fev 13 2016

Sky com Splitter HDMI não funciona com áudio Dolby 5.1

Este problema ocorre com o Decodificador Sky HDTV Plus SHR23 e o Splitter HDMI de 1 entrada para 4 saídas HUIYISHUN, mas possivelmente afeta também outros decodificadores e outros splitters. Eu só notei o problema após a instalação do SHR23, mas é possível que já ocorresse antes e eu não tenha percebido.

A minha instalação é a seguinte: a saída HDMI do decodificador da Sky está conectada à entrada do Splitter HDMI. A primeira saída do Splitter HDMI está conectada ao Receiver Yamaha RX-A830, e a segunda saída do Splitter HDMI está conectada ao Conjunto Extensor HDMI, que leva imagem e som da Sky até outra TV mais distante (ponto escravo).

O problema é que com essa configuração, o áudio da Sky estava chegando no Receiver  apenas como PCM 2.0, mesmo quando a opção Dolby Digital estava ligada no decodificador da Sky. Percebi que ligando a Sky diretamente no receiver este problema não ocorre e ele consegue reproduzir som Dolby 5.1 e Dolby 2.0 corretamente nos canais que oferecem áudio com essa codificação. O problema também não ocorria deixando apenas o receiver conectado ao splitter.

A solução que encontrei foi bastante simples, apenas inverti as saídas do Splitter HDMI, passando a ligar a primeira no Conjunto Extensor HDMI e a segunda no Receiver Yamaha RX-A830. Dessa forma os áudios Dolby 5.1 ou Dolby 2.0 começaram a chegar corretamente no receiver. Aparentemente a segunda porta tem prioridade na hora de negociar o áudio suportado, ou algo parecido.

Quanto ao ponto escravo, ele não tem um receiver. Imaginei que a TV poderia ficar sem som por conta de não conseguir decodificar o áudio Dolby 5.1, mas isso não aconteceu. Não sei se ela está decodificando o áudio Dolby 5.1 ou se o áudio PCM também está sendo transmitido em paralelo com o Dolby, de forma que o receiver usa o Dolby e a TV do ponto escravo usa o PCM.

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/13/sky-com-splitter-hdmi-nao-funciona-com-audio-dolby-5-1/

Deixe um comentário

7 Comentários em "Sky com Splitter HDMI não funciona com áudio Dolby 5.1"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados