DealExtreme: Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0 (Pisen High Speed USB 2.0 SDHC SD/MMC/TF Card Reader)


Recentemente fiz uma compra na DealExtreme de um leitor de cartões da Siyoteam, que veio com defeito, pois funcionava apenas para leitura. Após contato com a DX, eles ofereceram uma substituição, mas temendo que todos os Siyoteam tivessem o mesmo defeito pedi para que me enviassem o Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0 (Pisen High Speed USB 2.0 SDHC SD/MMC/TF Card Reader), que havia acabado de ser incluído na loja, na esperança de que ele funcionasse melhor. O Pisen é até mais barato que o Siyoteam, e a DX aceitou o meu pedido.

O leitor de cartões da Pisen veio em uma embalagem simples, de papelão azul e amarelo com um invólucro plástico resistente. Na frente as inscrições “Pisen” e “SD”, além de algumas inscrições em chinês. Na parte traseira algumas especificações: ele lê cartões SD/SDHC/MMC/MMC II/RS MMC/Ultra II SD/Extreme SD/Extreme III SD/mini SD (com adaptador)/cartões T-Flash (com adaptador). Suporta Windows 98/ME/2000/XP/Vista ou MAC OS 8.6.9.X ou superior. Também suporta a função “Ready Boost” do Windows Vista. Sua velocidade é de 150X, sendo que a velocidade varia dependendo do tipo de cartão. Ainda na parte traseira tem um rapaz com cara de feliz com uma câmera na mão e algumas inscrições em chinês, seria ele um fotógrafo famoso na China? Uma data também aparece acima do código de barras: 07/01/2009, provavelmente a data de fabricação.

Embalagem do Leitor de Cartões SD da Pisen

Embalagem do Leitor de Cartões SD da Pisen

Parte traseira da embalagem do leitor de cartões SD da Pisen

Parte traseira da embalagem do leitor de cartões SD da Pisen

A desvantagem, em relação ao Siyoteam, é que o Pisen não lê microSD diretamente, o que não é um problema pra mim, pois só uso microSD no celular e gravo nele por Bluetooth. O leitor tem duas tampas, uma para a saída USB e outro para o slot de cartões. Ao contrário do Siyoteam, neste leitor de cartões é possível fechar a tampa com o cartão inserido, o que é útil para quem quiser usá-lo como pendrive em algumas ocasiões. O plástico azul translúcido permite ver os componentes internos, a placa de circuito traz inscrições com o site do fabricante: www.pisen.com.cn, a inscrição “SD_REEADER_SM331”, onde SM331 provavelmente é o modelo. Os leitores de cartões da Pisen só se encontram na versão em chinês do site, onde também se encontra um driver para Windows 98 para download. Ainda na placa de circuitos temos as inscrições “Ver:00”, “0850”, “Pisen_SD2” e “ROHS”.

Leitor de Cartões SD da Pisen

Leitor de Cartões SD da Pisen

Leitor de Cartões SD da Pisen

Leitor de Cartões SD da Pisen

Leitor de Cartões SD da Pisen (sem as tampas)

Leitor de Cartões SD da Pisen (sem as tampas)

Leitor de Cartões SD da Pisen com cartão SD inserido

Leitor de Cartões SD da Pisen com cartão SD inserido

Uma vez inserido em uma porta USB de um PC com Windows Vista o leitor foi prontamente identificado e instalado sem pedir nenhum driver. O Windows o identfica com um “Generic USB SD Reader USB Device”. Na parte superior do leitor há um LED vermelho que indica a atividade.

O Sisoft Sandra apresenta os seguintes resultados de benchmark ao ser aplicado nesse leitor de cartões com um cartão Sandisk Ultra II:

Benchmark Results
Device Index : 3332ops/minute
Endurance Factor : 40.50
Results Interpretation : Higher index values are better.

Performance vs. Speed
Drive Index : 6.94ops/minute/Mbps
Results Interpretation : Higher index values are better.

512bytes Files Test
Read Performance : 25939ops/minute, 216.16kB/s, 1.44X
Write Performance : 2068ops/minute, 17.23kB/s, 0.11X
Delete Performance : 3120ops/minute
File Fragments : 1.0
Combined Index : 4650ops/minute

32kB Files Test
Read Performance : 16349ops/minute, 8.52MB/s, 58.13X
Write Performance : 2006ops/minute, 1.04MB/s, 7.13X
Delete Performance : 3187ops/minute
File Fragments : 1.0
Combined Index : 4181ops/minute

256kB Files Test
Read Performance : 3919ops/minute, 16.33MB/s, 111.47X
Write Performance : 1244ops/minute, 5.18MB/s, 35.38X
Delete Performance : 3232ops/minute
File Fragments : 1.0
Combined Index : 1979ops/minute

2MB Files Test
Read Performance : 562ops/minute, 18.73MB/s, 127.89X
Write Performance : 223ops/minute, 7.43MB/s, 50.74X
Delete Performance : 3029ops/minute
File Fragments : 1.0
Combined Index : 335ops/minute

64MB Files Test
Read Performance : 18ops/minute, 19.20MB/s, 131.07X
Write Performance : 9ops/minute, 9.60MB/s, 65.54X
Delete Performance : 1237ops/minute
File Fragments : 1.0
Combined Index : 12ops/minute

256MB Files Test
Read Performance : 4ops/minute, 17.07MB/s, 116.51X
Write Performance : 2ops/minute, 8.53MB/s, 58.25X
Delete Performance : 390ops/minute
File Fragments : 3.0
Combined Index : 3ops/minute

Performance Test Status
Run ID : Generic USB  SD Reader 1GB (USB)
Platform Compliance : x64
System Timer : 14.32MHz

Endurance Test Status
Operating System Disk Cache Used : No
Use Overlapped I/O : No
Test File Size : 32MB
Block Size : 512bytes
File Fragments : 1

Endurance Benchmark Breakdown
Repeated Sector ReWrite : 113kB/s
Sequential Sector Write : 370kB/s
Random Sector Write : 4kB/s

Drive
Total Size : 968.38MB
Free Space : 968.11MB, 100%
Cluster Size : 16kB

Physical Disk
Manufacturer : Generic
Model : USB  SD Reader
Version : 1.00
Interface : USB
Removable Drive : Yes
Queueing On : No

Performance Tips
Notice 5901 : CD 1x= 150kB/s; Exercise caution when comparing measured versus published CD ratings.
Notice 5008 : To change benchmarks, click Options.
Notice 5004 : Synthetic benchmark. May not tally with ‘real-life’ performance.
Notice 5006 : Only compare the results with ones obtained using the same version!
Notice 5207 : Consider using the File System Benchmark for non-Flash devices.
Notice 5900 : Endurance factor can only be used on the same type of device (SLC or MLC).
Tip 11 : Use the ‘Switch Chart Type’ button to switch between Detailed and Combined charts.
Tip 2 : Double-click tip or press Enter while a tip is selected for more information about the tip.

Considero que os resultados foram bons, pois ele chegou a 131X, próximo dos 150X nominais. O restante das medidas ficam para referência, como o fabricante não especifica nada nas outras medidas não há como comparar. Mas pela experiência prática de copiar/remover arquivos ele parece ser muito bom.

A DealExtreme fez o envio em 09/02/2009, sem registro, como é comum nos replacements, e chegou apenas no dia 04/03/2009, quase um mês depois, inclusive o pacote registrado do Kit Transmissor/Receptor de Audio e Video Gadmei, enviado depois desse acabou chegando antes. O pacote foi fiscalizado pela Receita Federal de Curitiba, conforme o carimbo que indica que ele foi liberado, sem tributação. Não foi utilizada a etiqueta do Drop Shipment, não há descrição de conteúdo, o valor declarado foi 19 dólares de Hong Kong (HKD) e o pacote foi marcado como presente (Gift). A Receita Federal de Curitiba costuma tributar praticamente tudo que passa por lá, então resta saber o que esse pacote do leitor de cartões tem que conseguiu passar ileso, eu apontaria dois fatores: a) é um pacote não registrado e b) é um pacote pequeno e com pouco volume. O primeiro caso não é a primeira vez que acontece, pois o mouse de dedo + pack de baterias que também foram um replacement sem registro também passaram ilesos. E o segundo caso também já ocorreu antes, com um pacote de 4 pilhas, registrado, que também passou ileso, provavelmente por ser pequeno. Eu não pretendo me arriscar com pacotes não registrados em próximas compras, pois o Correio daqui já sumiu com dois deles, mas é bom saber que coisas pequenas (como pilhas e afins) estão passando sem tributar. Por outro lado já houve casos de pacotes baratos tributados com valor acima do justo, e isso pode ser uma dor-de-cabeça a mais pra pedir a revisão.

Embalagem da DealExtreme, liberada pela Receita Federal de Curitiba

Embalagem da DealExtreme, liberada pela Receita Federal de Curitiba

Em resumo, nota 10 para a DealExtreme em mais um RMA bem sucedido, ponto pra Pisen, pelo Leitor de Cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen de Alta Velocidade USB 2.0 (Pisen High Speed USB 2.0 SDHC SD/MMC/TF Card Reader) que pelo menos inicialmente está funcionando perfeitamente. E mais um grande ZERO para o governo federal brasileiro pois, mesmo esse pacote tendo sido liberado, sabemos que para quem mora no interior de SP continua um dilema comprar na DX por conta dos impostos que a Receita de Federal de Curitiba aplica em quase tudo.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/03/05/dealextreme-leitor-cartoes-sd-sdhc-mmc-tf-pisen/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson

me diz uma coisa, nessas substituições q a dx fez pra vc, vc precisou mandar de volta os produtos com defeitos pra eles?

[…] 05/03/2009 – Leitor de cartões SD/SDHC/MMC/TF Pisen: esse vem funcionando perfeitamente para descarregar as fotos da máquina fotográfica e ler/gravar no microSD do Dingoo (com uso de adaptador), já vai completar 9 meses funcionando e espero que continue assim, já que ele substituiu um de outra marca que durou pouco. […]

[…] com o leitor de cartão embutido no meu monitor Dell U2410. Até então eu lia cartões SD em um leitor de cartões USB adquirido na DealExtreme, que não apresentava o problema, provavelmente por ser conectado na porta USB já com o cartão […]

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox