fev 25 2016

Choplifter – Master System – Dicas da Tec Toy

Choplifter foi lançado para o Master System pela Sega em 1986. O jogo original foi desenvolvido por Dan Gorlin e publicado pela Brøderbund para o Apple II em 1982, mas acabou ganhando versões em diversos outros sistemas, incluindo Atari 5200, Atari 8-bit, Commodore 64, Commodore VIC-20, ColecoVision, MSX, Arcade, SG-1000, NES, e Atari 7800.

Uma continuação, Choplifter II, foi lançada para o Game Boy em 1991. Depois foi refeito no Game Boy e no Game Gear em 1994 com o nome de Choplifter III. Outro jogo, também chamado Choplifter III, foi lançado para o Super Nintendo em 1994. Em 2012, um remake chamado Choplifiter HD foi lançado para PCs, XBox 360, e Playstation 3.

Choplifter é um dos melhores jogos do Master System. Também foi o primeiro que eu aluguei, junto com o R-Type. Na verdade meus pais é que passaram pela locadora e me trouxeram esses dois cartuchos, recomendados pelo funcionário da locadora. Portanto, Choplifter é seguramente o terceiro jogo que joguei no Master System, após Alex Kidd in Miracle World, que veio na memória do console e Jogos de Verão (California Games), cartucho que também veio junto com o console. Depois eu acabei tendo o cartucho em uma troca de 3 cartuchos de Atari 2600 por 1 de Master System que fiz com um dono de locadora quando ainda era criança.

Nas versões domésticas do Choplifter, o Master System se saiu melhor. Em alguns aspectos, gosto até mais dele do que do arcade. A versão de NES também é baseada no arcade da Sega, mas com gráficos e sons bastante inferiores. Este vídeo no Youtube compara várias versões.

Choplifter foi lançado no Brasil pela Tec Toy. A capa dele pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Choplifter - Master System

Capa da Tec Toy para o Choplifter – Master System

O jogo tem uma dinâmica bem interessante, diferente da maioria dos jogos onde o objetivo é destruir tudo que se vê pela frente. Aqui o objetivo é pilotar o helicóptero, estourar cativeiros e resgatar os reféns, levando-os de volta à base. Para passar de fase é necessário resgatar pelo menos 40 dos 64 reféns. O helicóptero só pode carregar 16 reféns simultaneamente. Abater os adversários é um objetivo secundário, apenas para aumentar a o pontuação e facilitar o objetivo principal.

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Um refém só está salvo quando retorna à base. Se seu helicóptero for abatido com reféns dentro, eles morrem. Se forem atingidos por sua artilharia ou pela artilharia adversária também morrem. Se você pousar com o helicóptero em cima deles também. Estes fatores adicionam um desafio extra ao jogo.

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Os gráficos e sons estão muito bons para um console de 8 bits, com música bem feita e diferenciada para cada fase, e bons efeitos sonoros também. Os controles também são bons. Enfim, a Sega caprichou nele e fez bastante para um cartucho com apenas 1 megabit.

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

Choplifter - Master System

Choplifter – Master System

O folheto com as dicas do Choplifter que a Tec Toy me enviou segue o formato tradicional: uma única folha de formulário contínuo com impressão matricial. O folheto contém o enredo do jogo, e uma única dica que na verdade é um truque para selecionar fases. São 6 fases e com o truque dá para iniciar em qualquer um delas. Em seguida, vêm os controles do jogo.

Confira o folheto digitalizado:

Dicas Tec Toy - Choplifter - Master System

Dicas Tec Toy – Choplifter – Master System

E aqui vai uma transcrição:

CHOPLIFTER

ENREDO: Choplifter é um movimentadíssimo jogo de lances incríveis, onde você é o comandante de uma equipe de salvamento. Sua missão é localizar e recolher centenas de reféns – em terra e no mar – e colocá-los R salvo. Você precisa pousar seu helicóptero HAWK Z nos lugares mais estratégicos possíveis, ao mesmo tempo driblar e des-
truir o perigoso fogo inimigo.
Há 64 reféns em cada local. porém, o seu helicóptero só pode transportar 16 de cada vez. Assim, terá de dar um jeito de ir e voltar várias vezes de regiões infernais, com um mínimos de per-
das humanas.

DICAS: SELEÇÀO DE FASES- Na primeira tela de apresentação, quando aparecer o helicóptero atirando, aperte o botão direcional para cima, para baixo, esquerda, direita e botão 1. Na segunda tela aperte de novo o botão direcional para cima,baixo,esquerda,direita e botão 1. Aparecerá uma tel para escolher a fase que quiser jo-
gar (da 1 a 6).

Botão 1: Botão de tiro/ Botão de ínicio
Botão 2: Mudança de direção
Botão D: Controle de direção

TEC TOY PROMOÇõES

Para completar, fiz um videozinho demonstrando o Choplifter, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/25/choplifter-master-system-dicas-da-tec-toy/

Deixe um comentário

4 Comentários em "Choplifter – Master System – Dicas da Tec Toy"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Visitante
Polter

Não lembro desse jogo, acho que nunca aluguei o cartucho. Talvez eu tinha preconceito com os jogos de 1 mega. Logo mais voce poderia criar um indice com todos os jogos que vc já fez artigos.

cruz
Visitante

Tenho esse cartucho, é um dos meus jogos preferidos. Uma coisa que reparo é que na terceira fase, enquanto o helicóptero está no chão, o jogo emite um chiado (beep longo).

wpDiscuz