Compartilhe

Uma pergunta que recebo de tempos em tempos é: como guardar os videogames antigos e como deixá-los prontos para serem jogados sem ter que instalar/desinstalar cada vez que for jogar. Em primeiro lugar é preciso decidir entre deixar os consoles instalados ou deixá-los guardados. Ambas as abordagens tem suas vantagens e desvantagens. Deixar instalado equivale a ter o console sempre pronto para ser jogado, porém é preciso gerenciar as entradas da TV e lidar a com a poeira que inevitavelmente tende a se acumular. Deixar guardado equivale a ter um trabalho extra sempre que quiser jogar, com o inconveniente de possivelmente desgastar mais as conexões e as embalagens.

Até agora eu tenho optado por deixar tudo instalado, exceto pelas aquisições mais recentes do Atari 2600 e do Atari 2600, que ainda não têm um lugar definitivo. Eu gostaria de ter um quarto só para meus consoles antigos, como o Antonio Borba (maior coleção de Atari do Brasil) ou um basement inteiro, como tem o James Rolfe (Angry Video Game Nerd). Mas infelizmente não tenho espaço para isso (as casas brasileiras deveriam ter basements!). De certa forma nem preciso de tanto espaço pois não sou necessariamente um colecionador. Apenas me limitei a guardar dois consoles da minha infância (Mega Drive III e Super Nintendo), e dois da minha fase adulta (Playstation One e Playstation 3), além de ter um console da geração atual (Playstation 4). Então não é tão difícil gerenciar 5 consoles conectados (e, como mencionei, ainda estou pensando sobre os Ataris).

Na falta de uma sala exclusiva, ou de um basement exclusivo, a sala de TV/estar/whatever está cumprindo esse papel. De certa forma essa abordagem tem uma vantagem, pois posso aproveitar a TV de tela maior e o home theater, que até emula um som 5.1 para os consoles antigos, itens que seriam caros para replicar. Sim, eu sei que há quem prefira consoles antigos em TVs CRT antigas, mas alguém realmente prefere o som dos alto-falantes da TV em vez de um receiver e caixas?

O primeiro problema é espaço físico para manter os cinco consoles conectados. Abrir mão de um visual limpo no rack é inevitável. Então eis o que eu fiz: à esquerda da TV, temos o Playstation 3 e o Playstation One, com alguns acessórios:

À esquerda da TV: Playstation 3 e Playstation One

E à direita da TV, fica o Playstation 4 e o ZBox, que não é um console, mas serve para emular todos os consoles que eu não tenho e arcades:

À direita da TV: O Playstation 4 e o ZBox

E em um dos 4 nichos do rack ficam o Super Nintendo e o Mega Drive III:

Nicho com Super Nintendo e Mega Drive IIII

É claro que usar um dos poucos nichos para consoles antigos acaba exigindo um certo sacrifício de colocar múltiplos equipamentos em um mesmo nicho. Então no nicho acima do Super Nintendo e do Mega Drive III tenho um WD TV Live, um Blu-ray Player e o decodificador da Sky. O decodificador da Sky tem um HD externo, um receptor de extensor de controle remoto, um splitter HDMI e um extensor HDMI por cabo UTP para um ponto escravo, e um balun transceiver para outro ponto escravo. E é por conta disso que os cabos ficaram um tanto embolados. Além disso, nesse mesmo nicho fica o amplificador de sinal VHF+UHF da minha antena e o divisor que divide o sinal para os vários pontos de TV. Muita gente prefere deixar esses itens em cima da laje, mas eu prefiro tê-los à mão para facilitar manutenções e um recente upgrade de um amplificador de 25dB para outro de 30dB, para compensar as perdas de divisores extras para levar antena FM ao receiver Yamaha RX-V675 e VHF+UHF ao Receptor de TV digital terrestre Ekotecg ZBT-670N. Ficou um tanto bagunçado, mas é o preço a se pagar:

Nicho com WD TV Live, Blu-Ray Player, Decodificador da Sky e outros itens

Quanto aos dois outros nichos: um fica com o receiver Yamaha RX-V675. O outro ficava anteriormente com o Playstation One e o decodificador da Sky, mas eles foram remanejados e esse nicho agora está vazio aguardando um console que adquiri recentemente e que está a caminho. Quer saber qual? Fique atento nos próximos artigos.

Mas arranjar espaço físico para alocar os consoles é apenas parte do problema. A segunda parte é como conectá-los à TV. No caso do Playstation 3 e do Playstation 4 é simples. Ambos estão ligados via HDMI diretamente ao Receiver Yamaha RX-V675. Já no caso do Mega Drive III, do Super Nintendo e do Playstation One, todos ganharam um correspondente cabo SCART (veja aqui os cabos SCART do Mega Drive, do Super Nintendo e do Playstation One). Cada cabo SCART entra em um seletor SCART, o seletor SCART por sua vez entra em um conversor SCART -> HDMI, que por sua vez é conectado na TV. A TV envia o som ao Receiver Yamaha RX-V675 via ARC (Audio Return Channel). Então para jogar basta selecionar o console correspondente no seletor SCART e a entrada correspondente ao conversor SCART -> HDMI na TV. Tudo isso fica escondido atrás da TV. É relativamente fácil acessar, mas nem tão fácil de limpar, e na verdade nem é muito recomendável ficar desconectando para limpar para não fragilizar os conectores. Isso explica o pó que pode ser visto na foto.

O seletor SCART para ligar os consoles antigos

Por fim, as fontes dos consoles antigos estão todas conectadas nesse filtro chinês com tomadas universais e interruptores individuais, que fica escondido atrás do Playstation 3, de forma que posso ligar apenas o que vou usar. Playstation 3 e Playstation 4 ficam ligados constantemente, visto que fazem atualizações automáticas. Tanto os dois consoles mais recentes quanto o filtro com os consoles antigos estão conectados a outro filtro que tem comprovadamente uma dose extra de proteção, pois a maioria dos filtros são apenas multiplicadores de tomadas e não confio apenas neles.

O filtro chinês com tomadas universais e interruptores individuais, onde são ligadas as fontes dos consoles antigos

E é assim que meus videogames ficam conectados. E você? Como conecta/guarda seus consoles?

Atualização (10/09/2014): Acrescentando uma foto do rack quase completo. É difícil de conseguir um bom ângulo porque a sala é pequena, então coloquei duas fotos para mostrar o painel até o teto.

O rack completo

O rack completo

5 1 voto
Article Rating

Compartilhe
Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Ver Comentários

    • Felipe,
      Uso um ProEletronic PQAL3000. Uso o mesmo sinal para a TV e para o amplificador, um de cada saída do divisor.
      Porém agora fui ver a especificação do PQAL3000 e vi que ele tem FM Trap. Não tinha percebido isso pois mesmo com o FM Trap pego uma quantidade considerável de emissoras FM. Vou tentar por um divisor ou um TAP antes do amplificador para tirar o sinal de FM antes do Trap.

    • Fiz alguns testes e descobri algo um tanto estranho:
      - Com o amplificador e os divisores, o receiver detecta 17 estações de FM, todas abaixo de 100 MHz.
      - Com a antena ligada diretamente no receiver, ele detecta 11 estações, em todo o espectro de FM.

      Minha conclusão é que o Trap de FM do amplificador na verdade só atua de 100 MHz para cima, e até 100 MHz ele está inclusive amplificando o sinal o suficiente para trazer estações que antes não eram detectadas.

      Agora fiquei em uma situação complicada, pois de qualquer forma eu perco estações. O jeito vai ser arranjar um amplificador sem Trap de FM ou manter o amplificador atual e usar um segundo amplificador apenas para o receiver.

      • Valeu Skooter, preciso de um amplificador destes.

        O sinal aqui até que não é ruim porem quando passa um carro na rua o sinal cai, ai não consigo assistir.
        Já o sinal de Fm é um pouco instável em algumas estações.

        Eu busco um amplificador que melhore os sinais de FM e TV, será que existe alguma versão sem o FM Trap?

        • Da ProEletronic o único sem FM Trap é o mais fraquinho, de 15dB. Aparentemente os mais fortes precisam do FM Trap para que as estações de FM não saturem e estraguem o sinal de TV. Talvez você encontre de outras marcas. Mas talvez você tenha que deixá-lo num lugar onde fique fácil ligar o trap para ver TV e desligar para ouvir FM por conta desse negócio de saturar.

          Eu achei aqui um booster antigo de 30dB, desses de peça única (como amplificador) que tem um switch para ligar/desligar o FM Trap. Nunca gostei dele para TV, mas coloquei ele para FM e resolveu o problema. Com o trap desligado ele pega grande quantidade de estações. Com trap ligado as mais fracas somem e ele pega interferência dos canais de TV em várias frequências.

          Então agora ficou assim: Antena de VHF e Antena de UHF entram em um misturador, desce um único cabo até um divisor. De uma das saídas do divisor sai um cabo pra esse booster de 30dB com o trap desligado que é ligado direto no receiver. Da outra saída do divisor sai um cabo para o amplificador de 30dB de VHF/UHF com trap de FM. Desse amplificador ligo um divisor para os pontos de TV da casa.

  • Skooter, muito obrigado pela referência à minha coleção, gostei do link! Sabe que eu tenho espaço no quarto da coleção, que não fica onde eu moro. No meu ap, a dificuldade é muito parecida, porém reduzi o número de consoles. Você me deu a ideia de documentar essa parte. Parabéns pelo investimento! Abraços

    Ps.: favor apagar meu comentário anterior, a URL estava errada. Abraços

    • Obrigado pela visita Antonio. Não sabia que sua coleção ficava em outro local. É uma boa ideia documentar essa parte, achei sua coleção muito bem organizada, e se possível vou pegar alguma ideia. Ainda estou pensando em uma forma de colocar um Atari no meu rack. Os dois que já tenho provavelmente vou manter guardados, mas tenho um americano com S-Video e Vídeo Composto à caminho que gostaria de colocar na sala. Talvez deixar montado em uma maleta como as antigas para ficar fácil de usar. Acho que o Atari é o tipo do console que foi feito para ficar perto do jogador, por conta das chaves no console, dos controles com fios curtos, mas RF e fonte com fios longos.
      []s

  • Skooter no caso do mega drive e do super nintendo não tem risco de super aquecimento eles dentro do nicho ? e segundo tenho um sonho de fazer isso nos meus pois tenho mega drive , super nintendo , ps2 , wii , ps3 e xbox360 e também o bluray player da sony s190 e meu maior medo era o super aquecimento e a umidade. um abração mano

    • Acho que super aquecimento não é um grande problema para esses consoles mais antigos. Nunca tive nenhum problema com isso, nem na minha infância, nem agora com os consoles nos nichos, apesar que hoje em dia é raro eu passar mais que uma hora jogando sem parar. No RS, por ser mais frio que aqui, acho que você também não teria problemas com isso. Quanto à umidade não sei te dizer, aqui o problema é normalmente a falta de umidade, tanto que uso umidificador frequentemente.

Share
Publicado por
Skooter

Recent Posts

[Review] 4x Tomada Inteligente WiFi Tuya 16A compatível com Smart Life, Alexa, e Google Home

As quatro Tomadas Inteligentes WiFi Tuya 16A compatíveis com Smart Life, Alexa, e Google Home…

terça-feira, 30 de abril de 2024

Estabilizando um Intel Core i9-14900K na Placa Mãe Asus ROG STRIX Z790-E Gaming WiFi

No último mês de fevereiro eu fiz um upgrade no meu computador, colocando os seguintes…

quinta-feira, 25 de abril de 2024

[Review] Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos

A Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ conta com visão noturna, duas lentes, tela dupla, sistema…

quinta-feira, 18 de abril de 2024

[Review] KONNWEI KW650: Testador de Bateria de Carro e Motocicleta 12V 6V com Análise de Partida e Carga

O KONNWEI KW650 é um equipamento para teste de baterias de carros e de motocicletas,…

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Delay no Teclado, Teclas Falhando e Repetindo: ASUS Armoury Crate, Corsair iCue e HWiNFO64

Este é um problema que surgiu após o meu último upgrade, então é provável que…

terça-feira, 02 de abril de 2024

Placa SATA PCIe com Controladora Asmedia ASM1166 não é detectada em placa-mãe com chipset Intel Z790 – Problemas e Soluções

Este é um problema que ocorreu com minha Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com…

sábado, 09 de março de 2024