Instalando CD dos Adicionais para Convidado do VirtualBox no Fedora 27

Este é mais um artigo da série Problemas e Soluções. Dessa vez o desafio é instalar o “CD dos Adicionais para Convidado” do Oracle VM VirtualBox em um Linux Fedora 27 Workstation.

O “CD dos Adicionais para Convidado” pode ser inserido virtualmente no drive virtual da máquina virtual (tem muito virtual nessa frase!) e ser instalado para oferecer funcionalidades adicionais, como o compartilhamento fácil de arquivos entre os sistemas operacionais do hospedeiro e do convidado, a área de transferência compartilhada, dentre outros.

Problema

Instalar o “CD dos Adicionais para Convidado” é trivial em muitos sistemas, como o Windows 10 ou o Linux Ubuntu, mas no Fedora o negócio é mais complicado, pois alguns pacotes necessários não vem instalados por padrão. E assim a instalação falha. A Oracle poderia prever isso e já disparar a instalação dos pacotes faltantes automaticamente, mas infelizmente esse não é o caso.

Solução

A solução que encontrei veio do LinuxBabe.com, e reproduzo aqui, com adaptações:

Primeiramente, atualiza-se o Fedora completamente

Em seguida, instala-se os pacotes necessários:

Para poder acessar pastas compartilhadas é necessário adicionar o usuário no grupo vboxsf, isto é feito com o seguinte comando:

Por fim, reinicia-se o Fedora:

As pastas compartilhadas automaticamente ficam dentro do ‘/media’.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/03/09/instalando-cd-dos-adicionais-para-convidado-do-virtualbox-no-fedora-27/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar sobre