[Dicas da Tec Toy] Aztec Adventure – Master System


Aztec Adventure: The Golden Road to Paradise para o Master System foi lançado pela Sega no Japão em 1987, como Nazca ’88: The Golden Road to Paradise. No ano seguinte, 1988, foi lançado nos EUA e na Europa, pelo nome que conhecemos.

Nazca é uma cidade peruana, rica em sítios arqueológicos pertencentes a culturas mais antigas. No ocidente a história saiu do Peru e foi para o México, provavelmente porque os norte-americanos conhecem mais sobre a civilização asteca do que sobre Nazca.

No jogo de ação, o jogador controla Niño, um aventureiro que atravessa labirintos em busca de tesouros. Armado com uma espada, Niño pode adquirir armas e itens de inimigos mortos. Alguns inimigos podem ser subornados com dinheiro para se juntar ao personagem.

O jogo tem 1 Mega, com gráficos e som decentes para a época. O áudio está disponível em PSG e FM. O chip de som FM da Yamaha estava disponível apenas no Master System japonês.

Este é um dos jogos cuja ROM é idêntica em todas as regiões. O jogo detecta se o console é japonês e mostra o título japonês, caso contrário, ele mostra o título ocidental.

No Brasil, o Aztec Adventure foi lançado pela Tec Toy em 1991. Sua capa brasileira pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Aztec Adventure.

Capa da Tec Toy para o Aztec Adventure.

Note que o subtítulo (The Golden Road to Paradise) só aparece na abertura do jogo, mas não na caixinha brasileira, nem mesmo na norte americana. Apenas a caixinha japonesa apresenta o subtítulo.

A história do jogo aparece na traseira da caixinha, como segue:

Em algum lugar da floresta dos antigos Astecas está escondido um paraíso.
Para chegar até lá, você tem que atravessar um labirinto perigoso, cheio de criaturas misteriosas. Por isso, nunca alguém conseguiu alcançar este paraíso. Somente El Nino, o explorador, é corajoso o bastante para se aventurar no labirinto… e com chances de sobreviver.

Nesta terra onde o dinheiro fala mais alto, cada um tem seu preço. Seus inimigos de hoje podem ser seus aliados de amanhã.

A caminhada será arriscada, mas o Paraíso Asteca espera por você!

Infelizmente ele não estava disponível na locadora que eu frequentava. Devo ter pedido as dicas para a Tec Toy depois de te-lo visto no catálogo que vinha com o console, na esperança de um dia joga-lo. Mas isso só foi acontecer no ano passado, quando finalmente resolvi pega-lo para jogar no meu Analogue Mega Sg.

E agora a minha principal contribuição para a comunidade: o folheto que a Tec Toy me enviou com as dicas do Aztec Adventure lá no início dos anos 90, época do saudoso Master Club.

O folheto segue consiste em uma única folha de formulário contínuo, com impressão matricial. Aparentemente é um formulário contínuo carbonado, daqueles que saiam múltiplas vias, pois há marcas do rolo da impressora no papel. Diferente de outros folhetos de dicas, este só tem as dicas mesmo, e um truque de seleção de fases. Não tem ficha técnica, enredo,  objetivo, etc. como em outros folhetos que recebi na mesma época. Por outro lado, este folheto incluí uma saudação “Caro amiguinho”, e um encerramento “boa sorte”.

Confira o folheto da Tec Toy com as dicas do Aztec Adventure digitalizado:

Dicas Tec Toy - Aztec Adventure - Master System.

Dicas Tec Toy – Aztec Adventure – Master System.

Para completar, deixo um vídeo demonstrando o Aztec Adventure: The Golden Road to Paradise. É a primeira vez que joguei, então não fui lá muito longe:

Ontem também joguei mais um pouco para mostrar as diferenças entre o som PSG e o FM, e as diferenças entre jogar em um console japonês e um americano:

Os equipamentos utilizados para estas capturas foram:

  • Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
  • Analogue Mega Sg – um Mega Drive em FPGA, com saída HDMI em 1080p (Full HD), que também executa jogos do Master System, do Game Gear, do SG-1000 e do ColecoVision.
  • 8BitDo m30 – Controle sem fio para Mega Drive e Master System

Atualização (04/05/2023): Os vídeos foram removidos pelo Youtube quando excluíram nosso antigo canal. Do primeiro havia cópia, do segundo infelizmente não. Inscreva-se no nosso novo canal.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 11 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/02/22/dicas-da-tec-toy-aztec-adventure-master-system/

Inscrever
Notificar sobre
guest

3 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Nao era só na sua locadora, eu tb nunca tinha jogado este

Samuel

Lembro do jogo. Vi na casa de um vizinho mas não lembro se foi alugado ou ele tinha o jogo. O pai dele era comerciante bem endinheirado e comprou o Master para o menino no lançamento. Quando ele deu o console para um primo devia ter mais de 20 jogos.

Victor Hugo Arruda Sipoli

Primeira vez que acho seu blog, sinceramente eu curti, difícil achar esse tipo de coisa em alguma área da internet hoje em dia.

3
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox