Instalando Duplicati como Serviço no Windows 10

Neste artigo da série Problemas & Soluções falo da instalação do Duplicati como serviço no Windows 10.

Há algum tempo venho usando o Duplicati como solução de backup. Nas máquinas que somente eu uso, deixo-o rodando no modo padrão, como um aplicativo comum que fica no tray. Mas nas máquinas de familiares, eu optei por executa-lo como serviço, deixando a tarefa automatizada.

Tal instalação deveria ser trivial, mas não é. Precisei de algumas tentativas para deixar o serviço realmente funcionando. Eis os passos que tomei:

1) Fazer a instalação do Duplicati normalmente.

2) Fechar instância que foi aberta automaticamente.

3) Abrir o PowerShell e executar o seguinte arquivo que está no diretório em que o Duplicati foi instalado:

Isto instalará o serviço do Windows que inicializará o Duplicati como serviço.

4) Iniciar serviço Duplicati, e configurar serviço para reiniciar automaticamente em caso de falhas.

5) Acessar interface do Duplicati via web em localhost:8200 . Se a porta 8200 já estava ocupada ele estará na porta 8300, e assim sucessivamente.

6) Achar atalhos para Duplicati no menu Iniciar e Inicializar e acrescentar na chamada a seguinte opção ‘–no-hosted-server’ para que ele se conecte ao serviço em vez de abrir uma nova instância.

7) Até aqui estava tudo trivial, conforme muitos tutoriais na Internet. Mas, por algum motivo, o serviço falha ao iniciar nas minhas máquinas. No log de eventos sempre aparece que o serviço não respondeu em tempo ou algo parecido. Isso aconteceu em duas máquinas diferentes, então não é um problema isolado. Para contorna-lo, a solução foi criar um arquivo batch (.bat) que chama o comando que inicia o serviço:

8) O próximo passo foi criar uma tarefa no agendador de tarefas que executa tal tarefa sempre que o computador inicializa. Para garantir, ele também repete a chamada a cada uma hora.

Com isso o serviço do Duplicati realmente inicia e funciona, fazendo os backups normalmente.

É uma gambiarra? É! Mas funciona… Não consegui descobrir porque o serviço falha ao iniciar automaticamente. Provavelmente é algum bug do próprio Duplicati. Então por enquanto vou deixando assim mesmo.

Interface do Duplicati, acessada via Web.

Interface do Duplicati, acessada via Web.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/06/24/instalando-duplicati-como-servico-no-windows-10/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar sobre
×