abr 23 2013

Retrogate Store: Mega EverDrive – Cartucho Flash para Mega Drive (Genesis) com SD e USB

Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre o Mega EverDrive, que adquiri na Retrogate Store. O Mega EverDrive é um cartucho de Mega Drive especial, que em vez da ROM, gravada uma única vez, usa memória RAM onde os jogos (imagens da ROM dos jogos) podem ser carregados a partir de um cartão SD. Com isso você pode jogar todos os jogos do Mega Drive usando um único cartucho. Não é emulação, é o hardware original de seu Mega Drive (Genesis) executando o código original do jogo.

Ao ligar o Mega Drive com o Mega EverDrive, é apresentado na tela um menu onde os jogos presentes no cartão SD podem ser escolhidos. Escolhido o jogo, tudo funciona de maneira idêntica ao cartucho original. Além disso, há algumas vantagens extras, como poder executar jogos de outras regiões, mesmo que existam travas de software. Por exemplo, o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II tem trava de software, de modo que o cartucho americano/brasileiro não funciona em consoles japoneses mesmo que as travas físicas do console tenham sido removidas, da mesma forma que os cartuchos japoneses também não funcionam nos consoles americanos/brasileiros. Com o Mega EverDrive você pode executar jogos de qualquer região.

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Outra vantagem é que o Mega EverDrive permite salvar estados, ou seja, você tem essa vantagem dos emuladores mesmo utilizando o hardware original, podendo salvar o jogo a qualquer momento para continuar mais tarde ou mesmo voltar a um ponto anterior na hora que quiser. Os jogos que permitem salvar estados no próprio cartucho (os que utilizam bateria) também são suportados, e os estados são salvos no cartão SD usando a interface original do jogo.

Outra característica sensacional do Mega EverDrive é que ele permite jogar também todos os jogos do Master System no Mega Drive. Também não é emulação. Lembre-se que o Mega Drive tem um adaptador que permite conectar e jogar cartuchos do Master System. O adaptador é um dispositivo que faz as adaptações das trilhas dos cartuchos e inclui um botão de pause (visto que o do Master System é no console e não é possível usar botões do joystick de Mega Drive para tal função) e também a entrada de óculos 3D. O Mega Drive possui o processador do Master System, de modo que os jogos são executados nativamente no console, também não é emulação. O Mega EverDrive simplesmente dispensa o adaptador para executar os jogos de Master System. Basta colocar as ROMs dos jogos de Master System no SD que ele ativa o modo Master System no Mega Drive e roda todos os jogos normalmente. O botão de pausa do adaptador é substituído por um botão no próprio Mega EverDrive. Apenas a entrada de óculos 3D não está presente. Neste caso seria necessário usar o Master Everdrive (também disponível na Retrogate Store) e o adaptador original de Master System para Mega Drive, ou um  console Master System de fato.

Até mesmo os jogos para o acessório 32X do Mega Drive são suportados. Para isto você precisa ter o acessório 32X acoplado. Conectando o Mega Everdrive no 32X você pode jogar todos os jogos de Mega Drive e de 32X. O único jogo de Mega Drive que não funciona no Mega EverDrive é o Virtua Racing, pois este utiliza um chip especial no cartucho. Todos os demais funcionam, inclusive o Virtua Racing de 32X.

O Mega Everdrive tem 128Mbits (16 MBytes) de SDRAM, dos quais 80Mbits (10 MBytes) podem ser utilizados para jogos. Isto é suficiente para armazenar qualquer jogo comercial de Mega Drive. O firmware do cartucho pode ser atualizado usando o próprio cartão SD, basta baixar os novos firmwares no site do desenvolvedor, krikzz.com. A carga do jogo é praticamente instantânea, levando apenas 1 ou 2 segundos. A porta USB serve para os desenvolvedores de homebrews e futuros desenvolvimentos. O Mega EverDrive também faz a função dos cheaters, Game Genie e Play-Action Replay. Basta acionar a opção no menu e inserir os códigos. Outra opção é a de reproduzir arquivos WAV no console.

O menu do sistema do EverDrive é acessível pelo joystick dentro do próprio jogo, ou seja, você nem precisa levantar do sofá para trocar de jogo. Enfim, o Mega EverDrive é uma das melhores aquisições que já fiz. Meu Mega Drive III da Tec Toy (tive também um Sega Genesis americano – o primeiro – na minha infância, mas acabou sendo vendido quando eu quis um Super Nintendo 🙁 ) saiu da caixa original onde estava descansando há bastante tempo e voltou a ser instalado na TV graças ao Mega EverDrive, além dos cabos e conversores que usei para conectá-lo via SCART RGB e HDMI, dos quais falarei em artigos futuros.

Mega EverDrive no pacote da Retrogate

Mega EverDrive no pacote da Retrogate

Mega EverDrive, no plástico bolha em que veio embalado

Mega EverDrive, no plástico bolha em que veio embalado

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive

Mega EverDrive no compartimento de cartuchos do Mega Drive

Mega EverDrive no compartimento de cartuchos do Mega Drive

Retrogate Store é a loja do próprio desenvolvedor do Mega EverDrive, o ucraniano krikzz. Os cartuchos adquiridos lá vem direto da Ucrânia. O meu foi comprado no dia 20/01/2013, enviado alguns dias depois. Chegou ao Brasil no dia 28/01 e no dia 15/02 foi entregue, sem impostos.

DataLocalSituação
15/02/2013 09:54CDD (Removido)Entrega Efetuada
15/02/2013 09:24CDD (Removido)Saiu para entrega
28/01/2013 13:57UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SPConferido
Recebido/Brasil

O pacote é enviado como carta, bem discreto, escrito à mão, não tem formulário CN22.   E encerro aqui o artigo sobre o Mega EverDrive com uma recomendação muito positiva para o produto e para a Retrogate Store.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2013/04/23/retrogate-store-mega-everdrive-cartucho-flash-para-mega-drive-genesis-com-sd-e-usb/

Deixe um comentário

26 Comentários em "Retrogate Store: Mega EverDrive – Cartucho Flash para Mega Drive (Genesis) com SD e USB"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados