[Dicas da Tec Toy] Psycho Fox – Master System

Psycho Fox para o Master System foi lançado pela Sega em 1989. É um jogo de ação de plataforma com gráficos muito bonitos para um console de 8 bits. O jogo tem 2 Mega e se tornou um dos maiores sucessos do Master System.

A raposinha paranormal ataca os inimigos com soco ou pulando em cima deles. Ela também coleta itens. Um deles é um passarinho que é um poderoso aliado, podendo atacar inimigos a distância. Sua paranormalidade consiste no poder de se transformar em outros animais: hipopótamo, macaco, e tigre.

Os controles são um tanto “escorregadios” e frustrantes até se pegar o jeito. Também é preciso resistir à tentação de sair correndo pelo cenário, pois um simples esbarrão em um inimigo custa uma vida. Dominar os controles faz parte do desafio do jogo.

Warp Zones escondidas também estão presentes, mas cuidado: às vezes elas te levam para a frente, e as vezes elas te levam para trás!

Psycho Fox é um de meus jogos favoritos no Master System, aluguei-o várias vezes. Ele foi lançado no Brasil pela Tec Toy, e sua capa  pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Psycho Fox.

Capa da Tec Toy para o Psycho Fox.

A história do jogo aparece na traseira da caixinha, como segue:

Psycho Fox é a raposa escolhida para uma super missão: salvar o mundo da maldição de Madfox.

Para isso terá que penetrar num mundo estranho, derrotar monstros e criaturas bizarras. Mas Psycho Fox é especial, tem uma poderosa técnica de golpes e uma extraordinária capacidade de se transformar em outros animais, como hipopótamo, macaco e até tigre, cada um com poderes sobrenaturais.

Nesta missão, nossa raposa só tem dois aliados: o seu grande e forte amigo, o Bird Fly, e você!

Curiosamente, alguns anos mais tarde a Tec Toy modificou o Psycho Fox, trocando a raposinha pelo Sapo Xulé. Os outros animais agora são amigos: um porco, uma tartaruga e um rato, ou seja, o Sapo Xulé não é paranormal, só tem o poder de trocar de lugar no espaço com os amigos 🙂 . O pássaro ajudante deu lugar para o “tênis bumerangue” do sapo. Os sprites e a tela de abertura foram substituídos. As musicas e efeitos sonoros foram mantidos. O “novo” jogo recebeu o nome de Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo, e foi lançado em 1995, seis anos após o lançamento do Psycho Fox. Deve ter sido uma tentativa da Tec Toy de dar sobrevida ao Master System, aproveitando a fama do personagem. Em 1995 os videogames já estavam na quinta geração e o Master System é um console da terceira geração.

A capa de Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa deSapo Xulé vs Os Invasores do Brejo, da Tec Toy.

Capa deSapo Xulé vs Os Invasores do Brejo, da Tec Toy.

A nova historinha na traseira de caixinha ficou assim:

Algo cheira mal no BREJO, além do chulé do sapo. O impiedoso SAPO BOI, com a ajuda do malvado LAGARTÃO e de SIBILA, a cobrinha feiticeira, recrutou um terrível exército de girinos, moscas gigantes e outros monstros, com a intenção de dominar a lagoa e escravizar os seus habitantes.

Não satisfeito com suas perversidades, o vilão resolveu raptar RÃZINHA, a perfumada namorada do SAPO XULÉ, para transformá-la em sua princesa. Desta vez, o SAPO BOI mexeu mesmo com fogo!

Para salvar sua amada e deter o tirano cruel, o SAPO XULÉ pediu a ajuda de PORCOPUM, RATOPULGA e TARTAFEDE, amigos inseparáveis que possuem fantásticas habilidades. Nesta batalha, o SAPO XULÉ conta ainda com uma incrível arma, o tênis-bumerangue, capaz de derrubar qualquer inimigo com seu chulé.

Prepare-se você também para ajudar o SAPO XULÉ neste sensacional desafio. Tape o nariz e mergulhe nessa aventura.

E agora a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do Psycho Fox lá nos anos 90, época do saudoso Master Club. A versão com o Sapo Xulé ainda não existia na época, mas as dicas naturalmente valem para ela também.

O folheto segue o formato tradicional: são duas folhas de formulário contínuo com impressão matricial. Ele contém o enredo, os controles do jogo e dicas para passar pelo chefe de cada fase.

Confira o folheto com as dicas do Psycho Fox digitalizado:

Para completar, fiz dois videozinhos, um demonstrando o Psycho Fox, e outro demonstrando o Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo, ambos feitos com o hardware original e nada de emulação, como de costume. Confira:


Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/05/05/dicas-da-tec-toy-psycho-fox-master-system/

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Hottest comment thread
1 Autores de comentários
Lincoln Autores de comentários recentes
  Inscrever  
mais novos mais velhos mais votados
Notificar sobre
Lincoln
Visitante
Lincoln

Cara, muito bom !!! Era um dos meus favoritos também !!!

×