mar 02 2010

DealExtreme: Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas (Wireless Bicycle Computer with 1.4-inch Display)

Hoje vou falar sobre o Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas (Wireless Bicycle Computer with 1.4-inch Display) que troquei na DealExtreme com meus DX Points. Falei da troca e do pacote no artigo anterior aqui no Skooter Blog, então hoje falarei especificamente do produto.

Um velocímetro de bicicleta foi um dos primeiros produtos que adquiri na DealExtreme, em maio de 2008. Agora, quase 2 anos depois, ele ainda está na bicicleta e funcionando, apesar de eventualmente algum botão se pressionar sozinho em impactos. Mesmo assim resolvi adquirir esse modelo sem fio para deixar na reserva, até porque ele tem preço de $8,55 USD (dólares dos Estados Unidos) que já é um bom preço, mas não me custou nada porque usei os DX Points.

Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio Sunding

Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio Sunding

O fabricante desse velocímetro é a Sunding, a mesma marca do modelo com fio. A empresa chinesa tem acessórios de bicicleta como seus principais produtos, incluindo velocímetros e lanternas. O modelo é o SD-548C, e parece ser o único sem fio. Ele marca velocidade atual, velocidade média, velocidade máxima, tempo do passeio, distância do passeio, odômetro com distância total percorrida e relógio. É possível configurar o diâmetro da roda e assim ter uma alta precisão nas medidas. As medidas podem ser configuradas para milhas ou quilômetros. O relógio aceita horas no formato de 24 horas e de 12 horas. O velocímetro conta com a função SCAN que vai aleternando seqüêncialmente entre as várias medidas que o computador oferece. O odômetro tem seu valor configurável ao iniciar o velocímetro, assim não há perda em uma eventual troca de bateria.

Braçadeiras, magneto, bateria CR2032, tranmissor/sensor, computador, suporte e manual

Braçadeiras, magneto, bateria CR2032, tranmissor/sensor, computador, suporte e manual

A embalagem conta com um plástico resistente para deixar o computador à mostra, enquanto as demais peças vem dentro de uma caixinha de papelão (que está dentro dessa embalagem plástica). Na embalagem temos o computador (que é removível para tentar evitar furtos), a peça para ser fixada no guidão (onde o computador é acoplado), o sensor/transmissor que é fixado no garfo, o ímã (magneto) que é preso em um dos raios da roda dianteira, braçadeiras para fixar o transmissor e o suporte do guidão, uma bateria CR 2032 que alimenta o computador, uma bateria 23A que alimenta o transmissor e o manual de instruções em inglês.

Embalagem plástica que deixa o computador à mostra

Embalagem plástica que deixa o computador à mostra

O visor de 1,4 polegadas é grande o suficiente para ser visto com tranqüilidade durante o dia. O computador desliga automaticamente quando a bicicleta fica parada por alguns minutos, e então passa a mostrar apenas a hora. Os dois botões parecem bastante firmes, provavelmente não haverá o problema de serem acionados sem querer ao andar em terrenos menos lisos. O visor sempre mostra a velocidade atual na parte superior, e a parte inferior é pode mostrar o relógio, velocidade média, velocidade máxima, distância percorrida, tempo percorrido e odômetro, é possível escolher qualquer uma dessas ou escolher a opção SCAN que alterna entre todas elas em seqüência.

O computador com visor de 1,4 polegadas

O computador com visor de 1,4 polegadas

A bateria CR 2032 vem dentro de um saquinho plástico, devidamente protegida contra curtos que pudessem comprometer sua vida útil, e por não estar pré-instalada não fica descarregando desnecessariamente. A bateria 23A (marca TOMO) vem pré-instalada no transmissor, mas o projeto do transmissor provavelmente é feito de forma que a bateria só é conectada no instante em que o raio com o ímã passa pelo sensor, assim o consumo é zero quando a bicicleta está parada, ao contrário do computador que está sempre aguardando por uma transmissão. A bateria 23A é a mesma usada nos controles remotos de portões eletrônicos, e apesar de ser acionado com muito mais freqüência, a potência de transmissão precisa ser bem menor, então suponho que deva durar bastante. Ambas as baterias vieram com suas cargas medidas no multímetro com valores pouco acima dos nominais, que são 3V e 12V para as baterias CR 2032 e 23A respectivamente.

O sensor/transmissor utiliza uma bateria 23A pré-instalada

O sensor/transmissor utiliza uma bateria 23A pré-instalada

Espero que haja alguma proteção que evite transmissão contínua caso a bicicleta pare com o magneto exatamente em frente ao sensor, apesar da chance de isso ocorrer ser pequena. Acho pouco provável que haja algum código na transmissão que permita que mais de um desses velocímetros possa ser usado ao mesmo tempo. Então duas bicicletas com velocímetros desses andando juntas podem gerar interferências, o que deve se refletir em uma marcação de velocidade instável e acima do normal. Mas isso é apenas suposição minha, pode ser que haja algum código ou alguma forma de evitar a interferência. O manual não informa qual a freqüência utilizada para transmissão, então não posso estimar que tipo de aparelho poderia causar interferência.

Embalagem com o computador por fora e as demais peças dentro da caixa de papelão

Embalagem com o computador por fora e as demais peças dentro da caixa de papelão

Vou encerrando por aqui, aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/03/02/dealextreme-velocimetro-computador-de-bicicleta-sem-fio-com-display-de-14-polegadas/

Deixe um comentário

21 Comentários em "DealExtreme: Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas (Wireless Bicycle Computer with 1.4-inch Display)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz