SD2SNES com suporte a SA1 e Super FX

Quando adquiri meu SD2SNES em 2013, fiquei muito satisfeito de poder jogar quase todos os jogos de Super Nintendo no hardware original do meu Super Nintendo, sem emulação.

O “quase” ficava por conta de alguns chips especiais presentes em alguns cartuchos do Super Nintendo. O SD2SNES já implementava vários deles, incluindo DSP-1, CX4 e ST010. Mas ainda faltavam o Super FX e o SA1, que foram usados em clássicos como Star FoxSuper Mario World 2: Yoshi’s IslandSuper Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Até então, acreditava-se que o hardware do SD2SNES nem mesmo suportaria o Super FX e o SA1. Mas há alguns meses essa situação começou a mudar, um sujeito cujo nick é redguy surgiu nos fóruns do site do Krikzz anunciando que estava implementando o Super FX. Suas implementações ainda não estão no firmware oficial, mas podem ser baixadas no Github do redguy.

Em abril fiz uma live testando vários jogos do Super Nintendo que usam o Super FX, incluindo o Star Fox 2, que acompanha o Super Nintendo Classic Edition, e que finalmente pode ser jogado em hardware real sem necessidade de canibalizar outros cartuchos que usam o Super FX. Confira os arquivos dessa live:





E a nova surpresa é que o redguy agora está implementando o SA1. É o melhor uso que posso imaginar para aquela frase “E não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”. Ainda não há firmware disponível com a implementação, mas um vídeo postado no Youtube já mostra o Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars rodando… e muito bem!

Agora é aguardar o lançamento para o público. E imaginar: qual será a próxima novidade que o RedGuy ainda nos trará?

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/06/26/sd2snes-com-suporte-a-sa1-e-super-fx/

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Hottest comment thread
1 Autores de comentários
Autores de comentários recentes
  Inscrever  
mais novos mais velhos mais votados
Notificar sobre
Membro
Luis Carlos Jansen

Valeu pela notícia. Ainda tomando coragem pra comprar esse gadget mas feliz em saber que não está parado.