[Dicas da Tec Toy] Kenseiden – Master System

Kenseiden para o Master System foi lançado pela Sega em 1988. É um jogo de plataforma de ação, com alguns elementos de aventura e RPG. Um clássico exclusivo do console, pois não saiu para nenhuma outra plataforma. Um cartucho com 2 Mega, muito bem aproveitados, com belos gráficos e trilha sonora.

Kenseiden foi lançado pela Tec Toy no Brasil em 1991. Ele também estava disponível na locadora que eu frequentava, e aluguei-o alguma vezes. Sua capa brasileira pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Kenseiden, do Master System.

Capa da Tec Toy para o Kenseiden, do Master System.

A história do jogo aparece na traseira da caixinha, como segue:

Este jogo se passa no Japão, Século XVI. Os feiticeiros satânicos tomaram conta de seu país. Eles roubaram a Espada do Rei Dragão e os cinco

manuscritos Secretos que pertencem à sua família! Cabe a você, um destemido samurai, recuperar os objetos que foram roubados, superando todos os feiticeiros que o aguardam no Castelo da Magia Negra!

É mais do que uma questão de honra. O destino de uma nação depende de seu sucesso!

Este é um dos jogos do Master System que possuem som FM, para os consoles japoneses que possuem o chip Yamaha YM2413 para executa-lo. A versão ocidental também saiu com o áudio FM, apesar do chip não estar presente em nossos consoles.

E agora a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do Kenseiden lá nos anos 90, época do saudoso Master Club.

O folheto segue o formato tradicional, com três folhas de formulário contínuo, com impressão matricial. Ele contém o enredo do jogo, os controles e as dicas. E nesse jogo são muitas dicas, incluindo seleção de fases, itens escondidos, como passar pelos feiticeiros, recompensas, e como obter CONTINUEs.

Confira o folheto da Tec Toy com as dicas do Kenseiden digitalizado:

Para completar, fiz dois videozinhos demonstrando o Kenseiden. O primeiro deles foi feito com o hardware original, usando o PowerBase Mini FM para obter o som FM.

No segundo vídeo usei o Analogue Mega Sg, e mostrei tanto o som FM quanto o PSG. Também mostrei a versão japonesa do Kenseiden, onde podemos notar que o samurai original tinha cabelos loiros. Na versão americana, que também foi lançada na Europa e no Brasil, passaram um Wellaton preto no samurai. Provavelmente acharam que os americanos estranhariam um japonês loiro.

Os equipamentos utilizados para estas capturas foram:

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/07/25/dicas-da-tec-toy-kenseiden-master-system/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar sobre
×