Modem Vivo WiFi em Modo Bridge – Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I – Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL

Compartilhe

Como eu comentei rapidamente no artigo sobre o DPS Protetor Contra Raios p / Cabos Clamper, assino um provedor local de Internet por fibra óptica, que é a melhor opção que tenho em minha região. Mas não estava muito satisfeito com a estabilidade, então assinei também o Vivo Internet Fixa, em ADSL (o antigo Speedy), pois a Vivo não atende minha região com fibra óptica. Assim com dois provedores não muito confiáveis eu faço uma conexão confiável e ainda tenho uma vazão somada maior.

O modem que recebi da Vivo foi o WiFi da Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL. Na interface web o que aparece é um wizard que não dá praticamente nenhuma opção de configuração, mas o técnico deu a dica: acessar o modem pela URL http://192.168.1.1/padrao, usando o usuário admin e a senha que são os 4 últimos dígitos do endereço MAC do modem. Com isso é possível fazer algumas configurações, mas ainda assim elas são um tanto restritas, e colocar o modem em modo bridge não era uma opção disponível, infelizmente.

Modem Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676)

Eu prefiro o modem em modo bridge pois já tenho um bom roteador, que é o ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900. Deixar dois roteadores na rede e ter duplo NAT é algo que eventualmente traz problemas, principalmente com jogos online. Até pensei em usar outro modem, mas esse Datacom consegue alcançar taxas maiores que o TP-Link TD-8816, que seria a alternativa que eu tenho em casa.

Mas recentemente aprendi que dá para desbloquear todo o potencial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I e ter acesso a configurações mais avançadas, inclusive a configuração com bridge. O procedimento está neste blog. É para o Coletek W-N2120, utilizado no Vivo Fibra, mas também funciona perfeitamente no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I. A ideia é acessar diretamente uma URL no modem que permite baixar um arquivo com todas as configurações (um backup), fazer uma pequena alteração e subir as configurações de volta para o modem (restore). Há um pequeno programa que ajuda nesta tarefa, o Telnet2764 (Sagecom 2864 Tool). Ele baixa as configurações, permite editá-las e subi-las novamente. A ideia é achar o seu usuário (admin se você não alterou) nas configurações. A string é ‘(username(admin))’. Logo abaixo tem o papel dele ‘(role(home))’. É só alterar o papel de ‘home’ para ‘super’. Aí basta subir a configuração de volta para o modem e pronto. No próximo acesso a interface web já estará completa com todas as opções.

Tela inicial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I após o desbloqueio

Para configurar como bridge, primeiramente desabilitei a conexão PPPoE feita pelo próprio modem. Apenas usei o botão “Desabilitar” no menu “Conexão com a Internet”, submenu “Configurações”, como mostra a tela abaixo:

Desabilitando a conexão PPPoE no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Por fim, é preciso entrar em “Sistema”, depois “Conexões da Rede”, clicar em “Lan Bridge” e, finalmente, em “Ponte”. Ali aparecem três caixas marcadas, a do switch LAN (as duas portas LAN) e as duas conexões de access point WiFi. A conexão WAN ETHoA está desmarcada, é só marcá-la e pronto. A porta WAN já terá uma ponte com as portas LAN. Daí é só ligar uma porta LAN do modem no roteador e configurar a conexão PPPoE no próprio roteador.

Criando a ponte no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Configurando a conexão PPPoE da Vivo Internet Fixa no roteador

Vale lembrar que usando o modem como bridge, a interface do modem fica inacessível pela rede, pois ele está fora da LAN do roteador, ainda que seu IP esteja na mesma faixa. Também não adianta colocar o IP em outra faixa, pois nesse caso o roteador vai encaminhar os pacotes para o gateway. A solução, no caso do ASUS RT-AC68U, é criar um segundo IP para a porta WAN do roteador e colocá-lo na LAN. Uma forma de fazer isso é logar no roteador via SSH e digitar:

ip addr add 192.168.1.2/24 dev vlan3 brd +
iptables -I POSTROUTING -t nat -o vlan3 -d 192.168.1.0/24 -j MASQUERADE

Esta configuração é com o roteador no modo Dual WAN e com o modem na WAN2. Para outras configurações é só alterar o ‘vlan3’ para a vlan correta. Essa configuração precisa ser refeita sempre que o roteador é reiniciado. Uma forma de automatizar isso é usar o firmware RMerlin e criar um script chamado nat-start em /jffs/scripts com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
ip addr add 192.168.1.2/24 dev vlan3 brd +
iptables -I POSTROUTING -t nat -o vlan3 -d 192.168.1.0/24 -j MASQUERADE
logger Acesso direto ao modem da Vivo configurado

É importante que nat-start esteja executável:

chmod 755 nat-start

Para outros roteadores talvez não seja possível fazer esse tipo de configuração. Nesse caso uma solução é ligar a segunda porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador. É importante nesse caso desabilitar o servidor DHCP do modem:

Desabilitando o servidor DHCP do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

É interessante notar que ao conectar uma porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador, o modem já pedirá um IP ao roteador. Assim o modem fica com dois IPs, o fixo (192.168.1.1 por padrão) e o que ele adquiriu do roteador. Convém configurar o roteador para sempre dar o mesmo IP para o modem no DHCP para facilitar os futuros acessos. No meu caso deixei o 192.168.0.4 para o modem, e agora é assim que eu acesso sua interface na rede interna, utilizando um TP-Link TL-R470T v4, que agora faz a função de roteador e Load Balancer na minha rede, deixando o ASUS RT-AC68U apenas como access point e switch (falarei mais disso em um próximo artigo).

Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I com o IP fixo e o adquirido do roteador

3 1 voto
Article Rating

Compartilhe
Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Ver Comentários

  • Skooter, obrigado pelo tutorial, consegui acessar diversas configurações do meu modem/roteador DM2270.

    Gostaria de verificar se vc pode me ajudar com uma dúvida, por favor, você sabe se funciona utiliza-lo só como roteador?
    Conectando-o a o modem da vivo Coletek W-1101?

  • Ola tutorial muito bom.
    Tenho um Modem Datacom DM2270 também. Gostaria de saber se é possível receber o sinal de internet pela porta LAN1 ou LAN2 deste modem e rotear o sinal via wireless? Pois o cabo vem direto da rua para a placa de rede do PC como uma ligação ponto a ponto entre o Servidor de Internet e a minha casa. Queria configura-lo para autenticar automaticamente no servidor. É possivel?
    Grato
    Josue

    • Ola josue,
      Talvez se você deixar a ponte entre o WAN ETHoA e LAN Hardware Ethernet Switch, ele consiga autenticar o PPPoE na conexão LAN (supondo que seja PPPoE), e o LAN Wireless 802.11n Access Point ficaria separado para atuar como LAN. Mas não sei dizer se isso vai funcionar, só testando para saber.

  • Cara valeu pela dicas...um detalhe importante: em "conexoes de rede", no link WAN PPoE, configurar como conexão subjacente "LAN bridge" e bingo...Grande abraço
    Att: Josue

  • Olá Amigo,

    Primeiro parabéns pelo post, estou quebrando a cabeça para tentar resolver aqui talvez seja mais simples do que eu imagino, quero colocar um TP-Link 741 como WDS, porém não navega, descartei erro de IP e o modem esta legal é só com esse modem que ele nao esta funcionando alias o meu DSL igual ao seu, eu vi em outro forum como desbloquear agora to pesquisando como configurar, se puder ajudar agraço. Obrigado.

  • Parabéns pelo tutorial! Gostaria de saber se há alguma ferramenta nativa ou externa para reiniciar o modem automaticamente (Só para mudar o IP). Eu tentei naquele agendador mas não consegui. Obrigado.

  • Boa tarde amigo,
    Estou com um modem desse mesmo modelo (datacom dm2270 adsl 2ft+2wi) e gostaria de saber se é possível utiliza-lo apenas como roteador wifi, tendo como modem um outro equipamento que já veio com minha fibra contratada.
    Agradeço desde já!

  • Opa meu querido. Tenho a pouco tempo Speedy/modem DM2270. Problema: não consigo acessar a Multifuncional Epson XP214 pelo wifi . Como o modem não tem WPS (ou talvez eu não tenha achado) não sei como configurá-lo para tal. Já liberei o modo avançado do modem. Você saberia me guiar passo a passo nisso ou se não.. saberia aonde posso encontrar documentação? Obrigado pela atenção.

    • A Multifuncional não te dá opção de configura-la inserindo manualmente a chave do WPA? Normalmente não é necessário nenhum ajuste no roteador nestes casos.

  • Bom dia, ótimo tutorial, gostaria de saber se dessa forma em bridge ele passa o IP externo (fixo) da vivo para o meu roteador, pois utilizo um sonicwall, e preciso do ip externo (fixo) para acessos remotos e vpn ..

Share
Publicado por
Skooter

Recent Posts

Estabilizando um Intel Core i9-14900K na Placa Mãe Asus ROG STRIX Z790-E Gaming WiFi

No último mês de fevereiro eu fiz um upgrade no meu computador, colocando os seguintes…

quinta-feira, 25 de abril de 2024

[Review] Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos

A Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ conta com visão noturna, duas lentes, tela dupla, sistema…

quinta-feira, 18 de abril de 2024

[Review] KONNWEI KW650: Testador de Bateria de Carro e Motocicleta 12V 6V com Análise de Partida e Carga

O KONNWEI KW650 é um equipamento para teste de baterias de carros e de motocicletas,…

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Delay no Teclado, Teclas Falhando e Repetindo: ASUS Armoury Crate, Corsair iCue e HWiNFO64

Este é um problema que surgiu após o meu último upgrade, então é provável que…

terça-feira, 02 de abril de 2024

Placa SATA PCIe com Controladora Asmedia ASM1166 não é detectada em placa-mãe com chipset Intel Z790 – Problemas e Soluções

Este é um problema que ocorreu com minha Placa PCI Express 3.0 x4 ZyDAS com…

sábado, 09 de março de 2024

Troca de Switches do Mouse Logitech G502 Hero – Novos: Kailh GM 8.0 – Problemas e Soluções

Há três anos, em 2021, destaquei no Skooter Blog o Mouse Logitech G502 Hero, recebido…

sábado, 13 de janeiro de 2024