Futuro do Skooter Blog


No dia 11/01 renovei o serviço de hospedagem do Skooter Blog por mais dois anos. Também devo renovar o domínio em meados de maio. Desse modo, ainda que sem novos artigos, o blog deve permanecer online.

Quanto ao blog poder existir sem vídeos, a questão é que o rendimento com o canal do Youtube já havia passado o do blog há algum tempo, com um esforço bem menor, visto que lá praticamente só havia os unboxings que fariam parte do review no blog posteriormente. Escrever o review é bem mais trabalhoso.

Review no blog é algo ingrato de se fazer, pois toma bastante tempo e raramente dá retorno, seja em termos de visualização/comentários, seja financeiro. É por isso que a maioria dos blogs antigos já se foram. É um ou outro post que fica mais famoso, como vocês podem ver ali ao lado na listinha dos artigos populares, os demais só tomam tempo, acabam não tendo visitas. Eu só continuava porque era algo que eu gostava de fazer, e de certa forma os rendimentos do Youtube compensavam a falta de rendimento do blog.

Outro problema é que com o modelo atual eu já estava chegando no limite de armazenamento do serviço de hospedagem, que é de 10GB. Estou atualmente com 92,69% desse espaço ocupado. As fotos, principalmente, ocupam um bom espaço. Se eu mantivesse o ritmo de publicações de 2019 em 2020 e 2021 o espaço já teria acabado e eu teria que fazer um upgrade para um plano “ilimitado” cujo custo é o triplo do que pago pelo plano atual. Digo “ilimitado” porque existe um limite de inodes e eventualmente ele chegaria. Hoje eu ocupo 195.858 inodes, de um limite de 500.000, ou seja, ocupo 31,97%.

No Youtube o custo da infraestrutura era todo deles. O canal podia crescer indefinidamente sem que eu precisasse me preocupar com isso. Este é o lado bom e o lado ruim. Bom por não ter custo, ruim por estar nas mãos de uma empresa que pode excluir tudo a qualquer momento sem precisar dar maiores explicações, que foi exatamente o que aconteceu.

Contrariando o que disse inicialmente, pesquisei serviços de hospedagem de vídeos para pelo menos conseguir ir consertando os artigos atuais que ficaram com os vídeos quebrados. O melhor que encontrei até agora foi o Rumble. Estou fazendo o upload dos vídeos para lá e atualizando os artigos, mas este é um trabalho imenso que provavelmente vai me tomar bastante tempo, considerando que o tempo que tenho para cuidar disso é pequeno, pois tenho meu trabalho (o que paga as minhas contas) e minha família. Estou fazendo os uploads primeiro por ordem alfabética de lojas e depois por ordem cronológica. Ainda estou na AliExpress em 2017…

Eis o link do canal no Rumble com os unboxings e reviews:

Os vídeos de unboxing de meados de 2016 para cá (quando passei a fazer edição) estão todos salvos e organizados, então é uma questão de tempo mesmo. Vídeos anteriores são mais complicados, visto que não foram editados e não estão organizados, mas estão aqui também. De qualquer forma são poucos.

Vídeos de gameplay das transmissões ao vivo infelizmente se perderam em sua grande maioria. Inicialmente eu gravava vídeos de gameplay localmente, mas o espaço em disco se tornou um elemento crítico e em certo momento eu deixei de gravar localmente e passei a transmitir ao vivo, ficando a gravação apenas no Youtube. O Rumble não aceita transmissão ao vivo no plano gratuito, mas estou importando as novas transmissões para lá para evitar perdê-las novamente. Também vou colocar lá as gravações e transmissões antigas que eu guardei. Todas elas estão/estarão neste canal:

Também estou transmitindo ao vivo nestes serviços, onde o vídeo só fica disponível por algum tempo:

Criei ainda outros dois canais no Rumble para outros vídeos (sem relação com o blog) que eu hospedava por lá:

Tenho ainda novos canais no Youtube, ainda que não confie mais no serviço. O de gameplay porque é necessário para armazenar os vídeos de transmissões ao vivo, que depois são importados para o Rumble. Pelo menos agora eles ficam em dois lugares e correm menos risco de serem perdidos.

O demais canais são uma forma de evitar algo que eventualmente acontecia, que era alguém salvar meus vídeos e fazer upload novamente com outra conta, em benefício próprio. Nesses casos eu sou notificado e posso pedir a remoção dos vídeos de tais aproveitadores.

Os canais do Youtube são esses:

Para resumir, de agora em diante o meu tempo dedicado ao blog vai ser para atualizar os vídeos embutidos nos artigos existentes, para deixa-los em ordem. Já venho fazendo isso e as notificações de atualizações são enviadas no Twitter. Esta tarefa deve demorar bastante tempo e até lá não devo fazer novas publicações com frequência, mas talvez faça algumas esporádicas.

Peço que se inscrevam nos canais mencionados neste artigo se quiserem apoiar o Skooter Blog.

5 2 votos
Article Rating
(Visitado 18 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/01/19/futuro-do-skooter-blog/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Bersotti

Fico feliz que o Blog vai continuar.

Vinicius

Boa, vamos continuar.

Decio

Ainda estava na esperança desse problema do YouTube se reverter. Pelo tamanho do site, isso deve acontecer com centenas de canais todos os dias e o atendimento deve dar conta de revisar 1% das solicitações

Cássio

Que pena, eu visitava o blog para ler as análises e soluções de problemas, aprendi muita coisa bacana com seus artigos, fim de um era. Mas agradeço o esforço de deixar o site online pelo menos.

Lamentável o YouTube ter deletado seu canal de maneira unilateral, pior que quase sempre são irredutíveis em suas decisões e o pior, incontactáveis, não deve ter humano lá.

Rodrigo Malaquias

Olá Skooter!
Acompanho seu blog de longa data, no Brasil não existe nada igual voltado para games.
No Youtube sinto falta de comentários, acredito que implementando isso o canal cresceria bastante.
Fico na torcida!

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox