm x 4cm x 1cm) e pode repousar discretamente sobre a mesa, o LED verde indica quando ele está ligado e se acende sempre que ele está plugado em uma porta USB.

O receptor USB para ligar controles de XBox 360 no PC

O receptor USB para ligar controles de XBox 360 no PC

Parte de baixo do receptor USB, com o selo de genuíno da Microsoft

Parte de baixo do receptor USB, com o selo de genuíno da Microsoft

Macro do receptor USB

Macro do receptor USB

O controle do X-Box 360 é alimentado por duas pilhas tamanho AA alcalinas (inclusas), ou por baterias específicas que são vendidas separadamente. O  manual não diz se pode utilizar pilhas recarregáveis NiMH, mas elas funcionam sem problemas, estou utilizando-o com duas pilhas GS Yuasa Enitime. A diferença entre as pilhas AA alcalinas e as NiMH é que a primeira tem 1,5V nominais quando nova e vai decaindo conforme o uso, enquanto qeu as NiMH tem 1,2V nominais e constantes durante quase toda a carga útil da pilha. Como são duas pilhas estamos falando de 3,0V versus 2,4V e talvez esse seja o motivo da recomendação da Microsoft, mas o controle funciona com 2,4V sem problemas. O marcador na tela indica carga “média” em vez de “alta” mesmo com a pilha recém-instalada, mas isso é um problema apenas cosmético, a distância chega tranqüilamente a vários metros. Em meus testes ele conseguiu até mesmo atravessar várias paredes e ficar a mais de 10 metros do receptor e ainda assim conectar normalmente.

Visão superior do controle sem fio de XBox 360

Visão superior do controle sem fio de XBox 360

Visão dos botões LB, RB e gatilhos LT e RT

Visão dos botões LB, RB e gatilhos LT e RT

Parte de baixo do controle de XBox 360: compartimento de pilhas

Parte de baixo do controle de XBox 360: compartimento de pilhas

Duas pilhas AA alcalinas Duracell acompanham o produto

Duas pilhas AA alcalinas Duracell acompanham o produto

Não precisei instalar nenhum driver, provalmente porque o driver da versão com fio é o mesmo da versão sem fio, mas de qualquer forma aquele driver também foi baixado automaticamente do Windows Update na primeira vez que o controle foi plugado, então imagino que seja do mesmo jeito. No gerenciador de dispositivos aparece “Xbox 360 Wireless Receiver for Windows” na sessão categoria “Microsoft Common Controller for Windows Class”. A “assinatura” do hardware é 045E:0719, ou mais especificamente: “USB\VID_045E&PID_0719&REV_0100”. Na caixa vem os manuais de instruções e também um CD com os drivers (que não utilizei).

Manuais de instruções e CD de drivers

Manuais de instruções e CD de drivers

Para quem não sabe, o controle do XBox 360 conta com dois joysticks analógicos (4 eixos), um D-Pad digital, dois gatilhos analógicos (LT e RT, mais 2 eixos), 4 botões digitais principais (X, Y, A e B), 2 botões digitais nos “ombros” (LB e RB), 2 botões digitais pressionando os joyticks analógicos no centro, mais os botões Start e Back, além do botão do Painel XBox. O controle de XBox 360 também incorpora vibração, recurso que ficou famoso com os Dual Shock. Também é possível conectar headsets nele, recurso que não testei por não ter nenhum headset compatível. O layout é semelhante ao do controle de Playstation, invertendo apenas a posição do D-Pad com a do joystick esquerdo, e substituindo os botões L2 e R2 pelos gatilhos.

O suporte dos drivers oficiais a jogos que usam apenas DirectInput é limitado, e o XBCD não funciona corretamente com a versão sem fio, portanto recomendo esse controle apenas para jogos novos que usam o XInput, ou para emuladores dos consoles clássicos: Atari, Master System, Mega Drive, Nintendo, Super Nintendo, etc. Basicamente a limitação no DirectInput é que os botões LT e RT são mapeados para o mesmo eixo e portanto não podem ser pressionados juntos, além de que a vibração não funcionará. No XInput por outro lado tudo funciona perfeitamente, não é necessário mapear botões e os jogos já reconhecem o controle de XBox 360 automaticamente e até mostram nas telas de tutorial ou menus os botões que devem ser pressionados nas cores e com os nomes certos, ao contrário do que acontece no DirectInput.Os testes com XInput foram feitos no “Pro Evolution Soccer 2009” e no “Crysis”. No “Rainbox Six: Vegas 2” não foi possível selecionar o controle sem fio por algum motivo que desconheço (a versão com fio funciona). No PES 2009 e no Crysis tudo funcionou perfeitamente, inclusive a vibração (apenas no Crysis, pois o PES2009 não tem vibração).

O controle sem fio funciona na faixa de 2.4GHz, o que significa que ele interfere com redes Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth, etc. mas onde eu notei maior interferência foi no Kit Transmissor e Receptor AV Áudio/Vídeo Sem Fio de 2.4GHz, o que me obriga a desplugar o receptor em algumas ocasiões, o que não é problema quando não se está jogando. O controle é ligado pressionando e segurando o botão Painel XBox e imediatamente procura a base e mostra aceso o quadrante correspondente ao número que assumiu (de 1 a 4), sendo que os primeiros que forem ligados vão ocupando as primeiras posições. Aparentemente não há qualquer forma de desligá-lo após terminar de jogar, mas basta deixá-lo inativo por alguns minutos e ele desligará sozinho (ou remover e colocar novamente a bateria/pilhas).

A compra na DealExtreme foi feita em 27/04, o envio foi feito apenas em 08/05, chegou no Brasil em 15/05 e ficou aguardando retirada nos correios em 26/05. A DX usou o envelope branco (plástico), declarou o conteúdo como “XBOX ACCESSORIES” e o valor como 40 dólares de Hong Kong (pouco mais de 10 reais). A Receita Federal de Curitiba fez a fiscalização e como sempre resolveu tributar, o pacote não foi aberto, declaram o conteúdo na NTS como “Peças e Acessórios”, o valor do bem foi arbitrado em 20 dólares dos EUA, com taxa de câmbio a 2,0762, e assim o valor tributável caiu em R$ 41,52, e assim a alíquota absurda de 60% foi aplicada, resultando num imposto de R$ 24,91. A NTS foi feita mais uma vez pelo fiscal de nome Orlando, o mesmo de sempre. Abaixo o caminho do pacote, passando por São José dos Pinhais/PR, como acontece com todos os pacotes tributados:

DataLocalSituação
26/05/2009 11:26AC RIO CLARO – RIO CLARO/SPAguardando retirada
Endereço: RUA 1,1171 – CENTRO
25/05/2009 15:33CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC RIO CLARO – RIO CLARO/SP
22/05/2009 16:33CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
15/05/2009 16:38BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil
Pacote da DealExtreme: registrado e tributado

Pacote da DealExtreme: registrado e tributado

Aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (12/05/2011): Adicionado um vídeo do Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (embalagem para venda) (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack)) em funcionamento:

[youtube width=”490″ height=”390″]http://www.youtube.com/watch?v=poQlG7RnUls[/youtube]

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/05/28/controle-receptor-usb-pc-xbox-360-sem-fio-microsoft-original/

Deixe um comentário

32 Comentários em "Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack))"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados