After Burner para o Master System foi lançado pela Sega em 1987. É um shoot’em up que simula um efeito tridimensional. After Burner foi portado à partir do arcade da Sega, um dos maiores sucessos da empresa. É um cartucho de 4 Mega, com belos gráficos e trilha sonora para um console de 8 bits.
- Abertura do After Burner – Master System.
- Abertura do After Burner – Master System.
- Abertura do After Burner – Master System.
- After Burner – Master System.
- After Burner – Master System.
- After Burner – Master System.
- After Burner – Master System.
- After Burner – Master System.
After Burner foi lançado pela Tec Toy no Brasil em 1991. Ele estava disponível na locadora que eu frequentava, e aluguei-o alguma vezes. Sua capa brasileira pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:
A história do jogo aparece na traseira da caixinha, como segue:
Você é um capitão da tropa de elite da marinha e tem sob controle o avião a jato mais avançado a cruzar os céus. O F-14 Thunder Cat ultrapassa a velocidade do som alcançando Mach 2, tem poder de fogo ilimitado e ainda é equipado com um poderosíssimo computador de bordo que localiza os alvos inimigos permitindo que você os destrua. Mova o F-14 para a direita e para a esquerda, atire mísseis e dispare o canhão “Vulcan”, pois mísseis inimigos estarão passando por baixo de suas asas. Nesta batalha vocês estarão em menor número, mas isto não é problema. Afinal, você é o único conhecido como “O Az”.
Este é um dos jogos do Master System que possuem som FM, para os consoles japoneses que possuem o chip Yamaha YM2413 para executa-lo. A versão ocidental também saiu com o áudio FM, apesar do chip não estar presente em nossos consoles.
E agora a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do After Burner lá nos anos 90, época do saudoso Master Club.
O folheto segue o formato tradicional, com uma única folha de formulário contínuo, com impressão matricial. Ele contém o enredo do jogo e as dicas. Há dicas para duas partes do jogo, uma dica para obter CONTINUE, e uma dica para CONTINUES infinitos. Essa última envolve apertar 100 vezes o botão pausa na tela de apresentação. Nunca consegui executa-lo. O botão de pause do meu Master System da época até emperrou na tentativa de executar esse truque e nunca mais foi o mesmo, apesar de ter continuado funcionando.
Confira o folheto da Tec Toy com as dicas do After Burner digitalizado:
Para completar, fiz um videozinho demonstrando o After Burner, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume. No vídeo mostro tanto o jogo com som PSG quanto com som FM.
Os equipamentos utilizados para esta captura foram:
- Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
- Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação.
- Mega Everdrive X7 – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais, incluindo os jogos de Master System.
- Framemeister XRGB Mini – fazendo o upscale da imagem do Mega Drive para 1080p Full HD.
- Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!) – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Mega Drive / Master System com hardware original, para o Framemeister.
Esse jogo com som FM fica muito bacana. Pretendo fazer em breve o mod FM no meu Master System 2 pra curtir melhor a trilha sonora dos jogos compatíveis.