Neste artigo falo sobre o reparo que fiz na Adega EasyCooler 8 garrafas Modelo 4092640045, com a placa FX-101 PCB120515K1 SH14387 12.05.06.
Eu já falei dessa adega aqui no Skooter Blog em 2014, quando ela foi adquirida. Ela funcionou bem por uns 3 anos, até que começou com alguns problemas: eventualmente ela começava a apitar no alto-falante, piscar o display e não gelava mais.
O problema era intermitente, chegou a funcionar por quase um ano sem problemas, até que um dia desliguei-a por estar vazia. Quando religuei o problema voltou com força e ela já ficava mais tempo sem funcionar do que funcionando.
Abrindo e observando a placa eu percebi dois capacitores de 120 µF 250 V, os maiores da placa. Em volta deles havia algo brilhante na placa, como se líquido tivesse escorrido e grudado, como pode ser visto nas fotos. Imaginei que os capacitores poderiam ter vazado. Então parti para a substituição deles. Como não encontrei-os na minha cidade precisei comprar online, como já relatei no artigo anterior.
A troca dos dois capacitores de 120µF 250V não resolveu o problema. Mas procurando informações na Internet achei muitos relatos de pessoas que resolveram problemas semelhantes substituindo capacitores eletrolíticos. Grande parte desses relatos estão no Dicas do Zébio e no forum All About Circuits.
Anotei então os valores de todos capacitores eletrolíticos na placa. São eles:
- 2 de 120 µF 250 V (já trocados)
- 1 de 2200 µF 16 V
- 4 de 47 µF 25 V
- 4 de 1 µF 50 V
- 4 de 4,7 µF 50 V
- 2 de 22 µF 25 V
Parti então para uma loja de eletrônicos e comprei substitutos para todos os capacitores que ainda não havia trocado. Não encontrei os de 22 µF, 4,7 µF e 1 µF na tensão exata, então substitui por tensões maiores:
- 22 µF 63 V
- 4,7 µF 63 V
- 1 µF 100 V
Antes de começar as substituições tentei ligar a placa sem o Peltier conectado, e notei que nesse caso ela funcionou normalmente. O problema parecia ser em fazer a partida do Peltier. Torci para que fosse algo nos capacitores realmente e comecei então a fazer as substituições.
Comecei com o C10 (2200 µF), da linha de saída. De início eu estava testando a placa novamente após cada troca. E também medi cada capacitor removido com o multímetro para tentar encontrar algum claramente defeituoso. Esse de 2200 µF, por exemplo, estava com apenas cerca de 1500 µF, enquanto o novo entregava a capacitância correta.
Fiz um teste, mas ainda estava tudo igual. Parti então para o capacitor CA1, de 47 µF. Ele também apresentou uma capacitância fora do normal: 27,45 µF, enquanto o novo estava 44,6 µF (dentro da tolerância de 5%).
Com essa troca já consegui um avanço que me deixou contente para continuar: os apitos e o pisca pisca no display pararam. Mas o Peltier ainda não ligava.
Daí em diante eu parei de testar a placa à cada troca e decidi que só testaria se encontrasse mais algum capacitor com medidas fora do esperado, pois estava dando um certo trabalho ficar colocando e tirando a placa na adega, conectando e desconectando todos os cabos, etc.
E então eu troquei todos os demais capacitores, nessa ordem:
- C206 – 47 µF
- CB – 1 µF
- C201 – 47 µF
- CA4 – 4,7 µF
- C202 – 1 µF
- CA2 – 22 µF
- C4 – 1 µF
- C5 – 22 µF
- C8 – 47 µF
- C9 – 4,7 µF
- C7 – 1 µF
- C14 – 4,7 µF
- C13 – 4,7 µF
Nenhum dos capacitores removidos mostrou capacitância fora do padrão. Por conta disso eu fui trocando, trocando… até que troquei todos os capacitores eletrolíticos. Note que eu não testei o ESR dos capacitores por falta de equipamento, então o fato de a capacitância estar ok não implica que os capacitores removidos estavam bons.
Era hora de colocar a placa no lugar e testar. Conectei todos os cabos, liguei na tomada e… funcionou! 😀
Deixei a adega funcionando por mais um dia para ter certeza que estava tudo bem. Depois fiz uma boa limpeza nos coolers e dissipadores com o soprador de ar. Também tirei a placa novamente para passar um verniz e proteger as novas soldas.
São quase dois meses desde o reparo da Adega EasyCooler 8 garrafas e até agora está tudo bem com ela. Meus chocolates estão sempre na temperatura ideal para serem consumidos. 😀
Aproveitei a economia que fiz por não precisar comprar uma adega nova ou pagar pelo reparo e adquiri um BSIDE ESR02 Pro, equipamento que serve para testar capacitores, transistores e outros componentes, o que deve facilitar reparos futuros, visto que ele calcula não só a capcitância, mas também o ESR dos capacitores. Mas farei o review dele em um artigo futuro.
Atualização (16/02/2020):
Esta semana a adega apresentou problemas novamente. Apitando, display fraco, e temperatura alta. Fui na loja de componentes eletrônicos mais próxima e comprei um par de cada um dos 15 capacitores eletrolíticos menores. Os dois maiores não tem por aqui. Os 30 capacitores custaram R$ 9,00. Troquei os 15 e a adega voltou a funcionar normalmente. Não encontrei nada muito errado nos 15 capacitores removidos, mas me parece que um outro passou dos 10% de variação. Se alguém tiver interesse, guardei os 15 capacitores removidos e posso testa-los com calma.
O recap anterior não deveria ter durado apenas 1 ano e meio, então suspeito que possa ter algum outro componente com problemas forçando os capacitores, ou alguma falha de projeto. A hipótese da falha de projeto é grande, pois me lembro de ter lido sobre isso em algum outro lugar. Se apresentar problemas novamente vou tentar investigar melhor.
Você chegou a tirar a “golesma” que havia na placa? Pergunto porque me pareceu, nas fotos após as trocas, ainda haver um pouco. É bom limpar a placa com álcool isopropílico, pois se for o ácido dos capacitores mesmo, bom, ácio corrói o cobre eventualmente.
Não tirei. Estava bem sólido e nenhum indício de corrosão. Imaginei que se fosse ácido teria alguma corrosão nos terminais quando tirei os capacitores. Desconfio que não era ácido. Talvez seja o verniz da outra face, mas não sei como teria ido parar ali.
Boa noite, por acaso você sabe recomendar algum lugar pra comprar pilhas Eneloop aqui no Brasil que não sejam falsas?
Boa noite. Eneloop no Brasil é complicado. Por aqui eu prefiro comprar as Sony CycleEnergy, que são mais fáceis de achar em lojas confiáveis.
[…] escrevi um artigo falando sobre o conserto da minha Adega EasyCooler 8 garrafas Modelo 4092640045. Acabei trocando todos os capacitores eletrolíticos, pois não tinha como testá-los de maneira […]
Olá
A minha adega está acontecendo a mesma coisa.
Fica apitando infernalmente, té desanima deixar ligada. Ela fica na sala e eu uso pra armazenamento dos vinhos.
Será que você poderia consertar a minha?
Sou de Campinas/SP
Olá Heitor,
Agradeço pela confiança, mas eu não me arrisco a tentar consertar equipamentos de outras pessoas, só mexo nos meus mesmo.
É melhor você enviar para alguém especializado.
Olá, tenho uma adega exatamente igual levei a uma assistência técnica e falaram que seria o recondicionamento da placa fonte e a placa display, porem ficou muito caro. Gostaria de saber se realiza este tipo de serviço e se está em SP capital?
Olá Jader,
Eu não faço esse tipo de serviço, só fiz na minha mesmo.
Boa noite meu amigo, eu vi sua postagem e gostaria de tirar uma duvida.
a minha placa e identica a sua, porem nao encontro a mesma para vender, apenas “novas”
Minha placa FX-101 PCB120515K1 SH14387 12.05.06 (10.5V)
A que encontrei: Fx-101 PCB121110K1 SH143** 12.0*.** (12.5V)
*PS os valores com * não consigo ver na foto.
poderia fazer essa substituição sem comprometer o meu equipamento?
Bom dia Giovani,
Não tenho conhecimento suficiente para responder sua pergunta, mas essa diferença de tensão já me preocuparia. Entendo que a placa estaria enviando mais tensão para o Peltier, e a questão é se ele suportaria essa tensão extra.
Olá, tenho uma adega igual a essa, porém minha placa é de outra numeração. Ocorre que quando a adega marca 12graus, na verdade está a 17. E quando está marcando 17, está próximo dos 18. Suspeito do NTC mas não sei qual NTC ela usa.
Boa noite, Skooter! Estou passando por uma situação igual à sua na tentativa de resolver o problema da minha adega. Realizei a troca de todos os capacitores da placa e substituí o módulo Peltier por um modelo de mesmo código do original TC1-12705FX. Apesar de o módulo estar funcionando, ele não consegue atingir a temperatura mínima programada, que no meu caso é de 12°C.
Notei que há uma etiqueta na placa indicando que a tensão de operação é de 10,5V. No entanto, ao medir a tensão na saída destinada ao Peltier, observei que ela não ultrapassa 10,45V DC. Gostaria de saber se você chegou a verificar a tensão de saída da sua placa e qual foi o valor encontrado? Além disso, você teria alguma sugestão de como posso aumentar essa tensão de saída? Considerando que a tensão nominal do módulo Peltier é de 12V DC, acredito que essa diferença pode estar impactando o desempenho da refrigeração.
Agradeço desde já pela atenção e por qualquer dica que possa compartilhar!
Boa noite Cleber, Nunca cheguei a medir a tensão de saída. No meu caso, como uso para guardar chocolate, deixo a temperatura em 18º C. Mesmo assim eventualmente ela não consegue atingir. Agora mesmo ela está em 20º C mas a temperatura ambiente está bem alta, acima de 30º C. Mas como 20º C ainda é bom para os chocolates eu não me preocupo. Eu não tenho conhecimento para mudar a tensão de saída na placa. Se eu tivesse que fazer isso provavelmente iria preferir usar um circuito elevador de tensão por fora, que recebesse os 10,5V da placa e convertesse para 12V. Mas não sei se é uma boa ideia pois aumentaria um pouco a corrente de um circuito que parece já trabalhar no limite, por conta dos capacitores estragarem tão facilmente. Eu tive mais alguns problemas com capacitores nessa placa, que relatei em outros artigos. Na última troca eu usei só capacitores japoneses e deixei os terminais mais longos e cobertos com tubo termoretrátil, para afastar os capacitores do calor de outros componentes. Por enquanto está dando certo. Também tive problemas de rompimento dos fios que passam para a porta, acabam rompendo pela fadiga de abrir e fechar… Ler mais »