Já comentei aqui no Skooter Blog sobre um Sedex que recebi com um dia de atraso e que inventaram um status de “endereço incorreto”, provavelmente para fugir da indenização por atraso, pois o endereço estava correto.
Recentemente ocorreu de novo, desta vez com um Sedex 10. Inventaram um “Destinatário Ausente”. Confira as informações do rastreamento:
07/12/2019 10:19 | Objeto entregue ao destinatário |
07/12/2019 09:56 / SP | A entrega não pode ser efetuada – Destinatário Ausente Será realizada nova tentativa de entrega |
07/12/2019 08:55 / SP | Objeto saiu para entrega ao destinatário |
07/12/2019 03:53 INDAIATUBA / SP | Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP |
06/12/2019 22:32 SAO PAULO / SP | Objeto encaminhado de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP |
06/12/2019 17:45 SAO PAULO / SP | Objeto encaminhado de Agência dos Correios em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP |
06/12/2019 15:59 | O |
O Sedex 10 é uma modalidade de frete em que o pacote precisa ser entregue até 10:00hs do dia seguinte à postagem. Se isso não ocorre, o Correios precisa indenizar o cliente. A indenização é de 30% se o pacote chegar entre 10:15hs e 11:00hs, e 100% se o pacote chegar depois disso.
No caso do meu pacote, a entrega foi feita às 10:18hs, ou seja, já daria direito à indenização de 30%. Mas aí entra a canalhice: lançaram um “Destinatário ausente. Será realizada uma nova tentativa de entrega” às 09:56hs.
Mas esse status não poderia ser verdadeiro? Não! Não tem como, pois meu condomínio tem portaria funcionando 24/7. Sempre tem alguém para receber o pacote.
Vale notar que antigamente as indenizações eram bem maiores. Mas… é mais fácil reduzir o valor das indenizações do que melhorar o serviço. Então o Correios escolheu o caminho mais fácil. E mesmo assim ainda sacaneiam para não pagar, mesmo com as indenizações sendo mais baratas.
Note também que esse meu relato não é o único. Há muitos relatos semelhantes, em muitas cidades diferentes. Gente que ficou o dia todo em casa e foi surpreendido com o “destinatário ausente”. Fica até difícil de saber se isso é algo que parte dos centros de distribuição ou se é uma orientação que vem de cima.
Infelizmente quem precisa pedir a indenização é o remetente, e a loja em questão se recusou a tomar qualquer atitude. Nem é pelo atraso de 18 minutos que honestamente não fez diferença, mas sim pela canalhice.
Aliás, reclamar no Correios é uma tarefa inútil. O sistemas quase sempre falha na hora de registrar a reclamação, e quando não falha, demoram um tempão para responder e mandam uma resposta automática sem relação com o que foi reclamado.
PS: Enquanto escrevia esse artigo fui consultar o código de rastreamento novamente e vi que trocaram a mensagem de “Destinatário Ausente” para “Carteiro não atendido”. É muita cara de pau…