out 23 2008

PayPal, pagamento em dólares ou reais

Eu já informei em alguns artigos anteriores que o PayPal agora permite que suas compras no exterior, incluindo a DealExtreme, sejam debitadas no cartão de crédito de duas maneiras diferentes:

  • Em reais: nesse caso o próprio PayPal faz a conversão, pelo dólar da data da compra acrescido de uma taxa de conversão que já está embutida no preço do dólar, por exemplo, se o dólar fechou no dia anterior a R$ 1,80 o PayPal cobrará algo em torno de R$ 1,83. Esta opção tem a vantagem de que o valor fechado e apresentado pelo PayPal será o valor pago na fatura do cartão de crédito, assim se o dólar subir até o pagamento da fatura o comprador não terá prejuízo, isso foi especialmente útil nas compras de setembro feitas antes de o dólar disparar. Por outro lado, em tempos de dólar alto com tendência de queda é possível que o comprador acaba saindo na desvantagem, mas ao menos terá certeza do valor a ser pago.
  • Em dólares: nesse caso o PayPal cobra em dólares mesmo, deixando a conversão para a operadora do cartão de crédito. As operadoras fazem a conversão pelo dólar do dia de pagamento da fatura, normalmente cobrando também um pouco além da cotação oficial. A fatura é emitida com o valor em reais equivalente ao valor em dólares com a cotação do dia da emissão, e se houver variação entre o dia da emissão e o dia do pagamento essa diferença será cobrada ou creditada na próxima fatura. Essa opção não costuma ser muita vantajosa pois fica aquela incerteza, e nos tempos atuais de dólar volátil é possível que entre a compra e o pagamento da fatura haja uma grande variação. Enfim, com essa opção o comprador ganha se o dólar baixar e perde se o dólar subir, e pode tentar maximizar o ganho ou minimizar a perda escolhendo a data em que vai pagar a fatura (em geral temos uns 10 dias entre a emissão e a data de vencimento). É a opção mais arriscada normalmente.

Agora um alerta: nem todas as operadoras de cartões de crédito aceitam a cobrança em reais do PayPal, já é sabido que pelo menos uma delas reconverte o valor de reais para dólares com a cotação do dia da compra e depois reconverte para reais com a cotação da data de pagamento da fatura, e aí é prejuízo certeiro para quem comprar, pois pagará duas taxas de conversão e ainda terá a mesma insegurança de que se tivesse sido cobrado em dólares. E parece que infelizmente essa prática não é divulgada, então resta ligar no 0800 da operadora, perguntar e esperar que o atendente dar a resposta certa, o que infelizmente nem sempre acontece.

Estou tentando agora verificar quais são as operadoras que aceitam a cobrança em reais do PayPal e quais não aceitam. Por enquanto temos apenas poucos nomes e não há nenhuma garantia de que essa lista esteja correta, portanto use-a sob seu próprio risco.

Operadoras/bancos que aceitam a cobrança em reais:

  • Santander
  • Unibanco
  • Banco do Brasil
  • HSBC [2]
  • Bradesco [3]

Operadoras/bancos que fazem reconversão para dólares e depois novamente para reais:

  • Itaú
  • Real [1]
  • Caixa Econômica Federal [4]
  • Citybank [5]

Operadoras/bancos que o PayPal não dá a opção de compra em reais:

  • American Express

Me parece também que cartões Amex não dão a opção de ser cobrado em reais, mas também não posso confirmar. E convenhamos que é melhor não dar a opção do que dar a opção e depois não aceitá-la.

Se você já fez compras na DealExtreme, ou qualquer loja internacional, utilizando PayPal e a opção de ser cobrado em reais, por favor nos informe nos comentários se a cobrança em reais foi feita corretamente e qual a operadora do seu cartão de crédito para completarmos nossa lista.

[1] dica de Arthur, Vinicius e Caio nos comentários. O do Arthur aceitou cobrança em reais ao contrário dos demais.
[2] dica do Rafael Roman nos comentários
[3] dica do Diogo nos comentários
[4] dica do Bruno nos comentários
[5] dica da Marcela

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/10/23/paypal-pagamento-em-dolares-ou-reais/

Deixe um comentário

119 Comentários em "PayPal, pagamento em dólares ou reais"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz