Som do carro pára de tocar eventualmente sem que o rádio Pioneer desligue – Problemas e Soluções

Este é um problema com o qual quebrei a cabeça por alguns meses, então acho importante registrar como diagnostiquei-o e como solucionei-o. O som do carro simplesmente parava de tocar do nada, sem que o rádio desligasse.

Problema

Este problema ocorria desde que o carro foi adquirido. Notei que o som eventualmente parava de tocar. Todos os quatro alto-falantes ficavam mudos sem motivo aparente. E de repente voltavam a tocar ao bater a porta, passar em um buraco, dar um tapa no painel, ou algo parecido, tudo de maneira intermitente. Ele parava e voltava quando queria.

Diagnóstico

Como eu já ia trocar esse CD Player que veio no carro, não dei muita atenção, mas o fato é que o problema continuou após eu fazer a troca, e não observei nada errado enquanto fazia a troca. Ambos os rádios são CD Players da Pioneer, ambos da década passada.

Como o display do rádio continuava aceso, o CD continuava girando, etc. concluí que os fios de energia estavam ok, o problema teria que ser nos fios de alto-falante. Talvez um mal contato, mas nos quatro ao mesmo tempo? O chicote de alto-falantes estava muito bem preso, inclusive com uma braçadeira de nylon. Veio assim e eu mantive o truque na troca de rádio.

Depois do chicote os fios se dividem e vão cada par para o seu canto, então um mal contato nos quatro ao mesmo tempo também era algo bem improvável.

Pesquisando sobre o assunto encontrei um vídeo no Youtube, que infelizmente não consegui localizar novamente. Ele citava uma proteção nos rádios da Pioneer, que cortava o som quando percebia que algum fio de alto-falante estava em curto ou encostando na lataria.

Resolvi então fazer um teste. Tirei o rádio e conectei um multímetro, ajustado para medir tensão contínua, com a ponta de prova vermelha conectada ao fio de 12V contínuo do chicote. A ponta de prova preta eu fui encostando em cada conector de fio de alto-falantes. Um fio que está conectado corretamente no alto-falante, sem encostar na lataria marca algo muito próximo de zero. Mas quando cheguei nos fios do alto-falante da porta do passageiro: Bingo! O multímetro indicava cerca de 10V em ambos os fios, o que indica que eles estão cortados em algum ponto e encostando na lataria.

Note que isso não quer dizer que há 10V no cabo de alto-falante, mas sim que essa é a diferença de potencial entre o fio de 12V e o fio do alto-falante. O fio de 12V está conectado ao polo positivo da bateria do carro, e a lataria do carro está aterrada, conectada ao polo negativo da bateria. Se há diferença de potencial entre o fio de 12V e o fio do alto-falante, é porque ele está encostando na lataria ou outra parte aterrada.

Observando os cabos dos alto-falantes após o chicote percebi que o cabo do alto-falante da porta do motorista já havia sido substituído. Passaram um novo cabo, dentro de um conduíte plástico. Cortaram o fio original logo após o chicote que se conecta no rádio e pouco antes do conector que vai para a porta. Emendaram o novo fio nesses dois pontos, desabilitando o cabo original. Aparentemente essa é uma solução mais prática que desmontar todo o painel para tentar achar onde o cabo original está cortado.

Meu próximo passo foi desconectar o conector da porta do passageiro, para verificar se o problema estava na fiação da porta ou na fiação do painel. Como o multímetro continuou indicando cerca de 10V nos fios do alto-falante da porta, concluí que o problema era na fiação do painel mesmo.

Solução

A solução foi copiar o que já haviam feito para o alto-falante da porta do motorista: passar um novo cabo de alto-falantes, dentro de um conduíte à parte, e desabilitar o cabo original.

Gastei cerca de R$ 8,00 em 3 ou 4 metros de cabo de alto-falantes de 0,75 mm² e um conduíte de plástico flexível. Passei cabo e conduíte do ponto do painel onde fica o rádio até o conector da porta do lado do passageiro. Passei a fiação por trás dos carpetes laterais para ficar oculta. Cortei então os fios originais logo após o chicote e antes do conector da porta, e fiz a emenda do fio novo, desabilitando o fio antigo.

Dessa forma o problema foi devidamente solucionado e o som não falhou mais.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/05/26/som-do-carro-para-de-tocar-eventualmente-sem-que-o-radio-pioneer-desligue-problemas-e-solucoes/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar sobre
×