Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo desse Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR (MSI Tiny Bluetooth V2.1 + EDR Adapter Dongle (Vista Compatible)) adquirido na DealExtreme. Esses dongles bluetooth são um pouco mais caros que aqueles mais comuns dos quais eu já falei aqui no Skooter Blog, mas parecem ser de melhor qualidade. Os reviews são todos positivos e há relatos de alguns usuários, que já compraram vários modelos de dongle bluetooth na DealExtreme, de que este é o melhor dongle bluetooth disponível lá.

As três embalagens de Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

As três embalagens de Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

O MSI do título que a DealExtreme escolheu provavelmente pode ser ignorado, não tem nada da MSI nesse dongle e o fabricante que aparece no canto da embalagem é a Cubix. Esse dongle vem bem embalado em um blister, e é bastante pequeno, o menor dongle bluetooth que já vi. Ele não conta com um plug USB convencional com a capinha metálica, em vez disso tem apenas os contatos na parte plástica, mas encaixa perfeitamente. O plástico preto é translúcido, dentro há um LED azul que indica a atividade e que fica bastante evidente quando o dongle está em funcionamento.

Embalagem do Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Embalagem do Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Na embalagem também vem um mini-CD com o Stack Bluetooth da Toshiba em sua versão 7.10.04(T). Note que ele não é necessário para o dongle funcionar no Windows, pelo menos não no Windows 7 de 64 bits, que é o que eu testei. Mas o stack da Toshiba é superior ao que vem no Windows, portanto instalá-lo pode ser uma boa idéia. Com o stack da Toshiba e o Nokia OVI Suite em sua versão 3 estou conseguindo sincronizar contatos, transferir arquivos, etc. do meu celular pro PC sem maiores problemas. O único problema que sempre persiste é que as vezes o celular e o PC não se conectam automaticamente apesar de estarem configurados para isso, mas esse problema vem de longa data, já vi acontecer com vários celulares, vários computadores, vários dongles, então não sei dizer porque ocorre.

Verso da embalagem do Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Verso da embalagem do Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Note que o Stack Bluetooth da Toshiba é gratuito apenas para os dongles presentes nos laptops da Toshiba. Para outros dongles é necessário adquirir uma licença. Não me perguntem se estes Mini Adaptador Dongle Bluteooth licenciaram o stack da Toshiba, é possível que sim, mas também é possível que seja uma versão ilegal como acontece com alguma freqüência em produtos chineses. De qualquer forma, não há “crackers” nem nada parecido no diretório de instalação e o software não pede número de série nem nada parecido. Então estou assumindo aqui que essa cópia é legal. A Toshiba já lançou a versão 8 do seu stack, mas não é possível fazer o upgrade gratuitamente. Ao instalá-lo você terá apenas uma versão de testes válida por 30 dias e depois terá de comprar uma licença. Eu optei por ficar com a versão 7.1.

Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR e o mini CD com o Toshiba Bluetooth Stack

Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR e o mini CD com o Toshiba Bluetooth Stack

Resolvi comprar logo 3 deles aproveitando o desconto do bulkrate, um eu coloquei na minha impressora HP 8500 e ele está funcionando perfeitamente, inclusive imprimindo fotos diretamente do celular. Todos os 3 vieram com endereço MAC diferente. É claro que todo dispositivo de rede deveria ter um MAC único no mundo, mas a experiência com outros dongles mais comuns mostra que na China é comum fabricantes produzirem milhares de dongles com o mesmo endereço MAC. Então é um belo ponto positivo para esse Mini Adaptador Dongle Bluteooth ter endereços MAC únicos, ou pelo menos variados os suficiente para não repetirem facilmente. Os três que recebi tinham apenas o último dos seis octetos diferente, isto pode ter ocorrido por serem todos do mesmo lote, ou porque são apenas 256 combinações. Espero que seja a primeira opção. Os números são do tipo 00:14:35:00:13:xx.

Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Não posso confirmar se realmente se trata de um dongle Bluetooth 2.1, algumas pessoas afirmam que sim, outras dizem que não. A única ferramenta que encontrei para testar isso foi desenvolvida pela Microsoft, mas não consegui fazer o download dela de forma alguma. Ela não está no pacote em que deveria estar no MSDN, portanto não consegui encontrá-la.

Para quem se interessar, o ID de hardware é ‘USB\VID_0A12&PID_0001&REV_3164’, ou seja, PID/VID é 0A12:0001 e revisão 3164. E essas são as informações mostradas pelo Sisoft Sandra:

Status : Device Connected
Device Connected to Port : Generic Bluetooth Radio
OEM Device Name : Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Device Version : 31.64
Device ID : VEN_0A12, DEV_0001, PRT_01
USB Version : 2.00
Speed : Full (12Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 5
Transfer Type : Interrupt
Data Packet Size : 64bytes

Segundo o software da Toshiba, o fabricante também é “Cambridge Silicon Radio”, versão LMP: 03, subversão LMP: 0C5C, e os mesmos números para versão do HCI e subversão do HCI, respectivamente.

A compra foi feita em 25/11/2010 e postada em 01/12. Foi minha primeira compra enviada pelo China Post em vez do Hongkong Post, a DealExtreme começou a enviar pelo China Post para tentar minimizar os atrasos de final de ano, visto que o Hongkong Post estava sobrecarregado. O China Post encaminhou o pacote para o Brasil em 09/12. Nos Correios a única informação que consta é que o pacote saiu da China em 09/12 (informação certamente fornecida por integração do China Post com os Correios) e a próxima informação já é de que o pacote saiu para entrega em 23/12. Nenhum passo intermediário foi registrado. O prazo de 1 mês está muito bom para esta época do ano em que é comum acontecerem muitos atrasos.

DataLocalSituação
23/12/2010 19:15CDD (Removido)Entregue
23/12/2010 11:58CDD (Removido)Saiu para entrega
09/12/2010 17:00CHINA – CHINA/XXEncaminhado
Em trânsito para BRASIL – BRASIL/XX

O pacote veio descrito como “Bluetooth & IRDA”, com peso declarado de 70 gramas e valor declarado de $8,51 USD (dólares dos EUA). Não foi tributado.

Pacote da DealExtreme com o Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Pacote da DealExtreme com o Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Pacote da DealExtreme com o Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

Pacote da DealExtreme com o Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR

E vou encerrando por aqui, aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (11/05/2011): Incluído um vídeo mostrando o Mini Adaptador Dongle Bluteooth 2.1 + EDR (MSI Tiny Bluetooth V2.1 + EDR Adapter Dongle (Vista Compatible)) em funcionamento, piscando seu LED azul.

Atualização (08/05/2022): O dongle deste review não está mais disponível na DX, então recomendo adquirir um modelo similar, mais moderno (Bluetooth 4.0) e com chip da CSR na AliExpress.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 10 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/01/07/mini-adaptador-dongle-bluteooth-2-1-edr/

Inscrever
Notificar sobre
guest

11 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Bruna

oi Fabricio, olha eu achei q sua encomenda chegou rapido, minha compras na deal extreme demoram demais, estou ate preferindo comprar na focal price ou na tiny.
Vc q tem experiencias com compras de fora do brasil, nunca comprou no ebay?
gostaria de ver reviews de la. Encontrei muita coisa boa la. Vou me aventurar!
Abracos!

Carlos André

Olá Fabricio. Um feliz ano novo para você. Obrigado pelos textos. Muito elucidativos e com um português correto, difícil nos dias de hoje.
O Skooter me animou a fazer compras internacionais. Já comprei na DX, Focal, Sinoprice e Ebay. Só fui taxado uma vez. No caso do Ebay, um produto sumiu (câmera Olympus). O resto veio perfeito, inclusive um NDSiXL do Canadá, onde você esteve há pouco tempo. Depois Falo mais sobre o assunto. Digitar em um iPod é meio complicado.
Agora, atenção pessoal: Ebay vicia. Tem muita coisa por lá.
Abraço.
Carlos André.
Rio de Janeiro/RJ.

Parowski

tem como tu compactar esse mini dvd e hospedar pra mim? o meu veio quebrado 🙁

Parowski

vlw ae man 😀

baixando aki

Carlos

Olá amigo. Voce por acaso não teria para me vender um adaptador desses? Preciso desse modelo específico, estou com pressa e não queria esperar os quase 30 dias pela encomenda da DX. Compro bastante coisas lá, mas desta vez estou com pressa. Voce teria ele ainda? Gostaria de me vender um?

Carlos

Procurei pra vender em vários lugares aqui no Brasil e não acho esse modelo para venda. Vou ter que importar da DX mesmo. Que pena, mas obrigado pela resposta.

Parowski

se quiser te vendo o meu! entre em contato pelo email [email protected]

Carlos

Se mais alguem tem esse dongle da Cubix/MSI e estiver afim de vendê-lo é só me mandar um e-mail. Estou querendo muito esse dongle, preciso que ele tenha chipset Bluecore4. Valeu!

[email protected]

11
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox