Neste artigo falo sobre o Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK, que adquiri para gravar CDs, DVDs e Blu-rays.
Motivação
O motivo da aquisição foi que recentemente fui gravar um CD-R de música com o meu Gravador de DVD+/-RW Sony AD-7280S, adquirido há mais de 3 anos, e o resultado da verificação de superfície do Nero não deu um bom resultado. A mídia em questão era um CD-R da Sony, cuja compra já relatei aqui no Skooter Blog. Conferido com o Opti Drive Control, o mau resultado se repetiu, como pode ser visto na figura abaixo.
Resolvi testar a gravação do mesmo conteúdo em com outra mídia CD-R, também da Sony, porém adquirida em 2008. O resultado foi bem melhor, como pode ser visto na figura abaixo.
Que as mídias atuais não são boas como as antigas eu já sabia. Mas não há muito o que fazer. Os estoques antigos já se foram. As boas fábricas já fecharam. As boas marcas, como Sony, sempre tiveram a produção terceirizada, mas antes terceirizavam para boas fábricas. Agora que boas fábricas não existem mais, ela passou a terceirizar para fábricas apenas medianas. No caso dos DVDs, isso é visível inclusive no ID da mídia. No CD não houve mudança no ID e até mesmo fisicamente os discos continuam parecidos, mas a mudança ocorreu.
Como mídias de primeira linha não existem mais, o jeito é se adaptar com as de segunda linha mesmo. E para isso achei melhor investir em um gravador melhor. Eu também já tinha um Gravador de Blu-ray LG, modelo HL-DT-ST BD-RE BH14NS40, que também foi adquirido há mais de 3 anos, e só foi escolhido porque LG era a única marca que se encontrava na época, mas nunca fui muito fã dela e as gravações dele também não são nada excepcionais.
O Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK
Para o novo investimento resolvi pesquisar por um bom modelo e o Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK aparecia frequentemente nas minhas pesquisas, citado como um dos melhores. Outra vantagem da Pioneer é que ela aparentemente produz seus próprios drives e não fica lançando novos modelos a todo momento. Há outros fabricantes que lançam muitos modelos e/ou terceirizam a produção e trocam de fabricante com frequência, dificultando as aquisições.
No caso da Pioneer, o Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK está em linha há mais de dois anos, tanto que o meu foi fabricado em janeiro de 2014. E mesmo com tanto tempo após o lançamento, a Pioneer continua lançando novas atualizações de firmware. O meu veio com o firmware 1.10, e assim que o instalei já atualizei para o firmware 1.34 lançado no mês passado (18/05/2016).
Fotos e Vídeos
Confira algumas fotos do Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK:
Confira também este vídeo do unboxing do Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK:
E por fim, um vídeo do Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK em ação. Repare que ele é bastante silencioso:
Testes de Qualidade
A primeira tarefa do Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK foi gravar um CD de áudio com a mídia CD-R Sony adquirida no ano passado. Ele se saiu bem na tarefa como pode ser visto na figura abaixo que mostra o teste de qualidade.
Note que continuo usando o Gravador de DVD+/-RW Sony AD-7280S como scanner para testar a qualidade das gravações, pois o Pioneer é conhecido por ser um bom gravador, mas não é um bom scanner, como pude comprovar no teste que fiz com a mesma mídia da primeira gravação, e cujo resultado mostro na figura abaixo.
Em seguida, gravei um segundo disco de áudio, também na mídia CD-R Sony adquirida no ano passado e o resultado do teste de qualidade novamente foi bom.
Para facilitar a comparação com outros testes de qualidade disponíveis na Internet, refiz o teste acima com a taxa de leitura limitada em 4X, o que reduz a quantidade de erros de leitura.
Por fim, gravei também um CD de dados e fiz um teste de qualidade, obtendo resultados ligeiramente superiores ao do CD de áudio, como era esperado.
Todos os CDs de áudio foram gravados na velocidade máxima. Com velocidades menores é possível que a qualidade da gravação ficasse ainda melhor.
Já fiz também algumas gravações de Blu-ray com o novo Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK, mas nesses infelizmente não tenho como testar a qualidade, pois nenhum de meus drives faz teste de qualidade em Blu-ray. Teria que adquirir um drive da LiteON para isso, mas por enquanto deixei-o para o final da lista de prioridades.
Ainda não gravei nenhum DVD com o Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK, e por isso não há testes de qualidades de DVDs neste artigo. Mas, caso haja interesse dos leitores (deixe um comentário), eu posso acrescentá-los, pois devo gravar alguns DVDs ainda nessa semana.
Por enquanto o Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK está aprovado e estou considerando-o como uma boa aquisição, melhorando consideravelmente a qualidade das minhas gravações.
Fiquei curioso para saber porque voce ainda utiliza CD de audio e Blu-ray?
Meu último CD de áudio foi para testar o som do cabo SCART do Playstation. Foi quando eu percebi que as gravações estavam ficando ruins. Esses dois que gravei com o novo gravador foram para a minha mãe. Blu-ray eu uso para fazer backup de fotos e vídeos. Apesar de sincronizar automaticamente com outros computadores e fazer backup automático em NAS e HD externo, sempre existe a possibilidade de apagar algum arquivo acidentalmente, ou de um arquivo corromper e se propagar pelos backups e eu não perceber. Então, sempre que junto uns 20GB de fotos ou de vídeo, gravo-os em um BD-R. Recentemente também resolvi assistir alguns DVDs que eu converti a partir de minhas fitas VHS há uns 10 anos. Na época os DVDs ficaram perfeitos na TV CRT, mas nas TVs HD de hoje dá para notar alguns artefatos da compressão MPEG. Então pretendo redigitalizar tudo, e mais algumas que eu ainda não tinha digitalizado, nos próximos meses. Só não decidi ainda se vou desentrelaçar e salvar tudo como MP4 (h.264/AAC) para deixar no NAS e assistir no WDTV Live, HTPC ou direto na TV via DLNA, ou se manterei entrelaçado e farei AVCHDs e Blu-rays para usar… Ler mais »
opa saudações, esse gravador está firme forte ? estou precisando de um gravador de BD mais estava em duvida entre esse modelo e o Pioneer Bdr-xd05s porem esse ultimo é externo.e outra pergunta o BDR 209 aceita midia de 128GB ? Obrigado desde já
Sim, o gravador continua funcionando. Quanto à mídia não sei te dizer, só usei mídia de até 50GB.
[…] basicamente porque era o que tinha na loja e era o que cabia no orçamento. Em casa eu tenho um Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK, então se dinheiro e fornecedor não fossem problema, teria escolhido algo nessa […]
Tenho um Pioneer 221, um BDR-208 e um BDR-209D, gostaria de saber como atualizar o firmwire do 209 porque já baixei o arquivo inclusive, depois aplico nos outros.
Obs: O 208 tá com problema para abrir o compartimento pelo botão externo, o que fazer?
Eu nem tinha reparado que sairam novos firmwares pro BDR209-DBK.
Acabei de baixar e instalar a versão 1.51. Só executei o arquivo e ele atualizou automaticamente.
Opa. Excelente artigo. Achei que era o único que ainda fazia backups em mídia óptica. Poderia informar qual um bom Gravador/Scanner de Bluray?
Não sei te dizer. Dizem que os da Lite-on são bons, mas não sei quais são os modelos atuais.
[…] de mídia (CD e DVD) que outros drives não fazem. Para gravar CDs, DVDs e Blu-Rays uso um Gravador Blu-ray Pionner BDR 209-DBK, já mostrado aqui no Skooter Blog. Por fim, tenho ainda um gravador de Blu-Ray LG, modelo HL-DT-ST BD-RE BH14NS40, cuja qualidade de […]
a nível de gravadores,a Pioneer deve ser do melhor que há!a LG tem fraca qualidade em termos de duração,por experiência própria!Sony também muito bom!