[Review] Chromecast 3 Streaming Device Google + Full HD Conexão HDMI

A terceira geração do Chromecast da Google não leva o número 3 na caixa, mas é comumente identificado assim, inclusive nas lojas. Não entendo porque alguns fabricantes lançam novas versões de produtos sem qualquer mudança de nome/modelo para identifica-los. Mas vamos chama-lo aqui de Chromecast 3 para facilitar.

O Chromecast 3 é uma evolução do Chromecast 2, que também não tinha esse nome, mas é como a segunda geração é comumente identificado assim. Ele já foi mostrado aqui no Skooter Blog em três ocasiões, pois tenho três deles:

O Chromecast 3 tem como vantagem reproduzir vídeos em resolução Full HD em 60 fps (quadros por segundo), enquanto o Chromecast 2 é limitado a Full HD em 30 fps. Ele também tem um processador mais rápido.

Note que o Chromecast 3 é o Chromecast mais novo, mas não é o mais poderoso. O mais poderoso ainda é o Chromecast Ultra, o único capaz de reproduzir vídeos em resolução 4K e com HDR. Ele também tem conexão Ethernet, além do WiFi, e já foi mostrado aqui no Skooter Blog também:

E já tendo quatro Chromecasts, por que mais um? Continue lendo que eu te explico.

Motivação

Recentemente ganhei uma pequena TV LCD de 14 polegadas da Philco, modelo PH14E10D LED. Tem resolução HD (1366 x 768), receptor digital integrado, e entradas RCA e HDMI.

Resolvi coloca-la na cozinha, para assistir enquanto estou cuidando das louças ou preparando alguma coisa. Na verdade é mais para ouvir e dar umas olhadas de vez em quando. Mas o problema é que ali não há ponto de antena UHF. Até tentei passar um cabo pelos conduítes existentes, mas a construtora aparentemente dobrou os conduítes de um modo que nem o passa fio chega em lugar algum.

Acabei decidindo então colocar um Chromecast nela, afinal a TV aberta nem sempre tem algo interessante passando, mas sempre tem algo bacana no Youtube, no Netflix, ou no Amazon Prime. Em geral eu coloco em algum canal do Youtube de assunto do meu interesse e fico acompanhando.

Passei então um dos Chromecast 2 para a nova TV e ele funcionou perfeitamente. Agora eu precisava comprar um novo Chromecast para a TV do escritório, a Panasonic Viera 40″ TC-40DS600B, que também já mostrei aqui no Skooter Blog, que foi a que cedeu seu Chromecast 2 para a Philco.

Escolha do Chromecast 3

A Panasonic Viera 40″ TC-40DS600B é Full HD, mas a princípio eu até considerei comprar outro Chromecast Ultra, pois achei alguns custando o mesmo preço de um Chromecast 3 no site de leilões famoso. Mas logo percebi algo estranho nesses anúncios: eram todos produtos sem embalagens, com riscos e arranhões.

Dizem os vendedores que são produtos novos e que as embalagens são descartadas para economizar no volume, e que os riscos são por conta do transporte.  Mas achei melhor optar por um Chromecast 3 novinho na embalagem, com nota fiscal e garantia, afinal só uma de minhas TVs é 4K (Sony XBR-55X905E, também já mostrada aqui no Skooter Blog), e ela já está com um Chromecast Ultra. Não devo comprar outra TV tão cedo.

Unboxing

O Chromecast 3 veio em sua embalagem lacrada e muito bem feita, com papelão resistente. É o meu primeiro Chromecast brasileiro, pois o primeiro eu comprei na França, durante viagem. Os demais foram adquiridos no Brasil, mas eram modelos americanos importados.

Na caixa do Chromecast 3 aparecem alguns dos principais aplicativos compatíveis: Youtube, Netflix, HBO Go, Deezer, Spotify, Chrome, Google Play Filmes. Dentro dela temos, como esperado, o dispositivo, fonte de alimentação no padrão brasileiro, cabo USB e manual de instruções.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing do Chromecast 3:

Não tive qualquer problema com a instalação do Chromecast 3, que é bem simples e igual à dos modelos anteriores. Basta conecta-lo em uma porta HDMI da TV e opcionalmente conectar a fonte, caso a TV não supra energia suficiente para o dispositivo ou se quisermos usar o recurso de ligar a TV quando enviamos algo para o Chromecast. Eu prefiro usar a fonte sempre.

Uma vez ligado, o Chromecast se torna em um ponto de acesso WiFi para permitir que possamos fazer a conexão nele usando o aplicativo Google Home no celular. Dessa forma podemos configurar a rede WiFi da residência nele, e assim ele passará a ser um cliente WiFi e se conectar nela automaticamente.

A partir daí é só escolher conteúdos no PC ou no celular com aplicativos compatíveis e envia-los para o Chromecast, que os reproduzirá nativamente, deixando o PC ou celular apenas para os controles de reprodução. Normalmente também dá para usar os controles de mídia do controle remoto da própria TV para pausar e continuar a reprodução.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote que aparem no site do Magazine Luiza. A transportadora foi a MAFD:

19/05/2020 às 20:01
Recebemos seu Pedido
19/05/2020 às 20:05
O seu pagamento foi aprovado!
19/05/2020 às 20:05
O seu pedido está sendo preparado para envio
20/05/2020 às 00:34
Sua Nota Fiscal foi emitida Aqui está ela!
20/05/2020 às 09:57
Seu produto já esta com a transportadora responsável pela entrega : )
20/05/2020 às 12:38
Seu pedido está a caminho da sua região.
21/05/2020 às 10:45
Seu produto está em rota de entrega.
21/05/2020 às 17:46
Seu produto foi entregue!

Tabela-Resumo

Confira a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto: Chromecast 3
Nome Original: Chromecast 3 Streaming Device Google + Full HD Conexão HDMI
Loja: Magazine Luiza
Valor: R$ 355,00
Valor atual: R$ 369,00
Forma de Pagamento: Cartão de Crédito Visa
Tipo de Frete: MAFD
Valor do Frete: Gratuito
País de Origem do Pacote: Brasil
Data de Compra: 19/05/2020
Data de Envio: 20/05/2020
Data de Entrega: 21/05/2020
Tempo em Trânsito: 1 dia

Considerações Finais

O Chromecast 3 está funcionando perfeitamente e continua sendo uma ótima opção para TVs que não são smart ou que não são compatíveis com aplicativos mais recentes. Até cheguei a considerar aparelhos mais completos, com controle remoto próprio, mas gosto bastante da possibilidade de achar um vídeo no PC ou no celular e jogar para a tela grande.

Além disso, a Panasonic Viera 40″ TC-40DS600B já tem aplicativos como Youtube e Netflix, ainda que o aplicativo do Youtube enrosque na hora de carregar às vezes. E eu ainda tenho um Minix Neo U1 conectado nela, para rodar Kodi e outros. Ele supre as demais necessidades que o Chromecast 3 não atende.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉. O Skooter Blog precisa de sua ajuda para continuar existindo.

0 0 voto
Article Rating

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/09/20/review-chromecast-3-streaming-device-google-full-hd-conexao-hdmi-magazine-luiza/

Inscrever
Notificar sobre
guest
2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Será que vale mais a pena que a Xiaomi Mi Box? Eu tenho essa TV Panasonic, se arrependimento matasse viu… O sistema Smart TV é uma porcaria e o pior que já vi, muito lento e capado. Não tem apps como Spotify, Deezer e nem Prime Video, e não tem como instalar. Nunca mais compro TV da marca.

×
2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox
()
x
Enable Notifications    Ok No thanks