jun 25 2007

Gandia, mais um esquema de pirâmide disfarçado

Hoje é o dia do lançamento do tal Gandia, mas até agora ele não deu as caras, parece que foi adiado de novo. Para quem ainda não sabe, Gandia é um “projeto” de um site que pretende ser igual ao Orkut, com uma diferença, vai ser pago!!!

É lógico que ninguém é otário de pagar por algo que o Orkut oferece de graça, certo? Então para poder recrutar otá… ops, participantes eles montaram um esquema de marketing multinível, um nome bonitinho para a famosa e conhecida pirâmide, que é proibida no Brasil e em muitos outros países. Lógico que eles podem alegar que não é uma pirâmide porque a pessoa não paga simplesmente uma adesão pro esquema, mas também uma prestação de serviço, que no caso é tudo aquilo que já tem de graça no Orkut.

E como funciona o marketing multinível?
Quando a pessoa entra paga uma taxa de adesão, e para cada pessoa que essa pessoa convidar (que também pagará uma taxa de adesão) a pessoa que convidou ganhará uma comissão. Assim fica evidente que o dinheiro que alguém recebe necessariamente virá da adesão de outra pessoa. Para não sair no prejuízo quem entra no esquema deve recrutar mais n novos participantes. Para quem está no topo da pirâmide isso é algo relativamente simples, pois o número de possíveis participantes ainda é bastante grande. A medida que a rede cresce o número de pessoas que ainda podem ser recrutadas vai ficando menor, o que diminui consideravelmente a chance de alguém da base da pirâmide obter retorno. O sistema sempre vai afundar porque o universo de pessoas é limitado, a grande maioria dos participantes ficará na base da pirâmide e sairá no prejuízo, apenas uma minoria que está no topo da pirâmide é que sairá no lucro, além dos administradores do sistema que ficam com uma porcentagem de todas as taxas pagas.

O sistema afunda quando o pessoal da base percebe que entrou numa furada, que só está levando prejuízo e desiste. Consequentemente os lucros de quem está acima dele diminuem e a pirâmide começa a ruir a partir da base. Para evitar isso a única maneira é convencer as pessoas da base a continuarem levando prejuízo. Mas por que alguém aceitaria isso? Aí é que entra o serviço agregado a pirâmide, que tem de ser interessante o suficiente para que a pessoa não desista mesmo levando prejuízo. É nesse ponto que o Gandia vai falhar, pois os serviços não são atrativos, pois no Orkut eles são de graça.

Vale lembrar que todo esquema de marketing multinível mostra aquelas simulações em que a pessoa ganha cifras bastante altas quando preenche todas as pessoas em todos os níveis de recrutamento. O que eles esquecem é que na prática não haverão pessoas para preencher todos esses níveis. Quer fazer uma simulação real? Pegue um universo limitado de pessoas, e vá colocando-as na pirâmide, e calcule os ganhos de cada uma dessas pessoas através das comissões das pessoas que estão abaixo dela, dos ganhos de cada uma você desconta o investimento inicial. Agora veja quantas pessoas saíram no lucro e quantas saíram no prejuízo…

Entendeu agora? Ou quer que eu desenhe?

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2007/06/25/gandia-mais-um-esquema-de-piramide-disfarcado/

Deixe um comentário

6 Comentários em "Gandia, mais um esquema de pirâmide disfarçado"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
wpDiscuz