Você ainda lê o Skooter Blog? Então por favor deixe um comentário!
Não, este não é apenas um “teste de alcance”. Na verdade eu preciso decidir que rumo o Skooter Blog deve tomar. E resolvi pedir ajuda aos leitores fiéis, e o primeiro passo é descobrir se ainda existe algum leitor 🙂 .
Eu sei que blogs estão em declínio há alguns anos. Cada vez mais as pessoas preferem textos curtos ou vídeos no Youtube. Hoje, quase metade dos visitantes que por aqui passam estão em dispositivos móveis. E a grande maioria dos visitantes em geral entra aqui uma única vez. São poucos os que retornam. Mas talvez você seja um dos que retornam, e sua opinião é importante para mim.
Mesmo tendo poucas visitas e muitos artigos onde não há nenhum engajamento (nem um único comentário), eu continuei publicando porque o blog é um hobby e ele ainda estava se pagando com publicidade e programas de afiliados.
Mas os tempos mudaram, o real desvalorizou e hoje em dia pouca gente compra no exterior. Programas de afiliados internacionais não rendem mais. Youtube não monetiza mais canais com menos que 1.000 inscritos. O nosso tem apenas 809. Para completar, agora os principais programas de afiliados nacionais excluíram todos os afiliados que são pessoa física, pois uma nova legislação agora exige que os afiliados tenham CNPJ. E ter um CNPJ é caro demais. É sempre o governo atrapalhando quem quer trabalhar…
Até cogitei criar algum tipo de crowdfunding na linha Patreon/Padrim, mas até mesmo os blogs mais famosos conseguiram pouco suporte com isso. O Skooter Blog certamente não conseguiria nada.
Não parece, mas este blog já tem mais de 10 anos. Nesse tempo muitos tentaram fazer trabalhos semelhantes, com review de produtos, compras no exterior, alguns até com blogueiros famosos, mas todos acabaram sumindo cedo ou tarde, pois é algo que realmente não dá retorno financeiro. Os poucos sites que ainda fazem reviews ganham os produtos, ou ao menos os tem cedidos temporariamente pelos fabricantes ou das lojas.
Nesses 10 anos o layout aqui passou por várias revisões, até encontrar um tema que parece ser o ideal. Mudanças no sistema de comentários, nas formas de assinar e receber notificações de novos artigos, fiz várias mudanças sem muito alarde para deixar a experiência cada vez melhor.
A dúvida agora é se este blog deve continuar e que rumo deve seguir. Eu vejo que algumas séries que antes tinham bastante apelo, agora não tem mais. Talvez os poucos leitores assíduos tenham mudado nos últimos anos. Por exemplo, a série sobre o Canadá eu decidi encerrar após o último artigo não ter tido um único comentário. Agora provavelmente farei o mesmo com a série de Dicas da Tec Toy, pois aparentemente também não há interesse por este conteúdo.
Com os artigos de reviews e unboxing os resultados são mistos. Alguns artigos tem bastante retorno, mas a maioria tem quase nada. E mesmo os artigos com mais retorno ainda tem muito pouco retorno quando comparado com o passado. E até entendo o motivo, a maioria das pessoas só procuram por um review de um produto quando está planejando compra-lo. Poucos leem apenas para conhecer. Talvez seja outra série que não tenha mais futuro.
Minhas perguntas agora são: o Skooter Blog deve continuar? No mesmo formato? Em outro formato? Que tipos de artigo você gostaria de ver? Artigos mais curtos? Artigos mais longos? Migrar o blog para o Youtube e fazer apenas reviews e unboxing em vídeo? Migrar para alguma outra plataforma? Você continuaria lendo o Skooter Blog se os textos fossem apenas em inglês? Deixe seu comentário e ajude a decidir o futuro do blog.
Eu leio, mas sendo sincero só as análises que me interessam (games/eletronicos/4K/filmes).
Eu costumo ler!
A prova está aqui, http://prntscr.com/j346w0 hehe
Eu também peco em relação aos comentários, muito dos artigos eu acabo lendo e não deixo comentários.
Mas um dos meus hobbys em outros tempos, foi visitar o blog para ver quais produtos legais você pra recebeu e se algum deles poderia ser útil para mim (viva o consumismo).
O formato eu acho ótimo, simples de ler e sempre com o mesmo padrão de apresentação, que acaba facilitando pra quem lê vários artigos, ir direto ao ponto.
Man, doa um convite do maniconio-share pra mim. Por favor.
Primeiro agradeço a dedicação todos estes anos. Depois confesso que mesmo lendo quase todos as postagens, nunca havia comentado. Não tenho muito o hábito, será que é porquê nasci na década de 80 (bem no comecinho) hehe. Mas usei várias dicas pra comprar no exterior e relembrar os games da minha época. Atualmente uso mais o YouTube pra saber sobre os assuntos de meu interesse. Meus assuntos prediletos são carros elétricos, emuladores, educação financeira, sacanegem (ops) e novas tecnologias. Valeu
Eu leio tudo o que me interessa (reviews, compras em geral, experiências, etc.), mas penso que poderiam ser textos mais curtos. Acredito em seu sucesso também se migrasse para vídeos narrativos. São mais dinâmicos e fáceis de serem consumidos. Contudo gosto tanto de suas narrativas detalhadas que mesmo o blog continuando assim do mesmo jeito, continuarei consumindo. É raro termos profissionais assim tão dedicados e detalhistas. Parabéns sempre!
Em meu trabalho, a questão dos vídeos se torna impraticável, me perderia como leitor do blog. O formato atual agrada porque pode ser uma leitura entre um serviço e outro.
Eu leio há bastante tempo. Não sei precisar, mas desde o tempo do defunto Google reader. Atualmente uso o feedly pra ler, pois é mais prático. Topei com o blog quando comecei a comprar coisas da china, e teus reviews me ajudaram bastante. Atualmente leio tudo que sai no blog, com exceção das reviews de quadrinhos e jogos. Nunca tive a oportunidade de agradecer por tudo, então, aproveito agora. Muitíssimo obrigado, com sinceridade! Forte abraço desde o interior da PB.
Olá Skooter, eu não vou dizer que leio todos os posts teu, mas uma boa parte eu leio sim, só não costumo fazer muitos comentários. Aprecio muito os reviews de eletro/eletrônicos e dicas de compras no exterior como foi o caso da compra dos óculos de grau no Goggles4u em que eu pedi sua ajuda (muito obrigado mais uma vez). O que eu não costumo ler: games que realmente não é minha praia. Gostei imensamente do post sobre energia solar, aprendi muito com ele.
Eu leio! Mesmo nesses tempos dificeis de correios (ainda mais – se e que e possivel) ineficientes, adoro ver as analise de gadgets chineses! Mesmo as avaliacoes antigas contam e muito.
Eu assino o Blog há tempos, considero o conteúdo de qualidade, já obtive varias dicas ou novidades que foram muito úteis.
Aproveitando para fazer uma crítica construtiva, percebi ultimamente se está omitindo os preços nos reviews, mesmo fazendo referencias dizendo que tal produto é caro ou barato, acho que é uma estratégia para fazer os leitores a clicar nos links de afiliados por curiosidade para ver o preço.
Isso prejudica a qualidade pq deixa o review incompleto faltando informações essenciais, até pq nem sempre é conveniente clicar em links, principalmente em dispositivos moveis. Até estou evitando ler os reviews por este motivo. Mas claro, entendo que voce talvez precise usar esta estratégia, por isso nem reclamo.
Na verdade não é uma estratégia, foi falta de atenção mesmo, até porque o clique no link de afiliados sem compra não rende nada. Antigamente os programas ainda usavam cookies de até 30 dias, o que poderia render uma compra futura. Mas hoje em dia o cookie é por sessão, então quando o visitante clica no link, se ele não fizer a compra de imediato, não há comissão para o afiliado. E é bem raro alguém comprar algo de imediato, principalmente ser for caro. Se o cliente resolve pensar um pouco e voltar algumas horas depois, o afiliado não recebe nada.
Existe uma recomendação de vários sistemas de não divulgar preços, pois eles tendem a mudar bastante e o visitante não gosta quando clica no link e não encontra o preço anunciado. Mas é uma recomendação que eu costumo ignorar. A partir de hoje vou incluir uma tabela-resumo nas compras feitas no Brasil, tal qual eu faço com as internacionais, assim não esqueço de colocar os preços.
Eu leio via feed, mas tem muito post que eu acho meio inutil. Tipo o que voce postou sobre o esquema de energia na sua casa me fez pesquisar mais sobre o assunto, agora post sobre “filtro de linha” me dão uma preguiça danada ….
Leio sempre (e comento). Menos os vídeos dos retrogames, apesar de sê-lo. Mas tem muita gente que curte.
Eu acompanho há alguns anos o site aqui, mas não é toda postagem que eu leio, e entre deixar um comentário genérico que nada acrescenta e não deixar, opta pela segunda opção. Eu acho suas postagens bastante detalhadas, a mim serve de referência, obviamente que não chega aos pés em nível de detalhamento e qualidade. As postagens que eu mais gosto são sobre games e tecnologia.
Olá pessoal,
Agradeço pelo retorno. Confesso que eu esperava no máximo uns 3 ou 4 comentários. Fico feliz de saber que tem mais gente acompanhando o blog.
Vou tentar encontrar outra forma de manter o blog funcionando e levarei em consideração todos os comentários para decidir o rumo.
Cara eu acesso seu blog praticamente todos os dias, e gosto muito do formato, sua analises mais aprofundadas fogem da maioria dos reviews que só leem oq esta na caixa do produto, infelizmente tb comento pouco, mas até porque, de tão detalhadas as suas analises, praticamente não ficam duvidas, srsrsrsrsr… Ps.: Obrigado por se dedicar a esse Hobby, pelo menos eu me sinto agradecido por vc compartilhar suas opiniões.
Skooter, acompanho há muitos anos seu blog. Suas análises são muito boas. Agora mesmo precisei recorrer aos seus textos para comprar um filtro de linha. Parabéns pelo trabalho!
Por favor, continue!
Tenho certeza que a renda das pessoas vai melhorar e com certeza elas voltarão a comprar mais.
Eu estava lembrando, acho que minha compra na China foi devido a sua comunidade no orkut da Dealextreme. Tem outras coisas que tambem que certamente peguei dicas suas e aproveitei, por exemplo, Oculos da Goggles4u e a dica pra medir o PD.
Parabéns pelo Blog e espero que continue.
NÃO. PARE.
Sério, o seu blog é uma dos meus favoritos na internet. Adoro os reviews, os produtos que você acha para facilitar/resolver problemas cotidianos.
Na minha opinião: mesmo formato. Detesto os reviews em vídeo, rs
Eu também prefiro em texto. Posso ler no transporte público sem acabar a minha franquia.
sim
Por favor, continue!
Seu blog é um dos melhores que eu já vi!
É útil pra caramba!
E é um dos únicos nesse formato.
Diz aí: o que vc precisa para continuar com o seu trabalho?
Os textos detalhados são o seu diferencial!
Nunca comento pq sou preguiçoso, mesmo…
Aliás comentei no seu post sobre oculos, mas vc n respondeu…
Queria saber onde vc está comprando óculos ultimamente.
O goggles4u tem estado muito ruim…
Oi Pedro,
Preciso de dinheiro 🙂 Mas o que eu posso pedir para vocês é divulgação. Com mais visitantes acho que daria pelo menos para cobrir as despesas com hospedagem e domínio.
Eu localizei o seu comentário no artigo sobre os óculos e me lembro de ter respondido na época. Não sei o que ocorreu. O meu último par ainda é da Goggles4U, feito em 2016. Há algumas semanas marquei consulta com oftalmologista para checar se o grau ainda é o mesmo e fazer um par novo se fosse o caso. Vou na próxima semana. Mas para ajudar, ontem meu óculos caiu e riscou a lente de um jeito que incomoda bastante. Então vou ter que comprar outro mesmo que o grau esteja correto.
Estou pensando em pegar algum daqueles modelos que restou na Goggles4U mesmo, dos poucos com fio de nylon. Não quero pagar caro porque já percebi que toda lente acrílica fica amarela com o tempo, seja uma sem marca, seja uma Essilor. Só não sei ainda se pego outra fotocrômica ou se pego uma transparente de índice maior.
Gosto muito e divulguei para meus amigos que curtem tecnologia. Acho legal que vc faz reviews de produtos nacionais também, sempre são bem detalhados e faz questão de dar sua opinião pessoal.
Nunca deixei nenhum comentário pois nunca tive o hábito de deixar em quase nenhum local, mas sempre senti falta de um botão like que pudesse de alguma forma contribuir para continuar a existir.
Oi Leonardo,
Você se refere aos botões “Like” do Facebook? Eles sumiram da maioria dos sites, acho que não faziam muita diferença e o pessoal preferiu manter só o botão de compartilhar, que tem um impacto maior.
Você pode contribuir usando os botões de compartilhar que ficam no final de cada artigo. Tem do Facebook e vários outros serviços.