nov 06 2013

Problemas e Soluções: Windows não permite apagar arquivos com nomes muito longos, caminhos muito longos, ou caracteres inválidos

Este é um problema que as vezes acontece no Windows. Ele permite a criação de um arquivo que nem ele mesmo consegue apagar depois. Normalmente o problema está relacionado a um nome de arquivo muito longo, caminho muito longo ou caracteres inválidos para um nome de arquivo.

Buscando soluções na Internet encontrei uma porção, mas nenhuma delas lá muito boa. Uma envolve dar boot com algum Live CD de Linux, abrir a partição NTFS e apagar os arquivos. Isso é pouco prático, pois exige reiniciar o computador, dar boot em outro sistema operacional e depois voltar ao Windows.

Outra solução envolve o gerenciador do 7Zip. Quando se exclui arquivos pelo gerenciador do 7Zip segurando Shift (para que os arquivos não sejam movidos para a Lixeira) ele exclui os arquivos usando uma rotina própria em vez do Windows Explorer, e isso permite excluir boa parte dos arquivos inválidos, mas ainda assim encontrei problemas com alguns arquivos em que o 7Zip simplesmente para de responder.

Outras soluções envolvem ficar navegando no prompt de comando usando os nomes curtos dos arquivos (quando existem), o que também é chato e demorado, principalmente se forem muitos arquivos.

Finalmente, há as soluções que envolvem softwares pagos, que eu também descartei.

A inspiração para a solução definitiva surgiu quando o mesmo problema ocorreu no meu Iomega StorCenter ix2-200. Os arquivos com nomes muito longos, caminhos muito longos, ou caracteres inválidos colocados nele também não podem ser apagados via gerenciador de arquivos do Windows. Então tive a ideia de usar o Filezilla Client para conectar ao Iomega StorCenter ix2-200 via SFTP. Aí bastou selecionar os arquivos/diretórios problemáticos e pronto, ele sai excluindo tudo sem se importar se o nome/caminho é longo ou curto, ou se os caracteres são válidos ou não.

Mas e quanto aos arquivos locais do Windows? Aqui a solução foi instalar o Copssh – OpenSSH for Windows e então usar o Filezilla Client para conectar ao servidor SFTP do Copssh para acessar e apagar os arquivos do sistema de arquivos local.

Reconheço que não é uma solução perfeita, é apenas uma gambiarra, mas ainda é melhor que pagar por uma solução ou ter que ficar dando boot no Linux apenas para excluir um arquivo. E também uso o Copssh para acessar meus arquivos remotamente, então o software-solução acaba tendo mais utilidades.

Atualização (07/11/2013): Apesar de o Filezilla Client dar conta da maioria dos arquivos problemáticos, ainda sobraram alguns que nem ele conseguiu dar conta. Baixei então o WinSCP e este deu conta dos arquivos que sobraram.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2013/11/06/problemas-e-solucoes-windows-nao-permite-apagar-arquivos-com-nomes-muito-longos-caminhos-muito-longos-ou-caracteres-invalidos/

Deixe um comentário

6 Comentários em "Problemas e Soluções: Windows não permite apagar arquivos com nomes muito longos, caminhos muito longos, ou caracteres inválidos"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados