[Review] Ventilador Arno Ultra Silence Force 40cm – Garantia Arno

Em março de 2019 eu adquiri um Ventilador Arno VF40 Silence Force 40cm, que já mostrei aqui no Skooter Blog. Em novembro ele quebrou e foi aí que meu pesadelo começou com a péssima garantia da Arno, que me deixou QUATRO meses sem o produto e ainda negou o meu pedido de reembolso, em total desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O VF40 Silence Force foi bem pouco usado, pois foi adquirido no final do verão e logo o tempo começou a esfriar. Quando chegou a primavera e começou a esquentar novamente, voltei a usa-lo, mas ele logo pifou. Estava ligado e de repente saiu fumaça e travou o motor.

A garantia é de 1 ano, então achei que seria fácil obter um reparo. Mas a Arno não tem assistência técnica em minha cidade, portanto entrei em contato para saber se eles cobririam o transporte, se eu poderia enviar pelo Correios, etc. Por telefone eu passava por todo o atendimento eletrônico e na hora de transferir para um atendente simplesmente vinha uma gravação de que todos estavam ocupados e que eu deveria ligar mais tarde. Nem opção para esperar tinha. Tentei enviar e-mail, contatar pelo Facebook, etc. Mas passou uma semana e não obtive resposta por nenhum meio.

Sabia que iria gastar pelo menos a metade de um ventilador novo com as viagens, mas resolvi leva-lo na cidade mais próxima que tinha assistência técnica para não ter que joga-lo fora. Só depois que eu já havia deixado ele lá é que a Arno resolveu responder e disse que cobriria o transporte pelo Correios.

O custo da ida já estava perdido e eles não reembolsariam, mas ficou acordado que o retorno seria por conta deles. Passaram algumas semanas e nada de resposta. Liguei na assistência técnica e só aí é que resolveram iniciar o conserto. Alguns dias depois avisaram que estava pronto. Contatei a Arno e novamente nada de resposta no e-mail, e novamente impossível falar ao telefone. E assim se passaram mais algumas semanas.

Enfim, o Atendimento ao Consumidor da Arno é uma imensa desgraça. Virou o ano e nada de ventilador. Somente no início de janeiro é que ele finalmente chegou. Mas foi só abrir a caixa e constatar que ele estava quebrado. A parte do motor totalmente solta, nem oscilava nem ficava travada. E o botão de travar/destravar de plástico também quebrou. Enrolaram dois meses e devolveram o ventilador ainda quebrado!

Tirei fotos, enviei, mas novamente nada de resposta. Ligava no telefone do SAC e quando conseguia falar, só diziam que tinha que esperar. Tive que insistir muito para passarem para a responsável. Colocaram a culpa nos Correios e eu não duvido que foi quebrado no transporte, afinal Correios é outra desgraça. Mas a responsabilidade ainda era da Arno. Com muita insistência consegui que fizessem a coleta do ventilador quebrado, e aí ele foi para outra assistência técnica, à critério da Arno.

E aí começou mais um ciclo de falta de comunicação. Mesmo cobrando periodicamente por um posicionamento eu não recebia resposta. Pedi o reembolso do valor que paguei pelo produto, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante esse direito do consumidor claramente em seu Artigo 18:

     Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

        § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

        I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

        II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

        III – o abatimento proporcional do preço.

Mas a Arno se recusou a cumprir o CDC e disse apenas que faria o reparo ou troca do ventilador. Decidi então levar o caso ao PROCON, mas nem para o PROCON eles responderam e um processo administrativo foi instaurado.

Depois de diversas outras cobranças, a maioria ignorada, nesse mês de março de 2020 a Arno finalmente enviou um Ventilador Arno Ultra Silence Force 40cm novo, modelo um pouco superior ao que eu tinha, QUATRO meses depois do primeiro defeito.

Eu já nem precisava mais de outro ventilador, pois no meio dessa espera eu adquiri um Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm, afinal eu preciso de ventilador no verão, não nos meses mais frios. Por conta disso para mim seria melhor o reembolso.

Eu não pretendo comprar mais nada da Arno. Tenho um espremedor de frutas e uma cafeteira, que já estão fora da garantia, e é só. Não quero mais nada dessa marca. Aliás, a cafeteira já está com problemas, é uma marca muito ruim.

A Arno faz parte do Grupo SEB, que também possui as marcas Clock, Panex, Penedo e Rochedo. Felizmente não tenho nada dessas outras marcas, mas já deixei bem anotado para nunca comprar.

O Procon disse que eu estava com a razão. Eu poderia não usar o novo produto e entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, mas pelo valor eu achei que não valeria a dor de cabeça toda, ainda que fosse uma causa ganha. Acabei ficando com essa tranqueira que eu espero que não quebre, pois seria outro pesadelo.

Confira as fotos e o vídeo de funcionamento do Ventilador Arno Ultra Silence Force 40cm:

O Ventilador Arno Ultra Silence Force 40cm é muito similar ao Ventilador Arno VF40 Silence Force 40cm, inclusive o ajuste de altura continua a mesma porcaria.

Não vou fazer teste de consumo como fiz no Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm porque honestamente pouco me importa se o Arno tem um desempenho pouco melhor ou pior. Não vale a pena pagar mais caro e ainda ter uma garantia tão ruim. Eu não sei se a garantia da Mondial é boa, mas a da Arno eu já tenho certeza que não presta.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

0 0 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/03/29/review-ventilador-arno-ultra-silence-force-40cm-garantia-arno/

Inscrever
Notificar sobre
guest
2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Montenegro Santos

Aqui em casa, já se foram vários ventiladores desses da arno. O do meu quarto, já foi para o conserto 2x e precisou fazer todo o motor novamente. O técnico disse que o material que eles estão usando agora é de baixíssima qualidade, perdendo até para marcas inferiores como a mondial. Eu também não pretendo comprar mais nada dessa marca.

Fiquei curioso para saber se o motor elétrico da Arno é fabricado no Brasil ou se é importado da China. Alguns colegas meus trabalharam na Mondial e disseram que a empresa apenas monta a carcaça plástica, mas os motores vêm da China.

×
2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox
()
x