Enquanto eu estava testando o meu Super Nintendo Original NTSC PCB SHVC-CPU-01 CPU/PPU1/PPU2 1/1/1, que já mostrei aqui no Skooter Blog, percebi que o meu SD2SNES pediu para colocar data e hora no sistema, o que é um sintoma de que a bateria interna pifou.
A compra do SD2SNES foi em fevereiro de 2013, o que significa que ele já está com mais de seis anos. Nesse tempo todo eu nunca tinha aberto meu SD2SNES. Sempre assumi que era um Rev. E pela época em que comprei, considerando que a Rev. F só saiu depois e que as revisões anteriores não foram comercializadas.
Agora finalmente chegou a hora de ter certeza, então abri o SD2SNES removendo os dois parafusos do cartucho, o que foi bem simples. Dentro dele encontrei a placa na Rev. E1 como era esperado.
A bateria é uma CR2032. Basta remover a bateria usada e colocar uma nova. Curiosamente a bateria que eu coloquei foi adquirida bem antes que o SD2SNES. Há 11 anos, em 2008, eu adquiri uma cartela de 20 baterias CR2032 na DX. A maioria delas eu já usei, mas ainda tenho algumas. Peguei uma delas e testei antes de colocar no SD2SNES e ela continua indicando tensão acima de 3V, como nova. Nada mal para uma bateria “sem marca”.
Outra curiosidade é que a bateria que eu removi do SD2SNES (a que veio com ele) é exatamente igual à essa que eu coloquei.
Confira as fotos da troca da bateria do SD2SNES:
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Vi um sujeito, aqui do brasil, que está convertendo alguns jogos para usar save em rom mesmo, de forma que não precisa bateria, como vários jogos de mega Drive faziam, e colocando em carts retrô.
Seria interessante o Krizz pensar nisso, o último jogo costuma ficar gravado apenas na memória volátil, se a bateria se for, não tem dump dela em arquivo.
A bateria do SD2SNES serve apenas para manter data e hora mesmo. Os dados de salvamento que são gravados em RAM vão para o cartão SD automaticamente. Apenas os jogos que usam MSU1 precisam de um soft reset para salvarem para o cartão. De qualquer forma a bateria não está envolvida no processo.
No Super EverDrive ela é usada para o Save e só quando você troca o jogo selecionado, ele escreve a SRAM para o cartão SD.
Fui trocar a bateria do meu cartucho de. Super Mario World era tudo soldado. Moral da história: estraguei meu cartucho
Amigo você saberia me dizer se esse sd2snes roda em console original (sem ser destravado para rodar cartuchos piratas)?
Sim, tenho 3 consoles originais não desbloqueados e ele roda nos três. Pode conferir os artigos e vídeos que fiz deles, estão aqui no blog.