set 16 2015

Johnny Castaway no Windows de 64 bits – Windows 10

Lembra do screensaver do Johnny Castaway? Ficou famoso na época do Windows 3.1. E foi meu descanso de tela por um longo período. Mas aí veio o Windows 95. Depois a resolução de 800×600 foi deixando de ser padrão para dar lugar à resoluções maiores em que o Johnny Castaway só ocupava o centro da tela. Aos poucos foi ficando difícil rodar o velho screensaver. E por fim, os Windows de 64 bits acabaram de vez com qualquer possibilidade, visto que não executam mais aplicativos de 16 bits, como é o caso do Johnny Castaway.

Vez ou outra eu procurava no Google para ver se havia alguma novidade. E hoje finalmente eu encontrei. Há 8 meses o usuário ztjuh postou uma solução no Reddit envolvendo o DOSBox. Com base nas informações, o Screensavers Planet criou um tutorial bem detalhado.

Gostei bastante da solução, instalei no meu Windows 10 de 64 bits e funcionou perfeitamente, em tela cheia e como descanso de tela mesmo. O DOSBox emula o DOS em uma arquitetura x86. No pacote do ztjuh já temos os componentes do Windows 3 necessários para rodar o screensaver. Achei até que o negócio ficaria um tanto pesado e demorado para carregar, mas ficou até que bem rápido.

Achei apenas dois pontos em que a solução poderia ser melhorada:

  1. O som não é habilitado por padrão. É preciso baixar um segundo pacote com a instalação da Sound Blaster 16, que é emulada pelo DOSBox. Aí o som funciona, mas tem todo o passo a mais de abrir a instalação, configurar IRQ, etc.
  2. Seguindo o tutorial, nossa instalação do DOSBox fica exclusiva para rodar o Johnny Castaway, mas eu gosto de utilizá-lo para outras finalidades.

Para corrigir essas duas questões e também facilitar as minhas próximas instalações do Johnny Castaway em outras máquinas, resolvi botar a mão na massa e fazer algumas modificações.

Primeiramente, criei um arquivo .conf do DOSBox separado apenas para o Johnny Castaway, e já deixei ele junto ao pacote para facilitar. Criei também um batch para executar o DOSBox com esse arquivo de configuração, de modo que é só adicioná-lo no Screen Launcher. Por fim, coloquei o instalador do Screen Launcher também no pacote e já empacotei o Windows com a Sound Blaster 16 já instalada para evitar esse passo extra.

O resultado é este pacote de 13MB e o seguinte procedimento:

  1. Descompactar o Castaway.7z no caminho de sua preferência (eu usei o E:\ )
  2. Instalar o DOSBox
  3. Editar o arquivo dosbox-castaway.conf e na seção [autoexec], ajustar o caminho no comando mount trocando e:\castaway pelo caminho onde o arquivo foi descompactado
  4. Editar o arquivo castaway.bat, ajustando os caminhos do DOSBox e do dosbox-castaway.conf para os do seu sistema
  5. Entrar no diretório Screen Launcher, clicar com o botão direito no Screen Launcher.scr e então Instalar
  6. No programa Screen Launcher, colocar o caminho do castaway.bat

Como eu não queria tirar meu antigo screensaver, acabei deixando os dois com ajuda do Random Screensaver. Dica: adicionar o Screen Launcher.scr do próprio e:\castaway e no caso do meu outro screensaver – Photo Screensaver Plus – ele fica no C:\Windows\SysWOW64\PhotoScreensaverPlus.scr

Johnny Castaway

Johnny Castaway

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/09/16/johnny-castaway-no-windows-de-64-bits-windows-10/

Deixe um comentário

7 Comentários em "Johnny Castaway no Windows de 64 bits – Windows 10"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
tiagosalesti
Visitante

Muito legal! Meu screensaver favorito está de volta. Muito obrigado Skooter! Grande abraço.

Bruno
Visitante

Bah me lembro que eu vi esse protetor de tela em 1994 na primeira vez que mexi num computador com tela colorida na escola, não fazíamos nada na aula só pra ficar olhando o protetor de tela.

Luigi Fontana
Visitante
Luigi Fontana

i did the dos box thing and it runs the screen saver and i hear sound… but i only see the opening screen and it doesnt change to the island or him moving even though i hear the activities he is doing i dont see anything other than the opening screen almost as if the screen is not refreshing itself. Any help out there for me ?

Antenor Fernandes
Visitante
Antenor Fernandes

ele nao da a opção de instalar o screen launcher… ;/ clicando com o bot direito.

Antenor Fernandes
Visitante
Antenor Fernandes

nao consigo instalar o screen launcher… ele nao da a opção quando clica com o bot direito… :/

Gabriel
Visitante
Gabriel

Parabéns pela postagem e adaptações, funcionou muito bem Windows 10.
Obrigado!

wpDiscuz