Choplifter foi lançado para o Master System pela Sega em 1986. O jogo original foi desenvolvido por Dan Gorlin e publicado pela Brøderbund para o Apple II em 1982, mas acabou ganhando versões em diversos outros sistemas, incluindo Atari 5200, Atari 8-bit, Commodore 64, Commodore VIC-20, ColecoVision, MSX, Arcade, SG-1000, NES, e Atari 7800.
Uma continuação, Choplifter II, foi lançada para o Game Boy em 1991. Depois foi refeito no Game Boy e no Game Gear em 1994 com o nome de Choplifter III. Outro jogo, também chamado Choplifter III, foi lançado para o Super Nintendo em 1994. Em 2012, um remake chamado Choplifiter HD foi lançado para PCs, XBox 360, e Playstation 3.
Choplifter é um dos melhores jogos do Master System. Também foi o primeiro que eu aluguei, junto com o R-Type. Na verdade meus pais é que passaram pela locadora e me trouxeram esses dois cartuchos, recomendados pelo funcionário da locadora. Portanto, Choplifter é seguramente o terceiro jogo que joguei no Master System, após Alex Kidd in Miracle World, que veio na memória do console e Jogos de Verão (California Games), cartucho que também veio junto com o console. Depois eu acabei tendo o cartucho em uma troca de 3 cartuchos de Atari 2600 por 1 de Master System que fiz com um dono de locadora quando ainda era criança.
Nas versões domésticas do Choplifter, o Master System se saiu melhor. Em alguns aspectos, gosto até mais dele do que do arcade. A versão de NES também é baseada no arcade da Sega, mas com gráficos e sons bastante inferiores. Este vídeo no Youtube compara várias versões.
Choplifter foi lançado no Brasil pela Tec Toy. A capa dele pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:
O jogo tem uma dinâmica bem interessante, diferente da maioria dos jogos onde o objetivo é destruir tudo que se vê pela frente. Aqui o objetivo é pilotar o helicóptero, estourar cativeiros e resgatar os reféns, levando-os de volta à base. Para passar de fase é necessário resgatar pelo menos 40 dos 64 reféns. O helicóptero só pode carregar 16 reféns simultaneamente. Abater os adversários é um objetivo secundário, apenas para aumentar a o pontuação e facilitar o objetivo principal.
Um refém só está salvo quando retorna à base. Se seu helicóptero for abatido com reféns dentro, eles morrem. Se forem atingidos por sua artilharia ou pela artilharia adversária também morrem. Se você pousar com o helicóptero em cima deles também. Estes fatores adicionam um desafio extra ao jogo.
Os gráficos e sons estão muito bons para um console de 8 bits, com música bem feita e diferenciada para cada fase, e bons efeitos sonoros também. Os controles também são bons. Enfim, a Sega caprichou nele e fez bastante para um cartucho com apenas 1 megabit.
O folheto com as dicas do Choplifter que a Tec Toy me enviou segue o formato tradicional: uma única folha de formulário contínuo com impressão matricial. O folheto contém o enredo do jogo, e uma única dica que na verdade é um truque para selecionar fases. São 6 fases e com o truque dá para iniciar em qualquer um delas. Em seguida, vêm os controles do jogo.
Confira o folheto digitalizado:
E aqui vai uma transcrição:
CHOPLIFTER
ENREDO: Choplifter é um movimentadíssimo jogo de lances incríveis, onde você é o comandante de uma equipe de salvamento. Sua missão é localizar e recolher centenas de reféns – em terra e no mar – e colocá-los R salvo. Você precisa pousar seu helicóptero HAWK Z nos lugares mais estratégicos possíveis, ao mesmo tempo driblar e des-
truir o perigoso fogo inimigo.
Há 64 reféns em cada local. porém, o seu helicóptero só pode transportar 16 de cada vez. Assim, terá de dar um jeito de ir e voltar várias vezes de regiões infernais, com um mínimos de per-
das humanas.DICAS: SELEÇÀO DE FASES- Na primeira tela de apresentação, quando aparecer o helicóptero atirando, aperte o botão direcional para cima, para baixo, esquerda, direita e botão 1. Na segunda tela aperte de novo o botão direcional para cima,baixo,esquerda,direita e botão 1. Aparecerá uma tel para escolher a fase que quiser jo-
gar (da 1 a 6).Botão 1: Botão de tiro/ Botão de ínicio
Botão 2: Mudança de direção
Botão D: Controle de direçãoTEC TOY PROMOÇõES
Para completar, fiz um videozinho demonstrando o Choplifter, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:
Os equipamentos utilizados para esta captura foram:
- Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
- Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação.
- Mega Everdrive – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais.
- Framemeister XRGB Mini – fazendo oupscale da imagem do Mega Drive para 1080p Full HD.
- Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!) – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Mega Drive / Master System com hardware original, para o Framemeister.
Não lembro desse jogo, acho que nunca aluguei o cartucho. Talvez eu tinha preconceito com os jogos de 1 mega. Logo mais voce poderia criar um indice com todos os jogos que vc já fez artigos.
Alguns de meus jogos preferidos tem apenas 1 mega: Alex Kidd in Miracle World, Wonder Boy, Zillion II, Gangster Town, Black Belt e o Choplifter.
Um índice talvez eu crie quando completar esta série de Dicas da Tec Toy.
Interessante. Esses demais que vc citou eu tb joguei muito, exceto o Gangster pq eu nao tinha pistola. Entao eu nao tinha preconceito com 1 mb. Hehe
Tenho esse cartucho, é um dos meus jogos preferidos. Uma coisa que reparo é que na terceira fase, enquanto o helicóptero está no chão, o jogo emite um chiado (beep longo).
Jogo incrível! E muito difícil
[…] algum tempo. Até que em um belo sábado, meus pais saíram e voltaram com dois cartuchos alugados: Choplifter e R-Type, conforme recomendação do pessoal da locadora. O Choplifter foi […]