Dando continuidade aos artigos sobre o Master Club, hoje mostro as dicas da Tec Toy para o jogo Sonic The Hedgehog do Master System.
Sonic The Hedgehog foi lançado pela Sega para o Master System em outubro de 1991, alguns meses após o lançamento da versão de Mega Drive. No Brasil a Tec Toy começou a distribuição em janeiro de 1992. Creio que na locadora que eu frequentava tenha chegado um pouco mais tarde (ou simplesmente não era fácil de encontrar na prateleira), pois lembro de já conhecer a versão do Mega Drive quando consegui finalmente alugar a de Master System.
A Sega fez um ótimo trabalho ao contornar as limitações do Master System. Em vez de fazer um port fiel, fez um jogo bem diferente do que temos no Mega Drive, com outra dinâmica. Como mencionei no artigo sobre a terceira carta da Tec Toy, nessa época eu já estava querendo um Mega Drive, mas um lançamento de peso como o Sonic, the Hedgehog deu uma boa sobrevida ao Master System para mim.
Esta é a capa do Sonic The Hedgehog na versão da Tec Toy, extraída do Tec Toy Wiki:
Ao contrário da versão de Mega Drive, a versão do Master System do Sonic The Hedgehog não tem truques conhecidos para selecionar fases, entrar em modo de construção ou qualquer coisa parecida. Tanto que nas dicas da Tec Toy há apenas estratégias para vencer os chefes de cada fase. Isto de certa forma me motivou mais a jogar, pois para ver novas fases era realmente preciso passar por elas. A versão do Master System também sempre me pareceu mais difícil, pois ao esbarrar em algum inimigo ou obstáculo e perder os anéis, não é possível recuperá-los como acontece na versão de Mega Drive. Essa diferença provavelmente se deve à limitações gráficas do Master System, que não suportaria uma porção de anéis se movendo pela tela com trajetórias diferentes e simultaneamente.
Lembro que na primeira vez que aluguei o Sonic The Hedgehog fiquei enroscado na fase Jungle, que é uma das mais difíceis, com saltos um tanto complicados. Na segunda locação finalmente aprendi a passar essa fase e daí sim cheguei até o final.
O folheto com as dicas do Sonic The Hedgehog que a Tec Toy me enviou segue o formato mais tradicional: é uma folha de formulário contínuo com impressão matricial. Ela contém o enredo do jogo, os controles, e dicas para passar por cada um dos chefes. Eis o folheto digitalizado:
E aqui vai a transcrição:
Sonic
Enredo : Um cientista maluco está transformando inocentes animais em monstros mecânicos. Somente um dos habitantes da floresta pode acabar com essa perversidade: Sonic, um porco espinho que apesar de ser pequeno vai a luta para mostrar que tem um grande coração.
Controlando o Jogo :
Botão Direcional – Move cursor na tela de opções
– Faz a seleção das características na opção selecionada
– Move Sonic para os lados
– Faz Sonic olhar para cima e para baixo
Botão 1 – Faz Sonic saltar dando rodopios
Botão 2 – Inicia o jogo.
Dicas :
Chefes :
Green Hill – Fique a esquerda e espere ele descer. Quando ele tiver começado a descer, de 2 golpes e corra para a direita.
Pule sobre ele, quando correr em sua direção. Repita a operaçâo do lado direito, depois do esquerdo e direito de novo. 8 ataques ao todo para liquidá-lo.
Bridge – Fique no centro e acerte-o ao aparecer, pulando rapidamente para o lado oposto ao que está. Pule novamente para o centro para que os tiros dele não atinjam você.
Floresta – Pule por sobre as bombas, atingindo-o sempre que possível, tomando cuidado para não cair.
Labirinto – Atinja-o quando vier por cima a esquerda. Desvie ou pule dos tiros e vá para a direita e atinja-o. Repita o procedimento até matá-lo.
Scrap Brain – Nesta fase ele não o atacará.
Sky Base – Fique com o botão direcionado para a esquerda. Quando o laser parar, vá e atinja a redoma . Repita até destruí -lo.
Tec Toy/Promoções
Infelizmente os anos passaram e agora, mais de 20 anos depois, perdi minhas habilidades no Sonic The Hedgehog, e no vídeo que fiz para mostrar o jogo acabei enroscando na Jungle novamente:
Também vale a pena conferir esse hack do Sonic The Hedgehog que inclui som FM:
Os equipamentos utilizados para estas capturas foram:
- Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
- Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação.
- Mega Everdrive – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais. Usei ele no vídeo do Sonic The Hedgehog original.
- Master Everdrive – o cartucho flash do Master System, que também lê meus jogos a partir de um cartão SD. Usei ele no vídeo do hack com som FM do Sonic The Hedgehog.
- PowerBase Mini FM – adaptador que permite colocar cartuchos de Master System no Mega Drive e inclui também o chip de som FM do Master System japonês.
- Framemeister XRGB Mini – fazendo o upscale da imagem do Mega Drive para 1080p Full HD.
- Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!) – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Mega Drive / Master System com hardware original, para o Framemeister.