Neste artigo falo sobre o jogo Project Cars 2 para o Playstation 4 (PS4), adquirido no Submarino.
Com a aquisição do Volante de corrida Driving Force Logitech G29, eu resolvi investir um pouco em jogos de corrida, para poder aproveitar mais o volante.
Eu já sabia que o Project Cars 2 estava mais para simulador do que para jogo, mas mesmo assim eu achei que fosse gostar dele, ainda mais com o uso do Logitech G29.
Na prática não foi bem assim, nas primeiras tentativas eu mal conseguia deixar o carro na pista no Project Cars 2. Só consegui jogar decentemente depois de ligar uma porção de auxílios, como controle de tração e outros. E isso não quer dizer que eu tenha ficado competitivo, apenas consegui terminar a corrida sem sair da pista.
Se eu tivesse insistido mais talvez até tivesse ficado bom no Project Cars 2, mas com o muito mais divertido F1 2017 para jogar, eu acabei deixando o Project Cars 2 de lado. Não coloquei o Blu-ray deste jogo mais que três vezes no Playstation 4 Pro até agora.
Talvez no futuro, quando eu estiver enjoado de todos os demais jogos que tenho para jogar, eu volte a dar uma chance para o Project Cars 2, mas não vejo isso acontecendo tão cedo.
Enfim, o jogo é bastante realista, diz simular com perfeição tanto os carros quanto o ambiente, com todas as características climáticas como vento ou chuva. A quantidade de ajustes que pode ser feita nos carros é enorme. Os gráficos também são muito bonitos. E a variedade de carros e categorias também deve agradar.
Mas no fator diversão o Project Cars 2 ficou me devendo. Talvez a diversão venha com o tempo, após realmente dominar os carros e passar a ser competitivo. Ou talvez os desenvolvedores tenham falhado em não incluir um modo carreira com dificuldade incremental, ou mesmo alguns tutoriais para ensinar a dirigir, tal qual costuma fazer a série Gran Turismo, ainda que este seja justamente um dos pontos que eu acho meio chato nesta série.
Dia desses eu coloquei o Nigel Mansell’s World Championship Racing do Super Nintendo para jogar (confira o vídeo). Era só para brincar um pouquinho, mas acabei ficando mais tempo jogando ele naquele dia do que fiquei no Project Cars 2 em todas as vezes que joguei. Isso mostra que, pelo menos para mim, diversão é mais importante que gráficos e física realista.
Confira as fotos e vídeos do unboxing do Project Cars 2:
Hoje, menos de quatro meses após seu lançamento, o Project Cars 2 já pode ser encontrado por menos do que R$ 100,00, o que mostra que eu sucesso comercial provavelmente também não foi muito grande. Não recomendo para quem procura diversão garantida, mas para quem gosta de simuladores e tem tempo para ficar horas e horas treinando e ajustando carros, é hora de aproveitar.