fev 01 2008

Ferramentas para backup e sincronização

Quem estuda/trabalha com computadores certamente já lidou com o problema de backup e/ou sincronização de dados. Fazer backup é essencial, me lembro de quantos colegas de faculdade viram seus HDs pifarem e levarem junto com eles diversos trabalhos importantes, até monografia de fim de curso já vi aluno tendo de digitar inteira novamente as vésperas de entregar (e ainda deu sorte de ter uma cópia impressa). Eu mesmo nunca perdi nenhum HD, mas sei que isso pode acontecer a qualquer momento, então dou atenção especial aos backups.

O problema da sincronização também é comum quando utilizamos vários computadores: em casa, no trabalho, na escola, em PCs e em laptops, e assim por diante. Quando são poucos arquivos o negócio até que é fácil, um pendrive e um par de Ctrl+C, Ctr+V resolvem o problema. Mas e quando a quantidade e o tamanho dos arquivos é grande? Aí é que entram em cena algumas ferramentas para acelerar o trabalho. Vou falar de algumas delas que uso e que pretendo avaliar, e deixar os comentários para quem quiser sugerir outras ferramentas.

  • SyncToy: esse powertoy da Microsoft quebra um galhão na hora de sincronizar os documentos entre o HD e o pendrive, ou mesmo entre dois HDs. Copiando só o que foi modificado, com várias formas de sincronizar (replicando dados apenas em um sentido ou em ambos), etc. Tem uns bugzinhos chatos as vezes, mas em geral funciona bem e é minha opção preferida para sincronizar o pendrive.
  • FolderShare: esse serviço, adquirido pela Microsoft, permite que dois ou mais PCs estejam sincronizados sempre (através de um software que roda em background instalado em todos), seja através da rede local ou da internet. Qualquer arquivo modificado é imediatamente enviado aos demais PCs sincronizados. Nada fica armazenado no servidor, portanto é preciso que os PCs estejam ligados para que haja a sincronização. Se um deles está desligado não há problema, quando ele for ligado a atualização será feita. Caso o arquivo seja modificado em dois lugares antes da sincronização o programa renomeia um deles adicionando o nome do PC que o editou e deixa as duas cópias para que o usuário escolha qual manter. Ideal para sincronizar o micro de casa com o do trabalho, ou um laptop e um desktop, ou até mesmo um grupo de trabalho de várias pessoas. Infelizmente existem limitações no número máximo de arquivos por tarefa (10.000) e no número máximo de tarefas (10). Além disso em dezembro a Microsoft deu uma mancada monstruosa que durante 3 dias apagou arquivos que continham acentos ou caracteres especiais. Eles foram para a lixeira do programa onde puderam ser recuperados, mas isso não evitou um bom transtorno até porque não dava pra saber qual era a pasta original de cada um deles. Faltou também uma opção pro software de sincronização rodar como serviço, evitando que o usuário tenha de estar logada para sincronizar.
  • Nero BackItUp: minhas escolha para fazer os backups em DVD+RW. A facilidade do backup incremental é muito boa, o que garante uma sobrevida aos frágeis DVD+RW, pois o disco só é apagado quando o DVD enche depois de vários backups incrementais.
  • XCopy: o velho comando X-Copy dos tempos de MS-DOS (e mantido em todas as versões do Windows) quebra um galhão na hora de copiar para outra pasta apenas fotos que foram tiradas/modificadas após uma certa data. Esse diretório é então gravado em DVD+RW em modo incremental também. Mas porque não copiar direto da pasta original? Porque toda vez que as fotos completam um DVD elas são gravadas em DVD+R, e aí só as que foram tiradas da data da gravação do DVD+R em diante deverão ser colocadas em DVD+RW. Não houve acordo com o Nero BackItUp com relação a datas, então o jeito foi apelar para o XCopy.
  • Acronis True Image: excelente para copiar uma partição inteira (fazer uma imagem) e restaurá-la depois (bom para transferir sistemas de laptops por exemplo), a cópia pode ser feita a quente (com o sistema operacional rodando) ou a frio (com um disco de boot carregando apenas o software fora do SO). Levou vantagem em cima do Norton Ghost, cuja última versão eliminou o backup a frio. Faz o backup também pra unidades de rede, ótimo recurso. Pretendo testar agora seu potencial para cópias incrementais em um HD externo de backup.
  • Xdrive: enquanto o tal GDrive do Google é apenas um rumor resolvi procurar outros serviços de armazenamento online. Por que armazenar online? Existe uma história (não sei se verídica ou não) de uma empresa que tinha sede no World Trade Center, o escritório ficava em uma torre e o backup ficava na outra, e assim perderam-se os dados e o backup juntos. Por essas e outras é bom ter um backup localizado fisicamente longe dos dados originais. Queria algo com uma boa capacidade de armazenamento e acesso por FTP. Infelizmente quase tudo é pago. De graça apenas pouca capacidade de armazenamento e poucos recursos. Acabei escolhendo o Xdrive, que não é o maior nem o melhor, mas pelo menos tem um nome grande (AOL) por trás, diferente da maioria, que pertencem a pequenas empresas e/ou start-ups que podem sumir a qualquer momento. O Xdrive oferece 5GB, suficiente para meus documentos (Word, Latex, Excel, imagens, artigos, e afins), mas insuficiente para minha coleção de fotos por exemplo. Não tem FTP, mas tem um software proprietário que faz os uploads, com possibilidade de backup incremental e agendamento. É cedo para avaliá-lo, mas parece estar funcionando bem. Espero que o Google entre logo no mercado oferecendo uma capacidade maior de armazenamento, fazendo com que todos os outros serviços tenham que correr atrás. É só lembrar de como os serviços de e-mail tiveram que correr atrás depois que o Gmail foi lançado.

Enfim, esses são os softwares que estou utilizando para backup e sincronização, fiquem a vontade para sugerir outros e/ou dar opiniões. 🙂

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/02/01/ferramentas-para-backup-e-sincronizacao/

Deixe um comentário

1 Comentário em "Ferramentas para backup e sincronização"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Tiago Martins
Visitante
Tiago Martins

Há ainda o SYNCING.NET que serve para sincronizar pastas (semelhante ao FolderShare da MS) e elementos do Outlook!

Site : http://www.syncing.net/pt

wpDiscuz