set 16 2015

Johnny Castaway no Windows de 64 bits – Windows 10

Lembra do screensaver do Johnny Castaway? Ficou famoso na época do Windows 3.1. E foi meu descanso de tela por um longo período. Mas aí veio o Windows 95. Depois a resolução de 800×600 foi deixando de ser padrão para dar lugar à resoluções maiores em que o Johnny Castaway só ocupava o centro da tela. Aos poucos foi ficando difícil rodar o velho screensaver. E por fim, os Windows de 64 bits acabaram de vez com qualquer possibilidade, visto que não executam mais aplicativos de 16 bits, como é o caso do Johnny Castaway.

Vez ou outra eu procurava no Google para ver se havia alguma novidade. E hoje finalmente eu encontrei. Há 8 meses o usuário ztjuh postou uma solução no Reddit envolvendo o DOSBox. Com base nas informações, o Screensavers Planet criou um tutorial bem detalhado.

Gostei bastante da solução, instalei no meu Windows 10 de 64 bits e funcionou perfeitamente, em tela cheia e como descanso de tela mesmo. O DOSBox emula o DOS em uma arquitetura x86. No pacote do ztjuh já temos os componentes do Windows 3 necessários para rodar o screensaver. Achei até que o negócio ficaria um tanto pesado e demorado para carregar, mas ficou até que bem rápido.

Achei apenas dois pontos em que a solução poderia ser melhorada:

  1. O som não é habilitado por padrão. É preciso baixar um segundo pacote com a instalação da Sound Blaster 16, que é emulada pelo DOSBox. Aí o som funciona, mas tem todo o passo a mais de abrir a instalação, configurar IRQ, etc.
  2. Seguindo o tutorial, nossa instalação do DOSBox fica exclusiva para rodar o Johnny Castaway, mas eu gosto de utilizá-lo para outras finalidades.

Para corrigir essas duas questões e também facilitar as minhas próximas instalações do Johnny Castaway em outras máquinas, resolvi botar a mão na massa e fazer algumas modificações.

Primeiramente, criei um arquivo .conf do DOSBox separado apenas para o Johnny Castaway, e já deixei ele junto ao pacote para facilitar. Criei também um batch para executar o DOSBox com esse arquivo de configuração, de modo que é só adicioná-lo no Screen Launcher. Por fim, coloquei o instalador do Screen Launcher também no pacote e já empacotei o Windows com a Sound Blaster 16 já instalada para evitar esse passo extra.

O resultado é este pacote de 13MB e o seguinte procedimento:

  1. Descompactar o Castaway.7z no caminho de sua preferência (eu usei o E:\ )
  2. Instalar o DOSBox
  3. Editar o arquivo dosbox-castaway.conf e na seção [autoexec], ajustar o caminho no comando mount trocando e:\castaway pelo caminho onde o arquivo foi descompactado
  4. Editar o arquivo castaway.bat, ajustando os caminhos do DOSBox e do dosbox-castaway.conf para os do seu sistema
  5. Entrar no diretório Screen Launcher, clicar com o botão direito no Screen Launcher.scr e então Instalar
  6. No programa Screen Launcher, colocar o caminho do castaway.bat

Como eu não queria tirar meu antigo screensaver, acabei deixando os dois com ajuda do Random Screensaver. Dica: adicionar o Screen Launcher.scr do próprio e:\castaway e no caso do meu outro screensaver – Photo Screensaver Plus – ele fica no C:\Windows\SysWOW64\PhotoScreensaverPlus.scr

Johnny Castaway

Johnny Castaway

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/09/16/johnny-castaway-no-windows-de-64-bits-windows-10/

Deixe um comentário

7 Comentários em "Johnny Castaway no Windows de 64 bits – Windows 10"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados