Correios e a canalhice do “destinatário ausente” inventado para não pagar a indenização do Sedex e Sedex 10

Já comentei aqui no Skooter Blog sobre um Sedex que recebi com um dia de atraso e que inventaram um status de “endereço incorreto”, provavelmente para fugir da indenização por atraso, pois o endereço estava correto.

Recentemente ocorreu de novo, desta vez com um Sedex 10. Inventaram um “Destinatário Ausente”. Confira as informações do rastreamento:

07/12/2019
10:19
Objeto entregue ao destinatário
07/12/2019
09:56
/ SP
A entrega não pode ser efetuada – Destinatário Ausente
Será realizada nova tentativa de entrega
07/12/2019
08:55
/ SP
Objeto saiu para entrega ao destinatário
07/12/2019
03:53
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP
06/12/2019
22:32
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
06/12/2019
17:45
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Agência dos Correios em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP
06/12/2019
15:59
O

O Sedex 10 é uma modalidade de frete em que o pacote precisa ser entregue até 10:00hs do dia seguinte à postagem. Se isso não ocorre, o Correios precisa indenizar o cliente. A indenização é de 30% se o pacote chegar entre 10:15hs e 11:00hs, e 100% se o pacote chegar depois disso.

No caso do meu pacote, a entrega foi feita às 10:18hs, ou seja, já daria direito à indenização de 30%. Mas aí entra a canalhice: lançaram um “Destinatário ausente. Será realizada uma nova tentativa de entrega” às 09:56hs.

Mas esse status não poderia ser verdadeiro? Não! Não tem como, pois meu condomínio tem portaria funcionando 24/7. Sempre tem alguém para receber o pacote.

Vale notar que antigamente as indenizações eram bem maiores. Mas… é mais fácil reduzir o valor das indenizações do que melhorar o serviço. Então o Correios escolheu o caminho mais fácil. E mesmo assim ainda sacaneiam para não pagar, mesmo com as indenizações sendo mais baratas.

Note também que esse meu relato não é o único. Há muitos relatos semelhantes, em muitas cidades diferentes. Gente que ficou o dia todo em casa e foi surpreendido com o “destinatário ausente”. Fica até difícil de saber se isso é algo que parte dos centros de distribuição ou se é uma orientação que vem de cima.

Infelizmente quem precisa pedir a indenização é o remetente, e a loja em questão se recusou a tomar qualquer atitude. Nem é pelo atraso de 18 minutos que honestamente não fez diferença, mas sim pela canalhice.

Aliás, reclamar no Correios é uma tarefa inútil. O sistemas quase sempre falha na hora de registrar a reclamação, e quando não falha, demoram um tempão para responder e mandam uma resposta automática sem relação com o que foi reclamado.

Meme Correios: Destinatário Ausente.

Meme Correios: Destinatário Ausente.

PS: Enquanto escrevia esse artigo fui consultar o código de rastreamento novamente e vi que trocaram a mensagem de “Destinatário Ausente” para “Carteiro não atendido”. É muita cara de pau…

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/01/07/correios-e-a-canalhice-do-destinatario-ausente-inventado-para-nao-pagar-a-indenizacao-do-sedex-e-sedex-10/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar sobre
×