Quem acompanha o Skooter Blog sabe que em 2013 adquiri um Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES), Super Famicom, Gamecube e Nintendo 64 (RGB Cable) para poder usufruir de meu Super Nintendo com ótima imagem, muito melhor do que a que eu estava acostumado desde a minha infância, mas com o mesmo console.
Fiquei satisfeito com o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES), Super Famicom, Gamecube e Nintendo 64 (RGB Cable) por um bom tempo, até que um belo dia coloquei o 240p test suite no meu SD2SNES e percebi que os canais de áudio esquerdo e direito estavam invertidos. Poderia até ter abrido o conector para reparar o erro de quem fez o cabo, mas acabei deixando para depois.
Algum tempo mais tarde, chegou o meu Framemeister XRGB Mini e percebi que com o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES), Super Famicom, Gamecube e Nintendo 64 (RGB Cable) era preciso ajustar o nível de sincronização para valores mais altos para obter imagem.
Então resolvi que meu Super Nintendo estava merecendo um cabo SCART RGB melhor. Na Retro Gaming Cables fiz a aquisição do Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES) NTSC / PAL-M e escolhi as opções “EuroSCART” e “Sync (CSYNC)”. A opção do “EuroSCART” é por conta de já ter o switch SCART RGB nesse padrão, que é mais comum que o JP21.
Mas qual a diferença entre “Composite Video + Sync” e “Sync (CSYNC)”? Já explico. É o seguinte: tanto as TVs quando os upscalers, como o Framemeister XRGB Mini e o Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI, precisam de um sinal de sincronização enviado junto com o vídeo. Aliás, praticamente todo vídeo precisa de um sinal de sincronização. No caso do vídeo composto, ele é enviado junto com o próprio sinal de vídeo. No caso do S-Video, ele é enviado junto com o sinal de luminância, enquanto o de crominância vai puro. No caso do vídeo componente YPbPr, ele também é enviado junto com o canal de luminância (o Y), enquanto as outras duas componentes vão puras. No caso do RGB, todos os componentes são puros, sem nenhum sinal de sincronização. Então de onde vem a sincronização? Simples! No caso dos cabos SCART RGB, o sinal de sincronização já está junto com o sinal de vídeo composto, que usa um condutor separado dos três do RGB, então na prática ambos os sinais (composto e RGB) estão juntos no mesmo cabo. O que a TV ou o upscaler fazem é usar a imagem pura dos pinos que trazem o sinal R (vermelho), G (verde), e B (azul), e a sincronização que vem junto com o vídeo composto.
Alguns upscalers como o Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI funcionam bem com esse sinal de sincronização que traz o vídeo composto misturado. Outros, como o Framemeister XRGB Mini, dependendo do console, precisam que se ajuste o controle de ganho da sincronização para utilizarem esse sinal, que aparentemente é mais fraco. Outro problema de usar a sincronização que vem junto com o vídeo composto é que os sinais não podem ser 100% separados, então o vídeo composto acaba causando alguma distorção no sinal de sincronização que pode se refletir em padrões indesejados surgindo nas imagens.
O ideal então seria utilizar um sinal de sincronização puro, afinal de contas o vídeo composto não serve para nada quando estamos usando RGB, certo? Pois é exatamente isso que o cabo com a opção CSYNC faz. Felizmente, os Super Nintendo NTSC, e também os da Playtronic transcodificados para PAL-M, possuem o sinal de sincronização puro disponível no plug de saída de áudio e vídeo. Basta então fazer a conexão deste sinal puro no cabo SCART RGB no lugar onde normalmente iria o sinal de vídeo composto. Com isso o Framemeister XRGB Mini pode funcionar com o nível de sincronização padrão e os artefatos indesejáveis desaparecem. O efeito colateral é perder o sinal de vídeo composto, mas não precisamos dele quando estamos usando RGB. Note que algumas TVs com entrada SCART podem não gostar desse sinal de sincronização puro, pois estão esperando o sinal de sincronização junto com o vídeo composto. Então é por isso que há as duas opções.
Note que o CSYNC também é chamado de “Composite Sync”, “Pure Sync”, “Raw Sync”, etc. que é tudo essencialmente a mesma coisa. Cada construtor de cabo acabou criando um nome diferente. Note que “Composite Sync” pode parecer um pouco estranho, pois o “Composite” lembra vídeo composto, e se tem vídeo composto então não é o sinal de sincronização puro. Mas isso tem uma explicação: o sinal de sincronização as vezes é chamado de “Composite Sync” porque na verdade são dois sinais: a sincronização horizontal e a sincronização vertical sendo transmitidos juntos. Há outros tipos de cabo, como os VGA de 15 pinos (D-SUB), utilizados nos computadores (e hoje sendo cada vez menos utilizados em favor dos padrões digitais), em que o sinal de sincronização vertical e horizontal seguem em condutores separados.
Dito tudo isto, posso afirmar que Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES) NTSC / PAL-M com CYSNC está aprovado. Meu Framemeister XRGB Mini agora funciona com todos os consoles sem precisar de ajustes no nível de sincronização, bastando mudar a . O som agora também passa a sair da forma correta: canal esquerdo do lado esquerdo e canal direito do lado direito.
No mesmo pacote com o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES) NTSC / PAL-M eu pedi um cabo de interconexão SCART, que não tem na loja, mas estava em um anúncio no eBay do vendedor retro_gaming_cables, que é o mesmo da loja Retro Gaming Cables. Por e-mail fiz com ele o arranjo da compra dos dois com o mesmo frete. Mas acabei não usando o cabo de interconexão porque logo depois comprei o QED SQART Dual Screen Silver Reference AV 0.5 Meter Video Scart Data Cable, que me parece bem melhor.
Deixo também esses dois vídeos que mostram o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES) NTSC / PAL-M em funcionamento:
Confira as informações de rastreamento do pacote. Mais uma vez os CDDs da minha cidade ficaram brincando de enviar o pacote um pro outro antes de entregar.
Data | Local | Situação |
22/12/2014 19:23 | CDD [Removido] | Entrega Efetuada |
22/12/2014 10:16 | [Removido] | Saiu para entrega ao destinatário |
19/12/2014 17:28 | CDD [Removido] | Encaminhado |
Em trânsito para CDD [Removido] | ||
19/12/2014 09:59 | CDD [Removido] | Conferido |
19/12/2014 09:39 | CDD [Removido] | Encaminhado |
Em trânsito para CDD [Removido] | ||
16/12/2014 16:07 | CTE CAMPINAS – Valinhos/SP | Encaminhado |
Em trânsito para CDD [Removido] | ||
09/12/2014 19:40 | CTCI Paraná – Curitiba/PR | Encaminhado |
Em trânsito para CTE CAMPINAS – Valinhos/SP | ||
09/12/2014 19:38 | Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR | Conferido |
Liberado pela alfândega | ||
09/12/2014 19:36 | CTCI Paraná – Curitiba/PR | Encaminhado |
Em trânsito para CTE CAMPINAS – Valinhos/SP | ||
09/12/2014 19:35 | CTCI Paraná – Curitiba/PR | Encaminhado |
Em trânsito para CTE CAMPINAS – Valinhos/SP | ||
09/12/2014 19:34 | Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR | Conferido |
Liberado pela alfândega | ||
09/12/2014 08:45 | UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – Curitiba/PR | Encaminhado |
Em trânsito para Fiscalizacao Aduaneira – Fiscalizacao Aduaneira/BR | ||
09/12/2014 08:44 | UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – Curitiba/PR | Conferido |
Recebido/Brasil |
E a tabela-resumo da compra:
Nome do Produto: | |
Nome Original: | |
Loja: | Retro Gaming Cable |
Valor: |
|
Valor atual: |
|
Forma de Pagamento: | PayPal |
Tipo de Frete: | Airsure |
Valor do Frete: | £ 9,00 |
País de Origem do Pacote: | Inglaterra |
Data de Compra: | 02/12/2014 |
Data de Envio: | 03/12/2014 |
Data de Entrega: | 22/12/2014 |
Tempo em Trânsito: | 19 dias |
Conteúdo Declarado: |
|
Tipo de Conteúdo Assinalado: | Gift |
Valor Declarado: |
|
Tributado: | Não |
Valor Tributável: | – |
Valor do Imposto: | – |
E vou encerrando por aqui com uma recomendação positiva para o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES) NTSC / PAL-M e também para a Retro Gaming Cables que pertence ao vendedor retro_gaming_cables do eBay.
Atualização (01/05/2023): os vídeos foram removidos do artigo por terem sido excluídos do Youtube com a exclusão do nosso antigo canal. Inscreva-se no novo canal para ver outros vídeos do Super Nintendo.
Bom dia!
Como consegue este tipo de rastreamento, como mostra em todas as suas aquisições?
Comprei alguns produtos, mas o que consigo no site dos correios, é muito simples, tipo… atraso na entrega, aí liguei e fiquei sabendo que está sendo analisado na alfandega e não tem uma previsão certa de quando sairá para entrega.
Bom dia,
Use o link a seguir, acrescentando no final o código de rastreamento:
http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=
Note, porém, que o sistema novo apresenta os mesmos passos, apenas com frases diferentes. O “atraso na entrega” vai sair no sistema antigo como “não localizado no fluxo postal”.
Parabéns pela explicação da sopa de letrinhas SYNC. Ficou muito boa.
Tenho uma pergunta, os jogos nesta época aqui no Brasil eram NTSC ou PAL da europa?
Eram NTSC.
Uma dúvida, se eu comprar um SCART na Retro Gamin Cables, tem que ser PAL ou NTSC para um SNES Playtronic? Ou é melhor pegar o cabo que suporta ambos? Vi que o cabeamento é diferente entre o NTSC e o PAL, parece que tem uma linha aonde vai 12V no PAL e se ligar o cabo errado já era!
Para o SNES Playtronic é o NTSC. Ele segue a mesma pinagem do SNES americano.
Valeu Skooter! Acho que por comodidade e garantia, vou pegar o cabo Universal Nintendo PACKAPUNCH RGB SCART cable, que além de ser universal, também serve para o N64 RSG e Gamecube PAL ! Ja comprei deles pro meu Mega VA6 modelo 1 e para o meu CMVS Analogue,a qualidade é deles muito superior mesmo ! Para quem vai usar o SNES Playtronic (1 CHIP-01 “fat”) no OSSC via SCART, você acha que eu devo me preocupar em voltar para NTSC, ou deixo em PAL mesmo?
No SCART não faz diferença se está em NTSC ou transcodificado para PAL-M.
Valeu Skooter, obrigado pelas suas respostas! Acabei comprando o cabo NTSC ! Pelo que entendi, mesmo que a saída AV seja PAL-M para o Playtronic, pelo SCART a pinagem é a mesma do NTSC, né? Outra dúvida, aproveitando da sua generosidade….. Você acha uma boa continuar usando a fonte original do Super Nintendo, ou seria melhor usar uma fonte nova “paralela” que “diz ser” de boa qualidade (entrada bivolt, e saída DC 9 – 12 V, corrente máxima 1.5A)? Será que há riscos em continuar confiando na fonte original ?
Eu prefiro as fontes originais do que as paralelas. Já usei uma fonte da Retro-bit de Atari 2600 e acabei descobrindo que ela era fonte de ruído. Troquei por uma original e o problema acabou. As originais às vezes precisam de uma troca de capacitores, mas fora isso podem durar a vida toda. Gastam um pouco mais de energia e precisam ser tiradas da tomada quando o console está desligado, do contrário continuando consumindo energia, mas ainda assim eu as prefiro.