mar 11 2010

DealExtreme: Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger)

Hoje vou falar sobre o Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger), que veio no último pacote que recebi da DealExtreme, e serve para carregar baterias de lítio 14500. Comprei as baterias e pedi o carregador usando meus DX Points, afinal não adianta ter baterias carregáveis sem um carregador, e o de pilhas NiMH não serve para baterias de lítio 14500, pois apesar do formato ser igual, a voltagem e os componentes internos são totalmente diferentes. Pra que serve carregador e baterias 14500? Pra essa lanterna, mas é totalmente opcional, já que a mesma também usa pilha AA comum ou recarregável.

O carregador de baterias 3.6/3.7V é da marca chinesa UltraFire, marca que pertence a empresa Wha Fat Technological Co., Ltd.. Ultrafire também é a marca da lanterna onde as baterias serão usadas. O modelo do carregador é o WF-139, aceita como entrada qualquer tensão entre 100 e 240V (corrente alternada – AC) ou 12V (corrente contínua – DC), que é útil para utilizá-lo em automóveis, porém o cabo de 12V não está incluso, apenas o cabo de corrente alternada está incluso. O plug é no bom e velho padrão norte-americano, compatível com a maioria das tomadas brasileiras fabricadas antes de 2009, antes do Inmetro obrigar todo brasileiro a adotar um padrão idiota proposto pela vendedora de normas ABNT (tinha que ser) que torna as tomadas brasileiras incompatíveis com praticamente tudo fabricado fora do Brasil, e nesse caso é necessário utilizar um adaptador. A saída é corrente contínua (DC) de 4.2V e 450mA (não sei dizer se ela é dividida quando utilizamos os dois canais), mas os canais são independentes.

Carregador de baterias de lítio 3.7V UltraFire

Carregador de baterias de lítio 3.7V UltraFire

Parte inferior do carregador, com as especificações

Parte inferior do carregador, com as especificações

Este carregador pode ser utilizado para carregar diversos tipos de baterias de lítio além da 14500, são eles: 17500, 17670, 18500 e 18650, pois os contatos dos polos negativos tem molas que permitem ajustá-lo a vários tamanhos de baterias. Baterias CR123A e CR2 também podem ser carregadas, mas requerem um espaçador por serem menores, um clipe de papel parece dar conta do recado. Curiosamente existem contatos específicos no carregador para essas baterias, mas os relatos são de que eles estão desligados internamente (não abri o meu para verificar), e como as especificações nada dizem sobre esse tipos de baterias, isto não pode ser considerado um defeito.

Encaixe do cabo de energia 100-240V (incluso)

Encaixe do cabo de energia 100-240V (incluso)

Encaixe para um plug DC de 12V, ideal para automóveis (não incluso)

Encaixe para um plug DC de 12V, ideal para automóveis (não incluso)

O carregador conta com um par de LEDs que indica o status de cada um dos canais  individuais, vermelho indica que a bateria está sendo carregada e verde indica que a carga está completa, ou que não há bateria (não é uma falha, pois o carregador não tem como saber se está sem bateria ou se foi o circuito de proteção da bateria que abriu o circuito por a carga estar completa). O tempo de carga para baterias 14500 está especificado como 2 a 4 horas pela DealExtreme, o que parece correto, pois as baterias que comprei tem capacidade de 900mAh, e assim demorariam cerca de 2 horas para serem carregadas a 450mA que é a saída do carregador, ou 4 horas caso sejam duas baterias e a tensão seja dividida pelos dois canais. As baterias que recebi já tinham alguma carga, e assim o tempo para completá-las foi pouco maior que 1 hora, ainda não fiz nenhuma carga completa. Como minhas baterias são protegidas não sei dizer se quem cortou a carga quando a bateria já estava com a carga completa foi o circuito de proteção da bateria ou o próprio carregador, mas o carregador deve ter também o seu próprio circuito para detectar carga completa, principalmente considerando o perigo de uma eventual sobrecarga.

Os LEDs verdes indicam carga completa (também acendem quando não há bateria)

Os LEDs verdes indicam carga completa (também acendem quando não há bateria)

LEDs vermelhos indicam que as baterias estão carregando

LEDs vermelhos indicam que as baterias estão carregando

A embalagem é de plástico resistente, tem a marca da Ultrafire e abaixo diz “Carregador de Baterias para baterias recarregáveis NiMH / NiCD / lítio”, o que pode causar uma certa confusão, pois o modelo WF-139 não deve em hipótese alguma ser usado em baterias NiMH ou NiCD, que tem voltagem menor e poderiam explodir ou facilmente se danificar se colocadas nesse carregador de tensão 4,2V. O que ocorre é que a mesma embalagem é utilizada para os carregadores WF-138, WF-168, WF-170 e WF-105, sendo o primeiro específico para baterias CR123A e os outros três para pilhas AA e AAA (e o último também para baterias de 9V). Deveria estar assinalado na embalagem qual é o modelo que está ali, mas aparentemente esqueceram de marcar, porém a etiqueta na parte traseira do carregador não deixa dúvidas de que ele é um WF-139.

A embalagem que serve para vários modelos de carregadores da TrustFire

A embalagem que serve para vários modelos de carregadores da TrustFire

Parte traseira da embalagem com as especificações de cada modelo

Parte traseira da embalagem com as especificações de cada modelo

E vou encerrando por aqui, informações sobre o pacote, etc. já foram colocadas em artigo anterior aqui no Skooter Blog, portanto não vou repetí-las novamente. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (11/05/2011): Incluído vídeo do Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger) em funcionamento:

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/03/11/dealextreme-carregador-de-baterias-3-63-7v-ultrafire/

Deixe um comentário

30 Comentários em "DealExtreme: Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz