Galaxy Force foi lançado para o Master System pela Sega em 1988. Originalmente foi lançado nos arcades, e posteriormente também foi portado para o Mega Drive e o Saturn.
É um jogo de nave com visão em terceira pessoa, usando redimensionamento de sprites para simular um efeito tridimensional. Seus 4 Mega foram bem aproveitados para trazer bons gráficos e músicas, ainda que o jogo seja relativamente curto.
São 4 níveis (planetas) que podem ser jogados em qualquer ordem. O objetivo é sobreviver à horda de inimigos, até chegar ao planeta, onde suas habilidades são testadas ao guiar a nave por um labirinto de paredes estreitas.
Galaxy Force foi lançado no Brasil pela Tec Toy. A capa dele pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:
Esta é a história do jogo, que consta em sua caixinha:
O futuro da Galáxia Junos está por um fio. O maligno 4º Império está determinado a dominar tudo, invadindo e conquistando todos os planetas que encontrar em seu caminho.
Você é a última esperança que resta, e como comandante de elite deve se infiltrar e destruir as 4 fortalezas inimigas espalhadas pela Galáxia.
A batalha final será contra a Morte-Verde, a nave mãe do 4º Império. Os inimigos estarão em maior número, mas você não pode falhar. O futuro está em suas mãos.
Infelizmente o Galaxy Force não estava disponível na locadora que eu frequentava quando criança, então só tive contato com esse jogo após o advento dos emuladores e só joguei mesmo quando estava fazendo o vídeo para mostrar aqui no Skooter Blog.
Pedi as dicas da Tec Toy provavelmente após vê-lo no catálogo que veio com o meu Master System II, na esperança de um dia poder joga-lo.
Então deixo aqui a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do Galaxy Force lá nos anos 90, época do saudoso Master Club.
O folheto segue o formato tradicional: nesse caso é uma única folha de formulário contínuo com impressão matricial. Ela contém o enredo do jogo, as funções dos botões e uma dica que é um tanto óbvia. Mas é um jogo que não requer mesmo uma grande estratégia, nem tem truques escondidos. Destaque para o erro na grafia do nome do jogo: escreveram “Galax Force”.
Confira o folheto com as dicas do Galaxy Force digitalizado:
Para completar, fiz um videozinho demonstrando o Galaxy Force, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume. Este é um dos jogos de Master System que possuem som FM, cujo chip só estava presente originalmente no Master System japonês. No vídeo eu mostro ambos os áudios (PSG e FM). Não julgue minhas habilidades, foi a primeira vez que joguei. 🙂 Confira:
Os equipamentos utilizados para esta captura foram:
- Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
- Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação.
- Mega Everdrive X7 – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais, incluindo os jogos de Master System.
- Framemeister XRGB Mini – fazendo o upscale da imagem do Mega Drive para 1080p Full HD.
- Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!) – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Mega Drive / Master System com hardware original, para o Framemeister.
Bacana