nov 07 2006

Camera de 10 megapixels para tirar fotos em 640×480 (VGA)

As cameras fotográficas digitais estão cada vez mais baratas e mais populares. Em todo lugar que você vai existe pelo menos uma pessoa tirando fotos, em eventos e situações que não se fotografaria na época que o filme químico predominava.

Mas é curioso notar que a grande maioria, eu diria que mais de 90%, das pessoas sub-utilizam suas máquinas fotográficas, usam apenas os recursos básicos, jamais exploraram os recursos mais avançados e principalmente: subutilizam a resolução de seus sensores.

A grande maioria usa a patética resolução VGA, que acaba com todo e qualquer detalhe, que acaba com qualquer possibilidade de uma impressão decente, que faz com que qualquer camera atual seja tão boa quanto uma das primeiras cameras digitais de meados de 1997 que tinham 640×480 como resolução máxima.

A desculpa para usar tal resolução: cabem mais fotos. A quantidade é mais importante que a qualidade. Na resolução máxima cabem muito poucas fotos. Mas por que? Eis os motivos:
1) Culpa dos fabricantes: Na guerra de preços o primeiro ítem que dança é o cartão de memória, que acaba indo com o menor tamanho possível. Serve apenas para testar a máquina. Ninguém se arrisca a incluir um cartão maior porque isso subiria o preço e esses 90% que usam resolução VGA jamais seriam capazes de reconhecer o valor agregado adicional. E isso nos leva ao segundo e maior culpado…

2) Culpa dos consumidores: Sim, eles são os principais culpados, pra que comprar uma camera de 10 megapixels e tirar fotos em VGA? Não existe razão pra isso. Seria melhor comprar uma camera de menor resolução (e utilizar o dinheiro restante para comprar um cartão), mas utilizá-la plenamente, garanto que fotos de 5 megapixels tirada com uma camera de 5 megapixels são infinitamente melhores que fotos VGA tiradas com uma camera de 10 megapixels.

Curiosamente a pergunta que todo leigo faz quando ve uma máquina fotográfica é: “Quantos megapixels ela tem?”. Ninguém nem sabe exatamente o que essa medida quer dizer, mas ela está sendo usada para indexar o quão boa uma camera é, da mesma forma que os megahertz do computador foram usados pelos leigos como única medida de quão bom um PC é. Mas no PC pelo menos esses megahertz todos não passavam tão subutilizados, nas máquinas fotográficas as pessoas querem comprar mais e mais megapixels, mas nunca os utilizam, é igual a comprar uma Ferrari e só andar na primeira marcha.
Mas quanto tempo vai demorar para que os consumidores percebam isso? Sou pessimista, com o tempo as coisas só vão piorar, e a tendência é que a subutilização continue, só saíremos do patamar VGA quando a resolução das cameras aumentarem e a resolução mínima passar a ser 1 megapixel ou mais.  E ainda assim vai ter gente que vai reclamar que a camera antiga cabia mais fotos e elas eram menores…

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2006/11/07/camera-de-10-megapixels-para-tirar-fotos-em-640x480-vga/

Deixe um comentário

1 Comentário em "Camera de 10 megapixels para tirar fotos em 640×480 (VGA)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz