maio 16 2011

eBay: Seletor de Cabo Óptico Toslink (NEW Digital Optical TOSlink Selector Switch Switcher HD)

Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo de um Seletor de Cabo Óptico Toslink (NEW Digital Optical TOSlink Selector Switch Switcher HD) adquirido no eBay. Eu nunca falei aqui de compras no eBay por achar que todos já o conheciam e que não valeria a pena. Mas, por outro lado, pelo menos do ponto de vista dos produtos, pode ser que hajam novidades, além dos artigos serem também uma indicação para os vendedores.

O Seletor de Cabo Óptico Toslink é bastante útil para quem tem um receiver de home theater com menos entradas ópticas do que a quantidade de aparelhos que utilizam essa entrada. Ele também serve para conectar a saída óptica de um único aparelho em vários receptores, apesar desse uso ser, provavelmente, menos comum.

Seletor de Cabo Óptico Toslink em sua caixa

Seletor de Cabo Óptico Toslink em sua caixa

Nos últimos anos, vimos uma evolução grande nos equipamentos presentes em uma sala de TV. Os televisores com o bom e velho tubo de raios catódicos cada vez mais vêm cedendo lugar aos televisores de alta definição com telas de LCD e plasma. Os DVD players vem sendo substituídos por Blu-ray players. Os videogames já suportam alta definição. Apenas os home theaters não acompanharam essa evolução. Ok, eles evoluíram sim, agora os receivers decodificam os formatos DTS-HD Master Audio e Dolby TrueHD, presentes nos discos Blu-ray. Mas a questão é que, enquanto a diferença entre resoluções de 480 e 1080 linhas são facilmente distinguíveis pela maioria das pessoas, a diferença entre audio DTS e DTS-HD só é percebida pelos aficionados por áudio. Também há a diferença entre 5.1 e 7.1 canais, mas a maioria das pessoas tem salas que não foram projetadas para home theater ou, no máximo, foram projetadas para 5.1 canais, então essa evolução acaba nem sendo aproveitada.

Seletor de Cabo Óptico Toslink em sua caixa

Seletor de Cabo Óptico Toslink em sua caixa

Dito isto, podemos dizer que, para a maioria das pessoas, os receivers de home theater de 5-10 anos atrás ainda atendem perfeitamente as necessidades atuais. O maior problema acaba sendo a conectividade. Receivers antigos costumam ter uma abundância de entradas RCA stereo, uma ou duas entradas ópticas Toslink e nenhuma entrada HDMI, visto que elas nem existiam naquela época. Felizmente, a maioria dos dispositivos atuais (Blu-ray player, videogames, media players, etc.) contam não apenas com a saída HDMI, mas também com saída óptica. Assim, as pessoas podem ligar a saída HDMI diretamente na TV para aproveitar a alta definição e a saída óptica diretamente no receiver do home theater. Não é a melhor solução, claro. Mas é perfeitamente aceitável, principalmente quando se considera a alternativa que é investir em um receiver novo, cujos preços (ao contrário do das TVs) não diminuiu quase nada com o passar dos anos, se é que não aumentou.

Seletor de Cabo Óptico Toslink

Seletor de Cabo Óptico Toslink

Mas mesmo essa solução não é livre de problemas. Com apenas uma ou duas entradas ópticas nos receivers antigos, não dá para sair ligando todos os equipamentos que apresentam esse tipo de saída, que incluem decodificadores de TV por assinatura (Sky, Net, etc.), videogames (Playstation 3, XBox 360, etc.), blu-ray players, media players (WDTV Live, etc.) e muitas vezes a própria TV tem uma saída óptica que pode ser usada para ouvir o som do sintonizador interno (incluindo o de TV digital) no home theater. Como ligar mais aparelhos do que o número de entradas do receiver então?

Seletor de Cabo Óptico Toslink

Seletor de Cabo Óptico Toslink

É aí que entra o Seletor de Cabo Óptico Toslink (NEW Digital Optical TOSlink Selector Switch Switcher HD). Com ele você pode conectar até 3 aparelhos com saída óptica (4 com o novo modelo que está disponível agora com o mesmo vendedor), e selecionar qual deles deve ser usado naquele momento. O sinal da entrada escolhida será encaminhado para a saída, onde um segundo cabo óptico o levará até o receiver. A chave é mecânica, portanto nada de controle remoto, mas é aceitável considerando que não mudamos o equipamento que estamos assistindo tantas vezes. O Seletor de Cabo Óptico Toslink também é totalmente passivo, ou seja, não precisa de alimentação externa. Nos meus testes, mesmo ligando 2 Seletores de Cabo Óptico Toslink em série e totalizando 9 metros de cabo óptico, o sinal ainda chegava perfeitamente no receiver. Como esse sinal é digital, não há qualquer degradação na qualidade do audio com o uso do Seletor de Cabo Óptico Toslink. E como o Seletor de Cabo Óptico Toslink é passivo, qualquer sinal de entrada será encaminhado para a saída, seja PCM, Dolby Digital, DTS, ou qualquer outro padrão que utilize cabos ópticos com meio de transmissão.

Seletor de Cabo Óptico Toslink

Seletor de Cabo Óptico Toslink

O vendedor utiliza o ID e-hdtv e está localizado em Hialeah, Florida nos Estados Unidos. No momento ele tem 99,9% de qualificações positivas, com uma pontuação de 7616. O preço do Seletor de Cabo Óptico Toslink é apenas $14,95 USD (dólares dos EUA), e o envio é feito para qualquer lugar do mundo. O frete é de $11,95 USD pelo USPS First Class Mail International, que foi o que eu utilizei. Essa forma de envio não tem rastreamento. O vendedor até me enviou o código, mas no site da USPS ele apenas informa o seguinte:

Class: First-Class Mail International
Service(s): International Letter
Status: Electronic Shipping Info Received

The U.S. Postal Service was electronically notified by the shipper on March 21, 2011 to expect your package for mailing. This does not indicate receipt by the USPS or the actual mailing date. Delivery status information will be provided if / when available. No further information is available for this item.

No site dos Correios brasileiros, esse tipo de pacote não é escaneado normalmente, então ele não aparece nos sistemas, apesar de haverem exceções.

Seletor de Cabo Óptico Toslink

Seletor de Cabo Óptico Toslink

O envio foi feito em 21/03/2011, e chegou em 05/05/2011, cerca de um mês e meio depois. O pacote não foi tributado. O vendedor declarou o pacote como “CABLE SWITCHER”, marcou a opção GIFT, e declarou um valor de apenas $3,20. O remetente veio como “Anderson Souza”, um nome que pode ser de um brasileiro, o que não é pouco provável, considerando que a postagem foi feita em Miami, Florida, onde há muitos brasileiros. Ou talvez tenha sido apenas uma estratégia do vendedor para não chamar a atenção da Receita Federal, e assim evitar uma possível tributação.

Pacote com o Seletor de Cabo Óptico Toslink

Pacote com o Seletor de Cabo Óptico Toslink

Este é o segundo desses Seletores de Cabo Óptico Toslink que adquiro, o primeiro comprei no Mercado Livre há uns 2 anos e paguei bem mais caro. Os dois são visualmente idênticos, mas dá para notar que a qualidade do primeiro era melhor, tanto no acabamento, quanto nos componentes internos que tornam a manipulação da chave mais suave. Como a origem do produto é a China, o mais provável é que alguém criou esse modelo de Seletor de Cabo Óptico Toslink, e outras empresas copiaram o projeto, mas não necessariamente mantendo a mesma qualidade, o que é comum por lá. De qualquer forma, ambos funcionam. Ao verificar o anúncio hoje para escrever o anúncio notei que o vendedor já trocou o modelo do Seletor de Cabo Óptico Toslink que está vendendo. O modelo novo tem outro formato, é preto em vez de cinza, e tem 4 entradas em vez de 3. Ou seja, quem for comprar agora receberá um Seletor de Cabo Óptico Toslink melhor do que o meu, pelo menos na quantidade de entradas (uma a mais), visto que nada sei sobre a qualidade do novo modelo.

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Seletor de Cabo Óptico Toslink (NEW Digital Optical TOSlink Selector Switch Switcher HD). Se você também quiser fazer suas compras no eBay, direto dos EUA ou outros países, clique aqui e boas compras.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/05/16/ebay-seletor-de-cabo-optico-toslink-new-digital-optical-toslink-selector-switch-switcher-hd/

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar
wpDiscuz